quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Prefeito quer dar fim a invasões e construções irregulares


Prefeito quer dar fim a invasões e construções irregulares

Na manhã desta quarta-feira (9 de janeiro), Secretarias Municipais de Segurança e Serviços Urbanos demoliram seis casas não ocupadas alicerçadas em área de risco no Jardim São Lázaro, popularmente conhecido como Boca do Sapo




         Numa operação conjunta entre as Secretarias Municipais de Segurança e Serviços Urbanos, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos demoliu na manhã desta quarta-feira (9 de janeiro) seis casas alicerçadas em terreno ocupado irregularmente. As construções foram construídas entre a rua Maria Joaquina e a travessa João Batista da Silva, no Jardim São Lázaro, conhecido como Boca do Sapo, na região da Vila Santa Margarida.

         Em comboio, a força tarefa composta pela Guarda Civil Municipal (GCM), pelo Departamento de Trânsito e por funcionários das duas secretarias municipais chegaram à área invadida por volta das 9h30. Ao constatar as irregularidades das quais já tinha conhecimento prévio, a equipe deu início à demolição. Dos nove imóveis construídos no local, seis que não estavam ocupados foram derrubados. Apenas três moradias foram poupadas, já que tinham morador. Entretanto, os proprietários foram notificados e receberam o prazo de uma semana para deixar as residências. Os mesmos deverão ser contemplados com aluguel social.

         Em uma das casas foram encontrados uma motocicleta sem documento e com o lacre da placa rompido, além de munição para uma escopeta calibre 12 e vários recipientes conhecidos como “pinos”, costumeiramente utilizados para a comercialização de entorpecentes. Todos os objetos foram levados ao Distrito Policial da cidade e apresentados à autoridade de plantão.

         Para o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, César Alves, a operação foi coroada de êxito e atingiu os objetivos previstos:

“Quem construiu as casas nessa área cometeu, inclusive, crime ambiental. Por ordem do prefeito (Acir dos Santos, o Acir Filló - PSDB), implementamos essa operação, que vai continuar em todo o território municipal, dentro dos próximos dias. Para as famílias que terão de deixar as casas, já estamos fazendo os encaminhamentos necessários, para que sejam beneficiadas com o aluguel social. Ninguém vai ficar desamparado”, garantiu o secretário.

Para o prefeito Filló, a ação tem como objetivo principal “moralizar a cidade”, impedir futuras ocupações irregulares e retirar as pessoas que moram em áreas invadidas desses locais, oferecendo a elas apoio e o resgate da dignidade:

“Há na cidade o que chamamos de invasor profissional. Ele ocupa uma área irregular, constrói várias casas e as comercializa para quem não tem onde morar. Isso é um verdadeiro absurdo. Não é apenas na Vila do Sapo que isso acontece. Em outras localidades do município, infelizmente, isso é percebido. Essas invasões antigas serão combatidas em meu governo com extremo rigor. A população precisa entender que, além de ilegal, uma ocupação dessa pode ser perigosa, uma vez que é feita em encostas e à beira de rio. Teremos programas habitacionais para oferecer”.

PRESIDENTE DA CÂMARA
         O presidente da Câmara de Ferraz de Vasconcelos, vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, elogiou a iniciativa da administração municipal e, em especial, do prefeito Acir Filló:

         “Essa atitude tem nome: coerência. Isto é administrar e cuidar dos bens da cidade, que envolve, também, os terrenos e as áreas de mananciais e das margens dos rios e córregos. Parabenizo o prefeito pela iniciativa. Aquilo que está fora da lei está em desordem. A Prefeitura de Ferraz, desta forma, está fazendo o correto, acabando com as construções irregulares e impedindo que novas ocupações ocorram e causem um prejuízo ainda maior ao município”, destaca o parlamentar.

Fonte: Secom/Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário