quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Paulo Tokuzumi cumpre promessa de campanha e acaba com radares móveis


Paulo Tokuzumi cumpre promessa de campanha e acaba com radares móveis




Depois de anos de muita insatisfação e denúncias de abusos na aplicação de multas, a Secretaria Municipal de Transporte, Sistema Viário e Mobilidade Urbana confirmou: a cidade de Suzano não terá mais radares móveis. Além dos equipamentos fixos (que devem ser reinstalados no prazo de 30 dias), a Prefeitura investirá em sinalização e projetos de conscientização. Vale lembrar, que essa foi uma das promessas de campanha do prefeito Paulo Tokuzumi (PSBD).

Antes, o município contava com oito radares móveis que operavam, segundo o responsável pela pasta, José Ferreira dos Santos, em locais que prejudicavam os condutores. “Esses radares eram colocados camuflados em áreas escolares, em áreas de quartel, pois nas proximidades desses locais o motorista deve diminuir a velocidade. Embora exista sinalização, muitas vezes o condutor nem imagina que está perto de uma escola, por exemplo, e acaba sendo autuado. Os suzanenses não aguentavam mais o elevado número de multas e essa sempre foi uma preocupação do prefeito (Paulo Tokuzumi), que incluiu a questão em sua campanha. O foco da atual administração é conscientizar os motoristas”, explicou.

Com o fim do contrato, em dezembro de 2012, a antiga empresa responsável pela prestação do serviço retirou todos os aparelhos. Após a mudança de administração e a realização de estudos, o secretário informou que a Real Construtora e Serviços Ltda. EPP, empresa vencedora da nova licitação, irá reinstalar apenas 13 dos 14 radares fixos existentes. Isso porque, um deles (situado à Estrada dos Fernandes) será substituído por uma lombada eletrônica.  

“Vamos somente recolocar os aparelhos fixos, ou seja, o número de radares não sofrerá alteração. Foi realizado um estudo para verificar a possibilidade de mudar alguns pontos, mas concluímos que esse processo demoraria quatro ou cinco meses. É preciso entender que não é apenas tirar de um ponto e instalar em outro, existe a questão da montagem do laço indutivo (dispositivos e cabos instalados sob o asfalto, que averiguam e confirmam a velocidade dos veículos). Por isso, trocaremos apenas um aparelho por uma lombada eletrônica na Casa Branca, na altura do posto policial, com canteiro central e sinalização adequada. Constatamos que há um desrespeito em frente à base da polícia e próximo ao local também passam muitas crianças. A lombada eletrônica força o condutor a diminuir a velocidade”, afirmou.

A previsão é de que todos os equipamentos sejam reinstalados no prazo de 30 dias, a contar de amanhã (10/1). Porém, Ferreira garantiu que já nos primeiros 10 dias os radares das vias Major Pinheiro Fróes e Prudente de Moraes, que formam a “espinha dorsal de Suzano”, estarão operando. “Vamos recolocar os aparelhos a partir desta quinta-feira”. 

Educação no Trânsito

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte, pretende desenvolver projetos de conscientização para deixar o trânsito mais seguro. Segundo Ferreira, a sinalização será intensificada, assim como a fiscalização dos agentes nos locais com alto índice de acidentes e atropelamentos.

“Apesar de estarmos em período de adaptação, a pasta já começou a definir alguns planos no sentido de educar motoristas e pedestres. Um desses projetos, provavelmente, será realizado em parceria com a Secretaria de Educação. Vou conversar com a secretária (Maria da Penha Gelk) sobre o desenvolvimento de campanhas de educação no trânsito”, finalizou. 

Secom/Suzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário