quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Coleta do lixo deve ser normalizada em 20 dias


Emergência

Coleta do lixo deve ser normalizada em 20 dias

No seu primeiro efetivo dia de governo, prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, saiu às ruas com coletores e equipe da Frente de Trabalho para recolher os desejos espalhados pela cidade; ação emergencial, que deve resultar na coleta de 3 mil toneladas de resíduos, pode durar de 15 a 20 dias




         Em seu primeiro dia efetivo de trabalho como prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, saiu às ruas pela manhã para recolher parte do lixo acumulado na cidade por falta de coleta. O serviço foi suspenso pela administração anterior há pouco mais de três semanas, o que tem causado grandes transtornos à população. O chefe do Poder Executivo determinou que uma ação emergencial fosse realizada a partir de hoje, com a expectativa de, em no máximo três semanas, normalizar a situação.  

         Ao lado do secretário municipal de Serviços Urbanos, Franco Douglas, de coletores e de funcionários lotados na Frente de Trabalho, Filló colocou literalmente a mão na massa nas primeiras horas desta quarta-feira (2 de janeiro), dando, oficialmente, início à operação, que deve culminar na coleta das mais de 3 mil toneladas de lixo que tomam conta do município. Segundo o tucano, o cenário é bem mais desolador do que imaginava, pois, com as festas de final de ano, ainda mais dejetos foram acumulados pelos bairros de Ferraz.

Os trabalhos foram iniciados por volta das 8 horas. Hoje, a equipe responsável pelo recolhimento dos resíduos ficou de percorrer quatro bairros, Vila Romanópolis, Parque São Francisco, Vila Corrêa e Vila São Paulo. Segundo Franco Douglas, é impossível num só dia fazer a coleta de todo o lixo espalhado pelo município. Por isso, o secretário e o prefeito tucano acreditam que, em 20 dias, o problema seja resolvido. Hoje, a coleta deve ficar na média das 600 toneladas. O que for retirado das ruas será encaminhado para a área de transbordo do município, localizado na Secretaria de Serviços Urbanos, para, posteriormente, seguir para um aterro em Guarulhos.

“Vim às ruas para dar exemplo e mostrar o quanto difícil está a situação. Isso que aconteceu com o povo de Ferraz é falta de compromisso, um verdadeiro desrespeito com a cidade. Depois que concluirmos esse recolhimento, vamos passar para a segunda fase de limpeza da cidade. Vamos lavar as ruas e as calçadas e limpar os terrenos baldios. E os profissionais que, hoje, desempenham essas funções terão condições dignas de trabalho, com direito a uniforme, luvas, vale-alimentação e salário digno e em dia. A coleta será profissionalizada e eficiente”, garantiu Filló.

Estrutura deficiente

O secretário municipal de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, Franco Douglas, ficou impressionado com a estrutura que encontrou em sua pasta hoje pela manhã para iniciar os trabalhos de coleta do lixo. Ao chegar na sede da pasta, no bairro do Cambiri, às 5h30, deparou-e com 10 caminhões  (entre basculantes e compactadores) em mau estado de conservação, sendo que seis não apresentaram condições de uso.

Dos quatro restantes, um teve problemas sérios no freio e não pôde ser utilizado. Por falta de pagamento da administração anterior, não havia diesel para abastecer os veículos pesados. Uma compra emergencial de combustível foi feita para que os trabalhos possam ser empreendidos nesta semana. Segundo Franco Douglas, a dívida chega a R$ 150 mil.

Os caminhões quebrados foram encaminhados para o conserto. O secretário de Serviços Urbanos adiantou, no entanto, que trata-se de oficina terceirizada e que é necessário que a municipalidade conte com seu próprio espaço para a manutenção dos automóveis, principalmente as mais urgentes.
        
Alckmin

        Ainda nesta quarta-feira, Filló estará em São Paulo para um encontro no Palácio dos Bandeirantes com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). A reunião está marcada para às 16 horas. O prefeito de Ferraz de Vasconcelos pretende colocar em pauta alguns dos principais problemas do município, como, por exemplo, o funcionamento deficiente do Hospital Regional "Osíris Florindo Coelho", alvo, não de hoje, de inúmeras reclamações por parte da população ferrazense que depende da rede pública de saúde.

Entre outras solicitações do tucano está a construção de uma brigada do Corpo de Bombeiros, de uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec), criação de mais uma companhia da Polícia Militar (PM) e a aceleração das obras da estação central da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que já está em andamento. 

Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário