segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

População debate futuro do Nosso Recanto em audiência


População debate futuro do
Nosso Recanto em audiência
Entre as principais reivindicações por parte dos frequentadores do amplo espaço verde está mais segurança, acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais, incremento em equipamentos e a instalação de lixeiras ecológicas

Mais de 50 pessoas participaram do encontro que a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos promoveu na tarde de hoje (2 de fevereiro) para debater o futuro do Parque Nosso Recanto. O evento, que teve início por volta das 15h30, foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no próprio espaço, localizado no Jardim Pérola, bairro que faz divisa com a cidade de Poá. Com as sugestões passadas pelos populares, maioria frequentadores da ampla área verde, o governo de Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, vai estudar medidas para tornar o parque melhor, sobretudo no quesito segurança. 

O vice-prefeito de Ferraz e secretário municipal de Habitação, José Izidro Neto (PMDB), e o secretário de Verde e Meio Ambiente, o advogado Clóvis Caetano, participaram da reunião. Os trabalhos, no entanto, foram abertos pelo secretário-adjunto da pasta, Marcos Marcelino, o Marquinhos. Na oportunidade, ele compartilhou com a população as dez principais metas da secretaria, entre elas a implantação de coleta seletiva no Nosso Recanto, na malha central e em alguns bairros da cidade: 

“Precisamos educar nossos filhos, nossos parentes e amigos. Precisamos esclarecer nossos vizinhos sobre a importância de se preservar o Meio Ambiente. O fato de vocês, ferrazenses, terem saído de casa em plena tarde de sábado para vir para o parque discutir o seu futuro e nos ajudar a implantar políticas públicas consistentes nos sinaliza que não há coisa melhor do que a gestão democrática, compartilhada”, destacou. 

Caetano reiterou as informações passadas por seu adjunto. O secretário deixou claro, ainda, que uma das finalidades de sua gestão é empreender ações que atendam verdadeiramente os anseios e as necessidades do ferrazense: 

“O Parque Nosso Recanto, por exemplo, é o primeiro passo que estamos dando. Para iniciarmos um trabalho por aqui, seja de preservação, de reestruturação ou de reorganização, precisamos dar voz e vez para quem o frequenta, para quem o conhece a fundo. Portanto, convidamos a população para participar desse projeto. Temos uma equipe formada por arquitetas que receberá sugestões. Todas as opiniões, sem distinção, serão analisadas e, se possível, implantadas no espaço”, garantiu Caetano.

Os temas mais discutidos entre os representantes da municipalidade e a comunidade durante a audiência foram a  possível instalação de lixeiras seletivas no Nosso Recanto e a necessidade de fomentar a segurança da área, que, segundo os frequentadores ainda não é suficiente. Os munícipes também defenderam readequar algumas áreas do parque, para que ele ofereça acessibilidade a idosos, bem como a pessoas portadoras de necessidades especiais. 

Foi sugerida, ainda, a adequação do campo de futebol existe para a prática de futebol americano. A modalidade já é desenvolvida no local, mas sem estrutura adequada. Outros participantes da reunião desejam a implantação de novos equipamentos no parque, sem que haja a substituição dos que já são operados no local.  

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário