sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Secretária faz vistorias e encontra irregularidades na Saúde de Suzano


Secretária faz vistorias e encontra irregularidades na Saúde de Suzano





Como não houve transição na Secretaria Municipal de Saúde de Suzano, logo que assumiu a secretária Valéria Riccio Genovezzi Fernandes realizou uma vistoria em vários setores da pasta, juntamente com os técnicos do setor de Vigilância em Saúde, a qual constatou diversos problemas. Entre as principais irregularidades, ela apontou a falta de profissionais, de medicamentos e equipamentos quebrados.

Durante as inspeções foram encontrados documentos públicos armazenados de forma inadequada. “Temos 27 solicitações da justiça que não possuem respostas e não encontramos os processos licitatórios que envolvem o fornecimento de materiais e medicamentos. Isso que encontramos de errado neste primeiro momento equivale a 10% do total a ser vistoriado pelas nossas equipes”.

Após a inspeção no estoque do setor de Zoonoses, a secretária constatou produtos de controle de pragas urbanas vencidos desde 2010. “As condições de armazenamento de venenos, como raticida estão totalmente precárias. Os funcionários estão expostos, pois não tomam os devidos cuidados que são necessários para manusear esses tipos de produtos”, ressaltou.

A falta de materiais e equipamentos é outro grave problema encontrado. Segundo a secretária, vários itens de trabalho do setor odontológico estão zerados. Também existem três ambulâncias quebradas e duas novas aguardando licenciamento desde o início de dezembro, veículos da saúde circulando há dois anos com documentação vencida e 19 Unidades Básicas de Saúde com telefones bloqueados por falta de pagamento.

O problema também se agrava quando o assunto é o funcionalismo. A Secretaria possui mais de mil processos parados, devido ao número de fiscais que foi reduzido. Há falta de médicos, principalmente pediatras, cirurgiões e clínicos.

Valéria afirma que não há gerenciamento nas Unidades de Emergência e Urgência e a falta de um responsável para a transferência dos pacientes para um hospital reflete no acúmulo de pessoas internadas. “Hoje o serviço é feito com a boa vontade dos servidores que auxiliam nas transferências.”
A secretária alertou ainda que não encontrou dificuldades de acesso as informações, pois os computadores estavam sem senhas. “Havia pacientes agendados para serem levados a um hospital especializado em tratamento de câncer em Bauru, para o dia 3 de janeiro, e nada nos foi passado. Tivemos que adotar medidas de urgência para poder transportar esses pacientes”.

De acordo com Valéria, as vistorias continuarão nos próximos dias e as providências para sanar os problemas encontrados serão tomadas.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Suzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário