sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Secretaria de Serviços e Manutenção trabalha para combater enchentes em Suzano


Secretaria de Serviços e Manutenção trabalha para combater enchentes em Suzano


Nos últimos anos, a temporada de chuvas castigou a cidade de Suzano. A falta de manutenção nos bairros e investimento em prevenção gerou inúmeros prejuízos aos munícipes. Embora a nova gestão tenha assumido o Executivo justamente neste período crítico, a Secretaria Municipal de Serviços e Manutenção está correndo contra o tempo para amenizar o problema. 

De acordo com Clóvis Paoletti, responsável pela secretaria, os serviços de conservação e limpeza de bueiros e bocas de lobo, essenciais para evitar as temidas enchentes, devem ser executados constantemente. Porém, ele afirmou que, durante muitos anos, a manutenção foi negligenciada pela antiga administração. “Para evitar as inundações, é preciso que os serviços sejam feitos com, pelo menos, oito meses de antecedência. E isso não era realizado há muitos anos. Estamos trabalhando com muita dificuldade, pois já assumimos na época das chuvas e isso é uma das preocupações do prefeito Paulo Tokuzumi”, criticou.

Mesmo com todos os transtornos, o secretário disse que a Prefeitura de Suzano está empenhada em atenuar os alagamentos na cidade e já iniciou os trabalhos de limpeza de valas e bueiros, até mesmo aos sábados e domingos (em caráter emergencial), nos pontos mais críticos. 

“Apesar de saber que o problema é generalizado, o cronograma de limpeza deve priorizar bairros como Vila Amorim, Parque Maria Helena, Vila Maluf, alguns pontos da área central e do Distrito de Palmeiras, por exemplo. Além desses locais, em que a incidência de inundações é maior, a Secretaria está trabalhando com base nas reclamações da população e na fiscalização da pasta, que está em campo verificando esses pontos”, explicou.

Paoletti também contou que muitos equipamentos de manutenção estão sem condições de operar. “Deixaram as máquinas sucateadas no pátio e tivemos que buscar meios de trabalhar. Para se ter ideia, hoje a Secretaria está executando os serviços com oito máquinas e quatro caminhões emprestados”.

Compromisso
A nova gestão adotará a política de total prevenção de enchentes, garantiu o secretário. “Vamos trabalhar incansavelmente nos meses que antecedem o período das águas, para que a situação fique sob controle quando vierem os temporais. Este é um compromisso da Secretaria”.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário