terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Secretário quer trazer “Vale Cultura” para Ferraz



Secretário quer trazer
“Vale Cultura” para Ferraz

Inserção do programa nos municípios de todo o País foi discutida na manhã de hoje (19 de fevereiro) durante audiência realizada em São Paulo pelo governo federal; Edson Pascotto também participou do “Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo”, promovido pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB)


 secretário da Cultura e Turismo de Ferraz de Vasconcelos, Edson Pascotto, participou na manhã desta terça-feira (19 de fevereiro) de uma audiência pública, na capital, para tratar sobre o “Vale Cultura”. O encontro foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e contou com a participação de outros secretários municipais do Alto Tietê, como o cantor Mateus Sartori, de Mogi das Cruzes.

A reunião promovida pela União ocorreu no auditório “Deputado Paulo Kobayashi” e também reuniu deputados estaduais e vereadores de várias cidades do estado paulista. Os trabalhos tiveram à frente o Ministério da Cultura (MinC), representado na ocasião pela ministra Marta Suplicy (PT).

Pascotto, que fez questão de participar do evento, achou interessante a proposta do “Vale Cultura”. O programa da União tem como objetivo beneficiar os trabalhadores que ganham até três cinco salários mínimos (R$ 3.390) com R$ 50, mensais, para a compra de livros, de revistas, de CDs e de entradas para atividades culturais, como teatro e cinema. O benefício é estendido por meio de um cartão magnético, complementar ao salário.

Contudo, o gestor ferrazense entende que a verba adicional, que é concedida por meio de parceria firmada entre a esfera federal e empresas privadas, poderia ser mais abrangente:

“É indiscutível que se trata de um bom incentivo à Cultura, mas, em minha opinião, o programa poderia ser estendido aos estudantes adolescentes, pois são o futuro da Nação. Temos de incentivar a leitura e a arte desde a infância”, avalia o secretário.

O “Vale Cultura” vai contemplar apenas os trabalhadores com carteira assinada. Ficam de fora os aposentados e os funcionários públicos municipais, estaduais e federais, conforme explicou Marta Suplicy no encontro desta terça-feira:

“O projeto inicial incluía todos os trabalhadores, sem distinção. No entanto, a matéria estava ‘travada’ no Congresso Nacional. Foi necessário retirar os aposentados e os funcionários públicos da propositura para que os senadores a aprovassem. Agora, o texto está na Câmara (dos Deputados)”, complementou a petista.

De qualquer forma, Pascotto adiantou que vai avaliar a melhor maneira de trabalhar em sua pasta para que o “Vale Cultura” chegue aos ferrazenses:

“A audiência foi muito proveitosa e já estou empenhado para levar esse benefício para Ferraz. Vou acompanhar de perto todo o andamento do programa e, quando estiver tudo acertado, anunciaremos essa importante conquista para a população”, adianta o secretário do governo de Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló.

Governo estadual

A agenda de compromissos de Pascotto prosseguiu no período da tarde, na capital. Após participar do encontro com Marta Suplicy, o gestor esteve na 16ª edição do “Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo”, realizado no Teatro “Sérgio Cardoso”, na Bela Vista.

No evento, que contou com a presença do secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos de Araújo, foram discutidos os projetos voltados ao fomento da produção cultural no interior do Estado, como o “Revelando SP”, o “Mapa Cultural Paulista”, as “Oficinas Culturais” e o “Projeto Guri”.

Assim como o encontro realizado pelo MinC, o idealizado pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB) teve como finalidade estreitar os elos entre os municípios e o estado paulista e firmar novas parcerias.

“Participamos dos dois encontros importantes, para inserir Ferraz em todos os programas dos governos estadual e federal que forem possíveis neste primeiro momento”, informa Pascotto.

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário