quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Problemas encontrados na Educação emperram novas ações


Problemas encontrados na Educação emperram novas ações



Dívidas com creches subvencionadas, salários de servidores atrasados, escolas sem mobiliário, falta de material de limpeza e problemas estruturais comprometem sensivelmente os projetos da pasta para o início do ano letivo

A secretária municipal de Educação de Ferraz de Vasconcelos, Maria Aparecida Cervan Vidal, está se deparando com uma série de situações extremamente delicadas em sua pasta. Dívidas com creches subvencionadas, salários de servidores atrasados, escolas sem mobiliário, falta de material de limpeza, problemas estruturais em alguns prédios e contratos não honrados são alguns dos problemas encontrados pela professora, que já atuou como secretária-adjunta de Educação na Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Maria Aparecida assumiu os trabalhos no município efetivamente no último dia 2. De lá para cá, tem dedicado seu tempo para fazer levantamentos importantes e analisar o que pode ser recuperado num curto espaço de tempo, já que as condições “deploráveis” em que encontrou a secretaria acabam, por si só, “emperrando” as ações efetivas da nova gestão.

A “herança” deixada pela administração anterior compromete sensivelmente, por exemplo, o andamento e o desenvolvimento das aulas ao longo ano letivo, que terá início primeiramente nas creches (as unidades voltam a funcionar hoje – 10 de janeiro). Segundo a secretária de Educação, por conta dos inúmeros problemas encontrados na pasta, todos os projetos e as metas a serem alcançadas em 2013 ficam prejudicados:

“Na realidade, eu e os demais funcionários da Educação ferrazense estamos nos desdobrando para que o início das aulas não seja comprometido. É um desafio muito grande, sem dúvida alguma, já que o período de férias está chegando ao fim e, consequentemente, o tempo para que os problemas sejam solucionados. Resolver tudo antes do início do ano letivo será impossível, mas estamos nos esforçando para minimizar ao máximo algumas ocorrências”, avalia Maria Aparecida.

Emergencialmente, a secretária do governo do prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, está empreendendo ações que visam otimizar os trabalhos na rede municipal de Educação e, ainda, amenizar os impactos negativos na qualidade de ensino, promovidos pelo abandono com que foi tratado o setor nos últimos anos em Ferraz.

Aquisição de merenda em caráter emergencial, compra de material básico de limpeza, aquisição de mobiliário e fornecimento de merenda de qualidade são algumas das providências que estão sendo tomadas neste mês de janeiro para que as aulas do ensino infantil e do ensino fundamental sejam iniciadas sem problemas no dia 14 de fevereiro.

A pasta também está providenciando a transferência de alunos de escolas que passarão por reformas. As intervenções serão feitas com o apoio das Secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos, que também estão atuando na limpeza das unidades escolares:

“Precisamos oferecer condições aos alunos, para que possam frequentar a sala de aula com dignidade. Corremos contra o tempo para garantir o funcionamento das escolas e o início das aulas. Infelizmente, estamos longe do razoável. Nem mesmo planejamento para 2013 encontramos, sem contar as unidades inauguradas sem acabamento. Mas tenho certeza que com muito trabalho vamos reerguer e recuperar a Educação em Ferraz”, finaliza Maria Aparecida Cervan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário