Nova gestão pega Santa Casa de Suzano com R$ 20 milhões em dívidas
Mesmo com muitas dificuldades, entre elas uma dívida de R$ 20 milhões acumulada desde 2009, o novo interventor da Santa Casa, Marcelo Godofredo e a secretária de Saúde de Suzano, Valéria Riccio Genovezzi Fernandes, já transferiram 11 pacientes que estavam internados desde antes do Natal para cirurgia e anunciaram que até o final do mês será aberta a Unidade de Tratamento Intensivo na unidade 2 da Santa Casa.
Godofredo disse que a situação encontrada hoje na Santa Casa é grave, pois antes de ter a intervenção existia uma dívida de R$ 200 mil, que em três anos saltou para cerca de R$ 20 milhões. “Só de empréstimos bancários, o valor da dívida chega por volta dos R$ 14 milhões. Temos também rescisões de aproximadamente 45 funcionários, que foram demitidos no último trimestre de 2012, que ainda não foram pagas, médicos e fornecedores querendo parar de imediato por falta de pagamento”, ressalta o interventor.
A secretária alertou ainda que parte da folha de pagamento do mês de dezembro ainda não foi paga e deveria estar sendo quitada nesta semana. “Estamos fazendo um ajuste no termo de contrato da Santa Casa e aguardando abrir o orçamento, pois a prioridade é fazer o repasse para a Santa Casa e Secretaria de Saúde. O prefeito Paulo Tokuzumi também pediu para fazer um levantamento de todas as entidades que a prefeitura mantém convênio e estejam atrasadas. A prioridade é pagá-las”, reforçou Valéria.
Mas o problema financeiro não é o único, pois os desafios para a nova gestão são maiores, como a unidade 3 da Santa Casa, que neste momento teve suas obras paralisadas. “Não temos como abrir uma terceira Santa Casa se a 1 e a 2 ainda não estão funcionando corretamente. Temos muitas dificuldades, inclusive a falta de médicos. O desafio é fazer com que a população se orgulhe da unidade 1 como atendimento SUS e que a 2 venha colaborar com um atendimento de ponta para os conveniados, só assim podemos pensar na próxima unidade”, declara a secretária.
NOVA GESTÃO
Apesar dos sérios problemas encontrados, a nova administração começou os trabalhos para enfrentar as dificuldades com muito empenho e seriedade. Foi o caso da transferência de 11 pacientes, de várias idades, que estavam internados antes do Natal aguardando cirurgias ortopédicas, ou seja, para curar fraturas. “Conseguimos que o chefe da ortopedia nos auxiliasse e transferimos os pacientes no último sábado, dia 5, direto para cirurgia, liberando os leitos que estavam ocupados”, lembra a secretária.
Valéria afirma ainda que entre suas prioridades estão os atendimentos de urgência e emergência e fazer com o que o Pronto Socorro tenha uma média de permanência de 48 horas. “Para isso vamos usar todos os nossos esforços e da equipe médica que nos acompanha, para transferir os pacientes o mais rápido possível. Vale lembrar que, apesar de todas as dificuldades, o novo interventor já conseguiu encaminhar esses pacientes”.
Godofredo ressaltou ainda a importância da UTI na unidade 2 da Santa Casa, que começa a funcionar no final do mês de janeiro. “A ideia é que a UTI da Santa Casa 1 seja direcionada somente para SUS e com a nova, podemos aumentar o número de cirurgias e o faturamento da unidade 2 para reequilibrar o orçamento e sanar as dividas”, diz Godofredo. A secretária finaliza e afirma que o novo interventor vai gerenciar a Santa Casa 1 e 2, mas o prefeito Paulo Tokuzumi estará sempre caminhando junto com ele para que não tenha apenas um processo de intervenção, mas sim de auxílio efetivo com a Santa Casa.
Fonte: Secom/Suzano
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