segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Carnês de IPTU serão distribuídos no final de fevereiro


Carnês de IPTU serão distribuídos no final de fevereiro



Os carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) referentes ao exercício de 2013 devem chegar às residências suzanenses até o final de fevereiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças a previsão é de que os boletos, ao todo 105 mil, sejam emitidos a partir do dia 15 do próximo mês. O contribuinte que optar pelo pagamento em parcela única (à vista) terá desconto de 5%.

Segundo o secretário de Finanças, Jorge Romanos Júnior, diferentemente do último ano, não devem ocorrer atrasos na emissão e entrega dos carnês. “Retomamos a conversação com a Caixa (responsável pela licitação e contratação do serviço) e tudo está tramitando normalmente, não há atraso, como aconteceu em 2012. Na ocasião, a postagem foi feita a partir do dia 5 de março. Ou seja, neste ano, teremos um pouco mais de tempo”, explicou.  

O secretário disse também que não haverá aumento no tributo. “O único reajuste foi o da correção monetária imposta, que é de 5,53%”, informou. Além do IPTU, também serão emitidos sete mil carnês de Imposto Sobre Serviços (ISS) e oito mil taxas de licença.

Mudança
A Prefeitura de Suzano também deverá adotar uma nova postura quanto à veiculação de propagandas internas nos boletos de IPTU. O secretário de Finanças contou que “está tentando eliminar alguns abusos de propaganda que tinham no carnê de 2012”. Ao que tudo indica, neste ano, os carnês terão apenas capa e contra-capa.

Porém, o secretário de Finanças enfatizou que é preciso verificar se ainda há tempo para colocar essa medida em prática, pois a pasta pegou o processo de elaboração dos boletos em andamento.

“Os carnês já estavam sendo elaborados, portanto, não temos muito no que mexer. O que estamos tentando é conversar com a empresa vencedora da licitação e pedir que as propagandas sejam excluídas, pois, além de ser desnecessário, elas geram uma carga de valor a mais”, finalizou.

Secom/Suzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário