sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Prefeitura de Suzano desenvolve plano de ação para evitar problemas nas áreas de risco


Prefeitura de Suzano desenvolve plano de ação para evitar problemas nas áreas de risco



A Prefeitura de Suzano desenvolve ações imediatas para atender as famílias que moram em áreas de risco nos bairros. Até esta sexta–feira (11), a Defesa Civil atendeu 19 ocorrências de captura e extermínio de abelhas, 15 de poda de árvores, sete de apoio extensivo, três monitoramentos em córregos, sete em áreas de riscos, 15 em áreas de alagamentos e inundações, uma solicitação de via alagada no Jardim Novo Colorado, e oito vistorias em residências. 

O  secretário municipal de Defesa Civil e Social Luiz Higashi disse que manteve a mesma equipe da antiga gestão “para não interromper os planos de ações no departamento, pois todo o trabalho que já vinha sendo efetuado precisa continuar, principalmente nessa época de chuvas”.

Hoje a cidade apresenta 27 áreas de risco em todos os segmentos, segundo o coordenador da Defesa Civil José Roberto Jorge. Entre essas, a mais crítica, que precisa de uma atenção especial, é a do loteamento Três Paus, no bairro Parque Cerejeira: “Está sendo levantado o número de famílias que moram nessa área, e logo em seguida o primeiro passo será  o cadastramento de cada uma, para poder concluí-las em um plano habitacional”, afirma Jorge . O local é de vulnerabilidade social e precisa ser monitorado e acompanhado de perto pela Defesa Civil e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

No momento, segundo afirmou Higashi, a prioridade está sendo o monitoramento das áreas de risco na cidade, para tentar evitar quaisquer imprevisto, mas a pasta pretende desenvolver futuramente projetos de prevenção . “Nós estamos vistoriando e monitorando diariamente todas essas áreas, e havendo alguma ocorrência de risco , o departamento aciona o órgão responsável”.

O secretario garantiu que a prefeitura está preparada para atender casos urgentes de enchentes , alagamentos ou deslizamentos: “Estamos pedindo apoio para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, para atender as famílias que tiverem suas residências interditadas por conta da chuva”, disse Higashi. 

Suzano está incluída no Plano de Prevenção de Defesa Civil do Estado de São Paulo, o que obriga a Secretaria a comunicar a situação da cidade em casos de emergências.  

Existem algumas áreas de risco em bairros como: Parque Cerejeira, Chácara Virgínia, Parque Heroísmo, Recanto Feliz, Jardim Planalto, Jardim Leblon, Rodovia Índio Tibiriçá, Chácara Primavera, Jardim Novo Colorado, Parque Santa Rosa, Parque Maria Helena, Vila Maluf, Miguel Badra, Palmeiras, Vila Fátima, Buenos Aires, Vila Real, Jardim Brasil e Monte Sion.

A Defesa Civil de Suzano atende 24 horas e conta com 18 funcionários a disposição da população. Em qualquer situação de emergência o telefone é o 4746-2344.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário