quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ferraz: Fundo Social promove chá da tarde para comemorar data



Fundo Social promove chá da
tarde para comemorar data

Encontro será realizado a partir das 16 horas, no Rotary Club de Ferraz de Vasconcelos, sob os acordes da primeira-dama da cidade, Viviane Vieira dos Santos; entrada vale dois quilos de alimento não perecível, que será destinado, posteriormente, aos menos favorecidos


Para comemorar em grande estilo o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Fundo Social de Solidariedade, vai promover um chá da tarde no próximo dia 8 (sexta-feira). Sob o comando da primeira-dama da cidade, Viviane Vieira dos Santos, o evento será realizado no Salão Social do Rotary Club ferrazense (avenida Brasil, 121, Vila Correia), a partir das 16 horas. Com caráter filantrópico, o encontro vale dois quilos de alimento não perecível. 

Mais de 200 mulheres de Ferraz foram convidadas para o chá da tarde, que vai abarcar desfile de moda, rodadas de bingo, sorteio de brindes concedidos pelo comércio local e uma palestra. O tema “Autoestima, Família e Motivação Profissional” será ministrado pela psicóloga e terapeuta holística Geisa Leôncio.

No roteiro, ainda está prevista a explanação da presidente do Fundo Social do município, a esposa do prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, da secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, a educadora Denise de Oliveira Andrade, e de Vera Ângela de Souza Izidro, esposa do vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto (PMDB).

Como entrada para o chá da tarde pilotado por Viviane, o público feminino que marcar presença vai doar ao Fundo Social dois quilos de alimento não perecível. O que for arrecadado será destinado, posteriormente, às famílias carentes de Ferraz assistidas pelo órgão. A expectativa é que meia tonelada de produtos seja angariado.

Por meio do evento, o Fundo Social ferrazense também será beneficiado com 10% do que for comercializado, na oportunidade, por uma grife de roupas e de calçados do Alto Tietê. A rede, que vai comandar o desfile de moda, estará com um estande no Salão Social Rotary para a venda de seus artigos.

Uma das exigências de Viviane quanto ao desfile de moda, é que a ação não fosse tradicional. Além de cerca de oito modelos convencionais, a iniciativa contará com a participação de senhoras e de modelos plus size (tamanhos G, GG e extra G):

“Na passarela, quero uma verdadeira mistura de raças, de cores, de jeitos e de biotipos. Vamos colocar na passarela, por exemplo, as gordinhas, bem como as senhoras. Temos de parar com esse negócio de rótulos e de preconceito. Somos iguais, e respeito e reconhecimento sempre são bem-vindos, para todos, sem distinção”, complementa a primeira-dama. 

O chá da tarde será o primeiro evento oficial realizado pelo Fundo de Solidariedade de Ferraz. Para sua presidente, o encontro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher servirá como uma espécie de pontapé inicial das muitas ações que o órgão vinculado à Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social pretende empreender ainda neste ano:

“Com as doações voluntárias, esperamos arrecadar mais de meia tonelada de alimentos, que será diretamente encaminhado para os menos favorecidos. Esta é uma forma de comemorarmos uma data mundial tão significativa para o público feminino, ao passo em que praticamos a solidariedade. Tenho certeza que este chá da tarde será o primeiro de vários eventos beneméritos que vamos realizar durante a gestão do prefeito Filló”, planeja.

Os interessados em obter mais informações sobre o encontro do dia 8 de março devem ligar para o telefone 9-5618-5077.

Secom/Ferraz de Vasconcelos

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Concluída primeira etapa de instalação da nova rede de reforço de água em Jundiapeba


Concluída primeira etapa de instalação da nova rede de reforço de água em Jundiapeba





Funcionários do Semae trabalharam na esquina da avenida Lourenço de Souza Franco com a rua Adriano Pereira, onde havia um ponto de interligação. Obra foi concluída

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) concluiu nesta quarta-feira (27/02) a primeira etapa da instalação do sistema de reforço de abastecimento de água em Jundiapeba. Dois pontos da nova rede - nos cruzamentos da avenida Lourenço de Souza Franco com a rua Adriano Pereira e com a avenida Luiz Antonio de Oliveira - receberam registros de interligação com a tubulação existente. A conexão na avenida Luiz Antonio de Oliveira sofreu atraso em sua execução devido à equipe da Comgás, que chegou ao local após o horário previsto para a identificação de suas tubulações. Por isso, o fornecimento de água em Jundiapeba e na Vila Jundiaí será retomado às 19 horas, uma hora após a previsão inicial. O abastecimento na região voltará de forma gradativa e deve se normalizar ao longo da noite e durante a madrugada.

Na semana que vem, dia 6 de março, o Semae realizará o terceiro ponto de interligação, na esquina das avenidas Lourenço de Souza Franco e Alfredo Crestana. Neste dia, também será preciso interromper o abastecimento de água, só que durante o período noturno – a partir das 21 horas, com previsão de normalização do fornecimento no início da manhã de quinta-feira, dia 7. Como a suspensão temporária do abastecimento será feita com fechamento de registro, a previsão é de que a retomada ocorra de forma mais rápida.

Nesta quarta (27/02), a autarquia manteve caminhões-pipa de prontidão para atender unidades escolares e postos de saúde. Não foi preciso interromper o tráfego na avenida Lourenço de Souza Franco – a Secretaria Municipal de Transportes sinalizou parte da pista direita, no sentido Suzano-Mogi, com cones, orientando os motoristas.

O sistema que será interligado pelo Semae em Jundiapeba vai melhorar o abastecimento. A rede tem quatro quilômetros de extensão e aumentará a pressão e a quantidade da água que chega às casas do distrito, sobretudo nos pontos extremos. O investimento foi de R$ 821.031,68. A rede de apoio foi instalada nas ruas Inglaterra, Luiz Antonio de Oliveira, alameda Santo Ângelo, Manoel Fernandes e Alfredo Crestana.

Cerca de 40 mil pessoas que já vivem no distrito serão beneficiadas com a entrada em operação do anel de reforço, mas sua capacidade total será para 60 mil moradores – ou seja, o sistema foi projetado para acompanhar e atender o processo de crescimento do local. Quando o anel estiver funcionando, o distrito também passará a ficar setorizado. A nova rede permitirá subdividir Jundiapeba em sistemas menores, o que contribuirá para o aumento da pressão da água e também facilitará as manutenções na tubulação.

Para a interligação prevista para a semana que vem, a recomendação do Semae é para que os moradores usem água com moderação em ambas as datas, priorizando o consumo e evitando ações como lavagem de carros e quintais. As famílias que possuem caixa d’água não sentirão os efeitos da parada, uma vez que o equipamento é capaz de suprir a falta de abastecimento por até 24 horas. (MAS)


Assessoria de Imprensa Prefeitura municipal de Mogi das Cruzes

City Tour Mogi para Mogianos traz novidades nos roteiros de março




City Tour Mogi para Mogianos traz novidades 
nos roteiros de março

A Coordenadoria de Turismo da Prefeitura de Mogi das Cruzes divulgou os roteiros de março do City Tour Mogi para Mogianos. A iniciativa, realizada desde 2010, visa estimular os cidadãos e interessados a conhecer a farta variedade cultural, histórica, religiosa, rural e paisagística do município. A novidade para este mês fica por conta da Fazenda 5 pedras, em Sabaúna, que além de sua área de lazer conta com um centro de treinamento para cães.


O novo espaço poderá ser conhecido no dia 17 de março, antes disso os interessados poderão conhecer a região do Cocuera, Itapeti e Botujuru. Os roteiros começam neste domingo (03/03) com uma visita ao Sítio Hocoya e a uma plantação de microorquídeas na região do Cocuera. No dia 10 de março é a vez do roteiro ecológico com a ida ao Sítio Águas da Mata e o Ateliê do artista plástico Lúcio Bittencourt. As visitas acontecem sempre aos domingos e a saída é às 10 horas no Parque Centenário.

Finalizando a programação de março, os mogianos e turistas de outras cidades poderão conhecer o Orquidário Oriental de Mogi das Cruzes e o Mosteiro dos Monges Beneditinos Camaldolesnes, no Taboão. Os interessados devem adquirir os bilhetes de terça a domingo no Centro de Informações Turísticas no Parque Centenário. O ingresso é de R$ 5,00 e até o terceiro acompanhante, R$ 2,50. A reserva pode ser feita antecipadamente. Mais informações pelo telefone 4726-9920. 


Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

Abastecimento de água será interrompido em Jundiapeba



Abastecimento de água será interrompido em Jundiapeba

Distrito de Mogi das Cruzes ficará sem água na quarta, a partir das 8h.
Cerca de 40 mil pessoas devem ser afetadas.



O distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, terá o abastecimento de água interrompido nesta quarta-feira (27) das 8h às 18h. Segundo o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), a medida faz parte das obras de implantação do novo sistema que reforçará o abastecimento da região. 

Uma outra etapa ocorrerá em 6 de março para a conclusão do trabalho. As duas interrupções programadas fazem parte da última etapa da instalação da rede de reforço de água da região, que está 80% concluída. Cerca de 40 mil pessoas serão afetadas. A previsão é que o fornecimento seja normalizado ao longo da noite de quarta-feira.

O Semae informou que o trabalho teve início na noite de segunda-feira (25) com uma sondagem na Avenida Lourenço de Souza Franco, na esquina com a Rua Alfredo Crestana. O objetivo foi identificar a tubulação que será interligada na quarta-feira. A previsão da autarquia era que o pavimento fosse fechado com placas de aço de alta resistência e recapeado nesta terça-feira (26) .

Na quarta-feira, serão interligados dois pontos à nova rede. Eles ficam em dois cruzamentos da Avenida Lourenço de Souza Franco com a Rua Adriano Pereira e com a Avenida Luiz Antonio de Oliveira. Nestes dois locais, a Secretaria Municipal de Transportes providenciará o fechamento de meia pista para a execução das obras.

A recomendação da autarquia é para que os moradores usem água com moderação, priorizando o consumo e evitando ações como lavagem de carros e quintais. As famílias que possuem caixa d’água não sentirão os efeitos da parada, uma vez que o equipamento é capaz de suprir a falta de abastecimento por até 24 horas. Carros-pipa do Semae permanecerão de prontidão para fazer o abastecimento de unidades escolares e postos de saúde.

Nova etapa

O Semae informou que vai realizar o terceiro ponto de interligação no dia 6 de março. Neste dia, também será preciso interromper o abastecimento de água, só que a partir das 21 horas. A previsão de normalização do fornecimento no início é na manhã de quinta-feira (7). Como a suspensão temporária do abastecimento será feita com fechamento de registro, a previsão é de que a retomada ocorra de forma mais rápida.

Melhorias


De acordo com o Semae, o sistema que será interligado em Jundiapeba vai melhorar o abastecimento dos moradores do distrito. A rede tem 4 quilômetros de extensão e deve aumentar a pressão e a quantidade da água que chega às casas do distrito, sobretudo nos pontos extremos. O investimento foi de R$ 821.031,68. A rede de apoio foi instalada nas ruas Inglaterra, Luiz Antonio de Oliveira, Alameda Santo Ângelo, Manoel Fernande e Alfredo Crestana.


Fonte: G1

Primeira-dama recebe visita de especialista na área social


Primeira-dama recebe visita de
especialista na área social

Com passagem pelo Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Congresso Nacional, Prefeitura e Câmara de São Paulo e fundações, a psicóloga Francisca Henrique de Oliveira compartilhou com Viviane Vieira dos Santos informações sobre projetos que a cidade pode desenvolver em parceria com as esferas estadual e federal em prol do cidadão
 menos favorecido



A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos, Viviane Vieira dos Santos, esteve reunida nesta quarta-feira (27 de fevereiro) com a psicóloga Francisca Henrique de Oliveira, que tem ampla bagagem na área Social. A especialista veio até a cidade para compartilhar com a primeira-dama informações sobre projetos que a cidade pode desenvolver em parceria com as esferas estadual e federal em prol do cidadão menos favorecido.

Francisca, popularmente conhecida como Fran, esteve em Ferraz na tarde de hoje a convite do advogado João Roque, chefe de gabinete do prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, para discutir assuntos relacionados aos trabalhos do Fundo Social de Solidariedade do município. Na ocasião, a psicóloga expôs para Viviane que as ações da municipalidade na assistência não devem ficar, tão somente, vinculadas à entrega de gêneros, como cestas-básicas, fraldas e cobertores. 

No encontro, que também contou com a participação da secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, a educadora Denise de Oliveira Andrade, Fran sugeriu que Viviane empreenda um trabalho próximo à primeira-dama do Governo do Estado de São Paulo, Lú Alckmin, ao passo em que tem, ainda, a possibilidade de manter parcerias frutíferas com as demais secretarias da gestão do governador Geraldo Alckmin na esfera estadual, bem como com a União, por meio dos ministérios:

“Nessas esferas, há projetos e verbas interessantes e viáveis. A Viviane tem compromisso com a cidade onde mora e cria seus filhos. Além disso, tem ligação com os problemas sociais do município. Apesar de Ferraz não ter um histórico incisivo quanto à atuação do Fundo Social, Viviane pode dar início a um projeto sério. Temos, assim, a vontade política do prefeito aliada à disponibilidade da primeira-dama em fazer a diferença, não apenas como assistencialismo, mas, principalmente, como promoção humana”, complementou Fran, que tem passagem pelo Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Congresso Nacional, Prefeitura e Câmara de São Paulo e fundações.

Durante a reunião que durou cerca de uma hora e meia, a psicóloga falou sobre a importância da realização de campanhas, como a que tem por objetivo a arrecadação de agasalhos, e de se investir em projetos que incrementem o orçamento doméstico, como a escola de corte e costura e padarias comunitárias. Fran ainda valorizou a realização de oficinas esportivas ao ar livre. Para ela, o trabalho feito com a comunidade alcança toda uma família e faz com que certos dons sejam descobertos e aproveitados profissionalmente.

Para Viviane, a reunião foi extremamente produtiva, já que pôde, na oportunidade, dilatar sua visão quanto aos projetos que o Fundo Social de Ferraz pode colocar em prática, não deixando-se “engessar” no formato assistencialista:

“A batalha é longa e árdua, mas possível. Há caminhos para realizarmos no município um trabalho que possa fazer a diferença, principalmente no cuidado com as crianças e os jovens. Temos de atender toda a família, mas esse público é fundamental, já que representam o futuro e o adulto de amanhã. Entendo que algumas mudanças são culturais e comportamentais, pois muitos ficam acostumados a apenas receber o auxílio emergencial, mas não são incentivados a produzirem, a enxergarem seus potenciais. Vamos mudar isso”, considerou Viviane.

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Prefeito Tokuzumi recebe deputado André do Prado


Prefeito Tokuzumi recebe deputado 
André do Prado




Na tarde desta quarta-feira (27) o prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi, recebeu a visita do deputado estadual André do Prado. Também estiveram presentes os vereadores Jessé Almeida e André Abreu, o Pacola, além dos suplentes Marçal Rosa e Abigail Maria do Carmo, bem como o chefe de gabinete Juvenal Antônio da Silva, o secretário geral da executiva estadual do PR, José Renato da Silva e o interventor da Santa Casa, Marcelo Godofredo.

O deputado André do Prado se colocou à disposição da cidade e principalmente da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, que está passando por dificuldades financeiras, e prometeu liberar emendas parlamentares para a unidade.

Para Tokuzumi, é importante a participação efetiva do deputado André do Prado, em busca de melhorias para as cidades do Alto Tietê. E que, sem dúvida, a Santa Casa de Suzano merece atenção especial, pois quando assumiu o governo, o prefeito constatou que a unidade possui uma dívida de R$ 22 milhões, e algo precisa ser feito para tirá-la do fundo do poço.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Filló vai negociar dívida do ACcrédito e restabelecer benefício



Filló vai negociar dívida do
ACcrédito e restabelecer benefício

Com o ACcrédito, servidores públicos faziam compras de gêneros alimentícios em supermercados e tinham o valor descontado em folha; administração passada descontava o montante, mas não repassava à administradora; dívida chega a R$ 300 mil


O prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, vai negociar a dívida de mais de R$ 300 mil deixada pela administração anterior com a empresa administradora do cartão ACcrédito, que era utilizado pelos funcionários públicos municipais. A afirmação foi feita pelo chefe do Poder Executivo ferrazense, no início da tarde desta quarta-feira (27 de fevereiro), ao presidente da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv), Áureo do Carmo, em reunião realizada no Paço Municipal.

Com o ACcrédito, os servidores públicos tinham a possibilidade de realizar compras de gêneros alimentícios em supermercados e ter o valor descontado em folha de pagamento. Entretanto, a administração passada descontava o montante, mas não repassava à administradora do cartão:

“Com isso, a dívida com a financeira foi aumentando. Hoje, ela chega a mais de R$ 300 mil”, informou do Carmo.

Filló demonstrou indignação com mais este descaso com um fornecedor da Prefeitura de Ferraz e se prontificou a pagar mais esta dívida deixada pela administração anterior:

“A administração municipal ferrazense não tem dinheiro para pagar esta dívida à vista, mas vamos procurar a financiadora para negociar o valor e saldá-lo da melhor forma possível. Precisamos restituir o benefício aos funcionários públicos. Meu compromisso é resgatar a dignidade financeira da cidade, seu crédito moral. Ferraz não pode mais ser lembrada como a cidade do calote. Isso é coisa do passado”, observou o prefeito.

Na pauta da reunião ocorrida nesta quarta-feira, o prefeito e o presidente da Acifv também falaram sobre a implantação de placas de rua padronizadas nos bairros da periferia do município, sobre as áreas de estacionamento rotativo (Zona Azul), bem como sobre novas parcerias entre a Prefeitura de Ferraz e a entidade de classe. Filló ainda foi convidado por do Carmo a participar de um encontro com os membros da Acifv, em data a ser agendada, para tratar de projetos futuros:

“Quero falar com os comerciantes, os empresários e os industriais sobre nossas propostas e futuras parcerias”, adiantou o chefe do Executivo.

Secom/ Ferraz de Vasconcelos

Dr. Mamoru Nakashima recebe Deputada Estadual


Dr. Mamoru Nakashima recebe 
Deputada Estadual

Na quarta-feira dia 27 de fevereiro a deputada estadual Heroilma Soares foi recebida pelo prefeito Dr. Mamoru Nakashima, onde conversaram sobre problemas do município.

                                                                           Osvaldo Birke


A deputada estadual Heroilma Soares visitou na quarta-feira (dia 27) o gabinete do prefeito Dr. Mamoru Nakashima e foi recebida também pelos secretários de Governo e Políticas para Mulheres, além da vice-prefeita Ondina da Cruz.
Durante a visita, a deputada se colocou a disposição do governo para apresentar emendas parlamentares, sendo algumas foram apresentadas na época em que atuou na Assembléia Legislativa do Estado.
Heroilma comentou sobre algumas de suas emendas estaduais apresentadas durante dois anos de mandato como deputada e se colocou como uma intercessora do município de Itaquaquecetuba com o governo estadual, pelo fato de ter obtido no município uma votação expressiva.
No encontro, Dr. Mamoru disse que não terá vergonha de pedir aos deputados nenhum tipo de ajuda para o município. “Durante a campanha eleitoral eu tinha um pouco de receio em pedir votos, mais agora não tenho vergonha de pedir apoio, mesmo porque não será para mim e sim para o povo de Itaquaquecetuba”, comentou o prefeito.
Entre alguns dos assuntos discutidos, o prefeito falou sobre a necessidade de ampliar o atendimento feito pelo “Bom Prato” no município, que serve atualmente cerca de 900 refeições diárias e 300 cafés da manhã e ampliar para 1.200 refeições e 500 cafés diariamente. A solicitação do prefeito de Itaquaquecetuba foi repassada para a deputada Heroilma Soares que disse que encaminhará o pedido do prefeito Dr. Mamoru ao secretário do Estado de Desenvolvimento Social o mais breve possível.
Dr. Mamoru Nakashima disse ainda que de maneira alguma irá esconder da população qualquer conquista que a deputada trouxer para a cidade e colocou seu gabinete aberto para a deputada estadual Heroilma.

Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba

Prefeitura de Itaquaquecetuba convoca aprovados em concursos de 2012


Prefeitura de Itaquaquecetuba convoca aprovados em concursos de 2012

A prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Administração convocou os candidatos aprovados em concurso público realizado em 2012, que estejam em conformidade com o Edital de nº 01/2012. O edital pode ser consultado no site da prefeitura (www.itaquaquecetuba.sp.gov.br) e publicações dos editais nos dias 26 e 27 de fevereiro no jornal Diário do Alto Tietê.
Estão sendo convocados pela Prefeitura de Itaquaquecetuba: 110 auxiliares de creche, 86 serventes de escola, 38 auxiliares de sala especial, 27 professores de Educação Física, 25 auxiliares de serviços gerais (classificação 40 ao 64), 14 professores de artes, 08 professores titular da Educação, além de 12 motoristas (classificados do 15º lugar ao 26).
Os convocados para os cargos de auxiliar de creche, servente, auxiliar de serviços gerais e motoristas devem comparecer no dia 04 de março, às 9 horas na Secretaria Municipal de Educação sito a rua João Vagnotti, nº 40, Centro. Os outros convocados a cargos da Secretaria da Educação deverão se apresentar no dia 05 de março no mesmo local e horário.
Para a Secretaria de Obras são: 49 cargos de serviço braçal (classificação do 3° ao 51), 13 motoristas (classificação 4º ao 16º), 11 operadores de máquina, 10 auxiliares de serviços gerais (classificação do 30 ao 39),  03 eletricistas, 02 operadores de escavadeira articulada, 02 engenheiros civis, 02 motoristas de caminhão, 02 operadores de pá carregadeira, 02 coveiros, e 01 jardineiro.
Os candidatos em auxiliar de serviços gerais, braçal e coveiro devem se apresentar no dia 04 de março às 8 horas, na Secretaria de Obras localizada na estrada Santa Isabel, nº 2642, Vila São Carlos, munidos de documentos conforme o edital. Já os demais cargos, deverão comparecer na mesma data e local às 13 horas.
Na Saúde foram estão convocados os aprovados de classificação do 4º ao 6º para o cargo de médico clínico geral. Também foram convocados três motoristas de ambulância (4° ao 6° colocado), um técnico de enfermagem (classificação 11º) e um técnico em radiologia (3º classificado). Os convocados devem comparecer no dia 04 de março na Secretaria Municipal de Saúde sito a avenida Ítalo Adami, 1386, Jardim Anita, às 9 horas.
Já para a Secretaria de Administração estão sendo convocados os aprovados no concurso público os classificados de nº 29 ao 105 que devem comparecer no próximo dia 05 munidos de documentos, conforme publicado no edital, às 9 horas na Secretaria Municipal de Administração, rua Vereador João Fernandes da Silva, 220, Vila Virgínia.
De acordo com o secretário de Administração José Francisco Jacinto, o não comparecimento implica na perda dos direitos referentes ao concurso, conforme já previsto nos editais.
 “O candidato deve verificar, na convocação, qual o horário e data para comparecimento. Se ele não comparecer ou chegar atrasado, perde o direito a vaga” acrescentou Jacinto.
Ainda segundo Jacinto, é importante que os candidatos acompanhem as convocações pelos editais nos jornais e site da prefeitura. “Além desses candidatos, serão chamados outros conforme necessidade das secretarias”.
Para o prefeito Dr. Mamoru Nakashima, a convocação dos aprovados do concurso de nº 01/2012 é um compromisso da prefeitura de Itaquaquecetuba e uma necessidade em suprir melhor os serviços prestados pelas secretarias municipais. “Estamos convocando os concursados de acordo com a necessidade do município para que as secretarias municipais possam prestar serviços com mais qualidade para a população de Itaquaquecetuba e com isso diminuir o número de cargos comissionados” destacou o prefeito.
Os candidatos aprovado estão sendo convocados também por e-mail e telefonemas.

Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba

Trânsito nas imediações da Praça Central sofre alterações no Dia Internacional da Mulher


Trânsito nas imediações da Praça Central sofre alterações no Dia Internacional 
da Mulher

A Secretaria Municipal de Transportes de Itaquaquecetuba discutiu interdições no Dia Internacional da Mulher

Na manhã dessa quarta-feira, a Secretaria Municipal de Transportes realizou uma reunião para discutir a interdição nas imediações da Praça Padre João Álvares dia oito de março das 09h00 as 17h30, devido o evento “Orgulho de ser mulher. Orgulho de ser Itaquá” para comemorar o Dia Internacional da Mulher. 

O Secretário Municipal de Transportes Nobuo Aoki Xiol, explanou as medidas que serão tomadas para que tudo ocorra da melhor maneira possível: com antecedência serão colocadas três faixas na cidade para informar sobre a interdição e assim o munícipe se programar melhor e não sofrer tanto impacto. Além disso, folhetos serão entregues aos comerciantes, para que os mesmos se acomodem da melhor maneira, já que costumam estacionar frente seus comércios. 

No dia do evento terá uma faixa sinalizando o acesso à rua Capitão José Leite, sinalização com cavaletes relacionados ao desvio, a Guarda Civil Municipal estará posicionada e também uma ambulância para socorrer possíveis ocorrências. 

Praticamente todas as secretarias municipais, além do Batalhão da Polícia Militar e empresas privadas, estarão envolvidas na ação que tem como maior objetivo elevar a autoestima da mulher. Dentre as atividades teremos sorteios de brindes, corte de cabelo, maquiagem, desfiles, show musical, palestras, e, uma mulher filha de Itaquaquecetuba homenageada. 

Na ocasião estavam presentes o Secretário Municipal de Indústria e Comércio Dalton Luiz Dename, a Ana Maria e Roney Costa representando a Secretaria de Cultura e Turismo, o Edilson de Melo representando o Sindicato dos Taxistas, o Mauro Wilken e Daiane Coelho representando a Dinâmica – Zona Azul, o Luciano D’Ávila e Deives Alan representando a Associação Comercial, Capitão Igor Tanaka e um representante da pasta João Roberto do Nascimento, Noemi de Oliveira representando a Secretaria da Mulher, dentre outros representantes da Secretaria de Transportes.

Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba

Trânsito nas imediações da Praça Central sofre alterações no Dia Internacional da Mulher



Trânsito nas imediações da Praça Central sofre alterações no Dia Internacional da Mulher

A Secretaria Municipal de Transportes de Itaquaquecetuba discutiu interdições no Dia Internacional da Mulher



Na manhã dessa quarta-feira, a Secretaria Municipal de Transportes realizou uma reunião para discutir a interdição nas imediações da Praça Padre João Álvares dia oito de março das 09h00 as 17h30, devido o evento “Orgulho de ser mulher. Orgulho de ser Itaquá” para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

O Secretário Municipal de Transportes Nobuo Aoki Xiol, explanou as medidas que serão tomadas para que tudo ocorra da melhor maneira possível: com antecedência serão colocadas três faixas na cidade para informar sobre a interdição e assim o munícipe se programar melhor e não sofrer tanto impacto. Além disso, folhetos serão entregues aos comerciantes, para que os mesmos se acomodem da melhor maneira, já que costumam estacionar frente seus comércios.

No dia do evento terá uma faixa sinalizando o acesso a rua Capitão José Leite, sinalização com cavaletes relacionados ao desvio, a Guarda Civil Municipal estará posicionada e também uma ambulância para socorrer posssíveis ocorrências.

Praticamente todas as secretarias municipais, além do Batalhão da Polícia Militar e empresas privadas, estarão envolvidas na ação que tem como maior objetivo elevar a auto estima da mulher. Dentre as atividades teremos sorteios de brindes, corte de cabelo, maquiagem, desfiles, show musical, palestras, e, uma mulher filha de Itaquaquecetuba homenageada.

Na ocasião estavam presentes o Secretário Municipal de Indústria e Comércio Dalton Luiz Dename, a Nena e Roney Costa representando a Secretaria de Cultura e Turismo, o Edilson de Melo representando o Sindicato dos Taxistas, o Mauro Wilken e Daiane Coelho representando a Dinâmica – Zona Azul, o Luciano D’Ávila e Deives Alan representando a Associação Comercial, o Secretário Municipal de Segurança Igor Tanaka e um representante da pasta João Roberto do Nascimento, Noemi de Oliveira representando a Secretaria da Mulher, dentre outros representantes da Secretaria de Transportes.

Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba

Secretários do Alto Tietê se reúnem em Poá por melhorias na questão do meio ambiente



Secretários do Alto Tietê se reúnem em Poá por melhorias na questão do
 meio ambiente
                                                                  Eduardo Guimarães


O município de Poá sediou na manhã desta quarta-feira, dia 27, o 2º Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do Alto Tietê, no Paço Municipal. A reunião que visa à união das cidades para trabalhar questões ambientais, contou com a presença do prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha.

A anfitriã e Secretária de Meio Ambiente de Poá, Claudete Canada, informou que o encontro serviu para definir diretrizes para se trabalhar em conjunto, assim como identificar pontos da legislação em comum entre as cidades, além de discutir questões como o projeto “Município Verde e Azul”, Plano Diretor de Resíduos, Áreas de Proteção Ambiental e Resíduos de Construção Civil. “Essa parceria é muito importante, pois estamos trabalhando para formalizar uma pauta regional que será apresentada ao Secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, em data ainda a ser agendada”, disse.

Para o prefeito Testinha, a iniciativa dos secretários em se unir para trabalhar a questão do meio ambiente de forma regional é muito interessante. “Estou feliz em ver pessoas dedicadas e focadas na mesma questão, sempre me preocupei com o meio ambiente e vocês podem contar com o meu apoio”, afirmou o chefe do poder Executivo.

Além da Claudete, participaram deste encontro os secretários Romildo Campello (Mogi das Cruzes), Clóvis Caetano (Ferraz de Vasconcelos), Júlio Gurgel (Itaquaquecetuba) e Ionara Fernandes (Arujá), além dos diretores Ester de Barros (Santa Isabel), Letícia de Fátima Moraes (Suzano) e Flávio Sequeira (Guararema). Durante a reunião, ficou agendado que o próximo encontro será no dia 27 de março, na cidade de Suzano.

Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Poá

Deputado Estevam destina R$ 200 mil para a saúde de Suzano


Deputado Estevam destina R$ 200 mil para a saúde de Suzano

Suzano receberá R$ 200 mil através de emenda parlamentar de autoria do deputado Estevam Galvão para ações de custeio da saúde pública da cidade. Os recursos, solicitados pelo prefeito Paulo Tokuzumi e pela secretária municipal de Saúde, Valéria Riccio Genovezzi, já foram autorizados pelo Governo do Estado e deverão ser destinados para a Diretoria Regional de Saúde (DRS) nos próximos dias.
Segundo a secretária Valéria, a emenda será utilizada para a melhoria da qualidade do atendimento na área da saúde, que sofre grave crise após dívida deixada pela administração passada. “O recurso será fundamental para dar seqüência ao trabalho de organização do sistema de saúde e melhoria do atendimento aos suzanenses”, afirmou.
Para o deputado, a destinação de recursos faz parte do trabalho que ele vem realizando para solucionar os problemas encontrados em Suzano. Logo nos primeiros dias do ano, Estevam realizou uma audiência com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, para solicitar a cooperação do Estado na recuperação da Santa Casa de Misericórdia.
Entre as inúmeras irregularidades confirmadas pela nova gestão, foi confirmada uma dívida de aproximadamente R$ 21 milhões, sendo R$ 14 milhões somente em empréstimos bancários. Antes do processo de intervenção, em 2009, a dívida atingia R$ 200 mil.
“O Governo do Estado será um dos grandes parceiros de Suzano na luta pelo resgate da saúde com qualidade para todos e pela regularização da Santa Casa. Além disso, teremos o Hospital Público Estadual, obra pela qual lutamos muito junto ao governador e que deve começar ainda no primeiro semestre deste ano”, afirmou o deputado.


 Assessoria de imprensa Deputado Estadual Estevam Galvão

Programação de aniversário da cidade de Poá é definida



Programação de aniversário da cidade de Poá é definida
                                                                         Fernando Araújo


A cidade de Poá vai completar 64 anos e a Secretaria de Cultura já preparou uma diversificada programação de aniversário. Vários eventos serão realizados no Pavilhão de Exposições “Prefeito José Massa”, na Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe, a partir do dia 09 de março.

Embora o aniversário do município seja no dia 26, já é tradição comemorar durante todo o mês de março, segundo o secretário de Cultura Douglas Aspasio. Ele afirmou que a programação foi pensada para agradar a todos, não esquecendo inclusive das crianças: “A partir do dia 09 até o dia 29, a população poderá conferir peças de teatro, shows e até stand-ups”.

Ainda de acordo com o secretário, artistas poaenses também terão espaço dentro das comemorações, já que muitos irão se apresentar. Aspasio ressaltou também que para algumas peças de teatro e shows, será necessário doar um quilo de alimento não perecível para pegar o ingresso ou dependendo do evento, um quilo de leite em pó. Para isso, a partir do dia 06, os ingressos poderão ser retirados na bilheteria da Praça de Eventos, no período das 09 às 16 horas.

Sobre a programação, ela já começa com a exposição Museu do Futebol, sendo que esta ficará aberta a visitação até o dia 26. “Teremos peças de teatro infantil e adulto, inclusive com atores conhecidos, shows do Raimundo Fagner, Leandro Lehart, Katinguele, Grupo Novo Lance, Banda Sonora, The Beatles Abbey Road, Rita Giron e Banda, apresentação da Orquestra Sinfônica de Poá, desfile cívico, entre outros”, frisou o secretário de Cultura.

Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Poá

Prefeitura de Itaquá põe fim à falta de merenda na rede municipal de ensino

*Por Gisele Santos

Emergência

Prefeitura de Itaquá põe fim à falta de merenda na rede municipal de ensino
                                                                                                                                                                                           Isabelle Goor


Depois da polêmica sobre a falta de merenda nas escolas municipais do fim de 2012 ao início de 2013 e que teria prejudicado centenas de crianças, agora as mães que necessitam deixar os filhos nas creches municipais já podem trabalhar tranquilas. Isso porque o prefeito de Itaquaquecetuba, Dr. Mamoru Nakashima, estabeleceu prioridades para seu início de mandato a se destacar: a saúde e a educação. Em menos de 100 dias de mandato avanços já podem ser notados.
A falta de merenda foi denunciada em primeira mão pelo Blog da Gisele Santos, no início de dezembro do ano passado.
Na última segunda-feira, 25 de fevereiro, a secretária de Educação, Maria do Carmo Fernandes da Costa Filha, se reuniu com os diretores do Sistema Municipal de Ensino para falar sobre a Merenda Escolar. Durante a reunião, foi anunciada a contratação de empresa para o fornecimento da merenda.

Para que os 36 mil alunos da rede não ficassem sem atendimento quanto às necessidades nutricionais durante permanência em sala de aula, Dr. Mamoru determinou solução emergencial e imediata ao problema, herdado da administração passada.

A informação é de que em breve haverá o processo de licitação para a escolha da empresa que fornecerá a merenda para o Sistema Municipal de Ensino.

Herança
Uma das heranças deixadas pelo antigo prefeito da cidade, Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia, foi a falta de merenda escolar, além de uma dívida de 9 milhões de reais com a empresa SP Alimentação, que distribuía a alimentação nas escolas municipais de Itaquaquecetuba.
Questionada pela imprensa na época, a SP Alimentação informou que estava sem receber pagamento da prefeitura desde maio de 2012.
A empresa informou ainda que os serviços foram suspensos desde 10 de dezembro.

Nova empresa

Uma empresa de Santo André contratada em caráter emergencial, a Le Garçon presta os serviços desde o dia 04 de fevereiro de 2013, atendendo cerca de 36 mil alunos. 

Segundo informações da assessoria de imprensa, para atender todas as unidades do Sistema Municipal de Ensino com tantas variedades e com uma alimentação atrativa, em condições higiênico-sanitárias adequadas, atendendo aos padrões nutricionais e dispositivos legais vigentes, a Secretaria de Educação possui uma equipe de nutricionistas. Para a secretária de Educação, Maria do Carmo Fernandes da Costa Filha, a alimentação de alto valor nutricional, adequada às fases de crescimento dos alunos, é fundamental para o desempenho educacional.

Santo André: Concreto despenca do 13ºandar do Paço



Santo André: Concreto despenca do 13ºandar do Paço



A queda de pedaço de concreto de aproximadamente um metro de comprimento da estrutura da janela do 13ºandar do prédio da Prefeitura de Santo André voltou a assustar moradores da cidade e funcionários do local na tarde de ontem. O incidente aconteceu quatro meses depois de servidores relatarem tremores no imóvel, construído na década de 1960. O bloco caiu durante inspeção realizada pela empresa Falcão Bauer, contratada ao custo de R$ 382,1 mil para identificar riscos estruturais no edifício.

O bloco despencou por volta das 15h e ultrapassou área interditada na lateral do prédio. Ao bater no chão, os estilhaços quebraram um dos vidros do Teatro Municipal. Apesar de não ter atingido ninguém, a queda do concreto intensificou a atenção daqueles que trabalham e circulam diariamente por ali. "Meu filho estava brincando lá perto. Ele poderia estar morto agora", revolta-se uma funcionária pública, que não quis se identificar.

Outros frequentadores chamavam a atenção para o fato de parte do material ter caído fora da área delimitada pela faixa de interdição, colocada pela Falcão Bauer para a realização do serviço, feito por meio de rapel. "Imagina se isso acontece na hora do almoço, quando o pessoal circula mais pelo Paço?", questiona a vendedora ambulante Luciana Vecchi, 34 anos.
Segundo ela, após ter ouvido o barulho, só foi possível avistar uma fumaça branca, resultado do contato do concreto com o chão. "Todo mundo saiu correndo, assustado, para ver o que tinha acontecido. Depois de o Paço ter tremido, as pessoas estão mais atentas."
Desde o dia 4, a Prefeitura mantém contrato com a Falcão Bauer para elaboração do laudo estrutural do prédio, com prazo de conclusão de 120 dias. Para tanto, vem sendo realizada vistoria técnica por meio de rapel, com o objetivo de fazer a inspeção visual tátil da construção de 58 metros de altura. Durante os trabalhos, parte do recobrimento de concreto da viga se destacou das ferragens, processo chamado de desplacamento, o que causou o incidente. A administração disse que, entre as primeiras providências, houve o isolamento da área. A queda do bloco não teria afetado a estrutura do prédio, conforme o Executivo.
TREMORES
A partir da denúncia de tremores no prédio, em outubro, tramitam no Fórum processos judiciais sobre o caso. Apesar de o Ministério Público ter entrado com ação civil pública que pede a desocupação do espaço, que recebe cerca de 1.000 pessoas diariamente, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo descartou a interdição imediata no dia 6.
A Justiça já havia determinado, em outubro, que a Prefeitura contratasse, em 15 dias, empresa para apontar possíveis danos estruturais no imóvel. Na época, a administração assinou com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), no entanto, não foram acusadas vibrações significativas depois de retirada sobrecarga de arquivos do 15º pavimento.

Fonte: Diário do Grande ABC
Repórter: Natália Fernandjes 

Campanha Antirrábica começa nesta sexta-feira em Suzano


Campanha Antirrábica começa nesta sexta-feira em Suzano

A população pediu e Suzano, após dois anos, vai retomar a Campanha Antirrábica. A ação começa nesta sexta-feira (1) nos bairros Parque Maria Helena, Vila Maluf, Rio Abaixo, Maria de Maggi e Sesc e segue até o próximo dia 28 de março passando por todas as regiões do município. A expectativa é de imunizar aproximadamente 30 mil animais e para cumprir esta meta, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar postos volantes. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo telefone 4741-8705. 

O diretor de Vigilância em Saúde, Carlos Ferreira de Aguiar, disse que fazer a campanha neste ano é uma questão prioritária, já que a cidade ficou dois anos sem a realização. “Estamos organizando, decidindo datas e os locais, pois queremos que a vacinação atinja todos os bairros de Suzano”, ressaltou.

O objetivo dos profissionais envolvidos é realizar uma campanha forte e efetiva para visar à prevenção da doença e de proteção da população animal. “Será muito importante que os donos de cães e gatos levem seus animais de estimação para tomarem a vacina, para que não tenhamos caso de doenças nem por parte dos animais e nem mesmo por parte da população suzanense”, acrescentou Aguiar. 

Técnicos da Secretaria de Saúde explicaram que como raiva é uma doença que não tem cura e não tem tratamento, é muito importante se manter a população de cães e gatos imunizados. Controlando a raiva nos animais, a pasta evita que o ser humano fique doente. 

A raiva é causada por um vírus (Rhabdovírus), que se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com saliva de animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato. 

Secoi

Palestra de orientação de empresários será realizada amanhã


Palestra de orientação de empresários será realizada amanhã



A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realiza amanhã (28) uma palestra para empresários e demais autoridades do município. O evento acontece a partir das 8h30 no auditório do Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682 – Centro).

Serão debatidos dois assuntos na ocasião: a implantação e uso do Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) e a utilização do Programa Especial de Parcelamento de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) (decreto nº 58.811 de 27/12/2012). A palestra contará com a presença do prefeito Paulo Tokuzumi e do delegado da Delegacia Regional Tributária de Guarulhos, Dr. Luciano Francisco Reis, que coordenará os trabalhos. Após as discussões, será aberto um espaço para perguntas e respostas dos empresários para tirar dúvidas sobre as novas medidas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Simões, atenta que é importante o comparecimento de comerciantes, empresários, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de contadores e demais representantes comerciais. Até o momento, diversos interessados já garantiram presença por meio de divulgação entre a própria classe de empresários em Suzano e região.

O governo do Estado de São Paulo instituiu o Programa Especial de Parcelamento (PEP) do ICMS permitindo a redução dos valores dos juros e das multas sobre débitos inscritos ou não na Dívida Ativa, decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de julho do ano passado.

As regras do programa foram divulgadas em dezembro do de 2012 com a publicação no Diário Oficial do Estado. Os benefícios foram autorizados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O contribuinte que aderir ao PEP e optar pelo pagamento dos débitos à vista terá uma redução de 75% no valor das multas e de 60% nos juros incidentes.

O PEP permite também realizar o pagamento do débito em até 120 parcelas, com redução de 50% do valor das multas e 40% dos juros. O valor das parcelas, desde que recolhidas nos respectivos vencimentos, permanecerá inalterado da primeira até a última, observado o valor mínimo de cada parcela fixado em R$ 500.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Curso qualifica funcionários públicos para elaborar o Orçamento Municipal


Curso qualifica funcionários públicos para elaborar o Orçamento Municipal 



“As finanças públicas são um dos melhores pontos de partida para uma pesquisa da sociedade, especialmente embora não exclusivamente, de sua vida política”. Depois de citar essa frase, do economista austríaco José Schumpeter (18883-1950), que foi ministro das Finanças da Áustria e professor das Universidades de Bonn e Harvard, e autor de diversos livros, os professores Álvaro Raposo de Rezende e Francisco Funcia, da Fundação Getúlio Vargas Projetos, ministraram curso durante dois dias aos funcionários de diferentes setores da Prefeitura de Suzano, e também da Câmara, sobre como montar um orçamento municipal a partir de um Plano Plurianual (PPA), passando pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para chegar a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Depois de uma primeira hora discorrendo sobre leis, como a Complementar 101/00, de Responsabilidade Fiscal, de Diretrizes de Bases da Educação (LDB) e Lei Orgânica da Saúde, os dois professores entraram no assunto do tema, intitulado como “Lei de Diretrizes Orçamentárias: Instrumento do Processo de Planejamento do Setor Público na Perspectiva do Ciclo Orçamentário”, didaticamente explicitado em uma apostila de 112 páginas, quase todas ilustradas com gráfico.

“Não tem como falar em PPA, LDO e LOA sem citar leis e portarias, mas, vamos ao que interessa”, disse Francisco Funcia, mestre em economia. Ele começou dizendo que o eleitor, quando elege o governo, aprova seu plano eleitoral. “Pois as três siglas sobre as quais falamos até agora (PPA, LDO e LOA) são partes desse plano político em que os governantes, em campanha, entendem ser prioridades da população. Só falta uma coisa: dizer de onde vêm os recursos e como aplica-los. E é aí que começa nosso curso”. 

Critérios e instrumentos
Funcia pede aos funcionários para somarem, com ele: “25% de todo o orçamento, vai para a Educação, por determinação de Lei Federal; para a saúde, 18%, mas as Prefeituras investem muito mais nessa área da administração pública. Algumas, até 22%. Só aí, é descontada quase a metade do orçamento. E o que mais conta para o funcionamento da máquina administrativa? A folha de pagamento, as despesas com manutenção; compra de material, combustíveis, luz, água. E tem mais: os pagamentos de contratos do ano anterior. E, pronto: lá se foi todo o orçamento”. 

Por isso, segundo Rezende e Funcia, é preciso muito critério na discussão e planejamento do Orçamento no tocante ao dinheiro público. E os instrumentos para o bom uso do dinheiro público, de forma a cumprir a proposta de governo apresentando ao eleitor durante a campanha eleitoral, os dois professores repetem, é esse, e tem três vias que se seguem uma à outra: PPA, LDO e LOA. Não existe outro caminho. 

Rezende, na seqüência da do curso, brincou com os funcionários lembrando que, “errou, não adianta vir com a desculpa de que não sabia, porque as Leis, Decretos–Leis e Portarias datam de 1964, 67 e 74. E de lá, até agora, nesse momento, todos tiveram tempo de conhecer essas leis e se aprofundarem sobre suas determinações, e, portanto, repito, não tem como e nem porque todos dizerem, depois, se tudo der errado, que não sabiam”. 

Os dois professores falaram de outros assuntos. Por exemplo, de que é preciso estabelecer limites na questão de emendas do Poder Legislativo à LOA. Mas ambos propõem que técnicos da Prefeitura convivem os assessores ou os próprios vereadores para trabalharem junto já no PPA.

No final do curso, Roberto Toyo, secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão Financeira, disse que os funcionários, tanto da Prefeitura como da Câmara presentes, tiveram uma aula de como pensar e constituir as três fases do planejamento orçamentário do Executivo. E ele adiantou que os participantes do curso serão convidados a fazerem parte da equipe que vai estruturar o planejamento orçamentário para o próximo ano. 

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Secretário da Fazenda divulga metas para Ferraz



Secretário da Fazenda divulga metas 
para Ferraz

Durante os trabalhos realizados na tarde desta terça-feira (26 de fevereiro), José Araújo Costa também falou sobre os débitos que o atual governo herdou da gestão anterior; dívida consolidada do município chega a R$ 155,5 milhões



Em audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (26 de fevereiro) na Câmara de Ferraz de Vasconcelos, o secretário municipal da Fazenda, o economista José Araújo Costa, acompanhado por uma equipe técnica, prestou contas sobre as finanças do município no que tange o exercício do terceiro quadrimestre de 2012. Durante os trabalhos, que foram presididos pela Comissão Permanente de Orçamento, Finanças e Contabilidade (CPOFC) do Poder Legislativo ferrazense, Araújo também divulgou metas de sua pasta para 2013.

A audiência pública teve início às 14 horas de hoje e durou cerca de uma hora. Na ocasião, vereadores, munícipes e profissionais da Imprensa tiveram acesso a dados referentes aos investimentos feitos na cidade entre setembro e dezembro do ano passado pela gestão anterior, que chegou ao fim em 31 de dezembro de 2012. Araújo aproveitou a oportunidade para discutir o cumprimento de metas fiscais por parte da municipalidade referente ao mesmo período.

O secretário da Fazenda de Ferraz exibiu gráficos, números e informativos durante a sua explanação. O material contribuiu para que as dúvidas de quem marcou presença na audiência pública fossem elucidadas, principalmente quanto aos gastos pertinentes ao último quadrimestre.

Araújo também falou aos parlamentares ferrazenses sobre as dívidas do Poder Executivo, herdadas da gestão que antecedeu o prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló. A dívida consolidada do município chega a R$ 155,5 milhões. A informação detalhada despertou preocupação por parte dos vereadores que acompanharam os trabalhos no Plenário “Prefeito Helmuth Hans Louis Baxmann”.

O secretário revelou o montante de R$ 78,2 milhões em débitos com o Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), de R$ 29 milhões em precatórios, além do que foi pago recentemente às agências bancárias que firmaram com os funcionários da municipalidade empréstimos consignados (um total de R$ 2 milhões descontados em folha, mas que não foi repassado às instituições) e recisões contratuais atrasadas (R$ 3 milhões).

Na audiência pública, Araújo ainda divulgou as primeiras ações de sua gestão e o que pretende realizar para que as divisas da cidade possam ser elevadas e, consequentemente, seja incrementado o orçamento municipal e os investimentos em áreas como Saúde, Educação, Habitação, Cultura, Esporte e Segurança:

“Estamos trabalhando para melhorar as finanças e as receitas de Ferraz de Vasconcelos. Uma das alternativas são os convênios e as parcerias com os governos federal e estadual. Além disso, estamos em contato com outras prefeituras para conhecer novas formas de receita e, dentro do possível, implementar na cidade”, revelou Araújo.

Essa foi a primeira audiência pública promovida em 2013 na nova gestão e por intermédio da CPOFC, presidida pelo vereador Marcos Antônio Castelo (PDT), o Ratinho. A realização dos trabalhos é uma exigência da Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, popularmente conhecida como a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Junji defende modernização dos portos


Junji defende modernização dos portos
Segundo deputado, novo modelo é emergencial para sanear estrutura, defasada há mais de 50 anos e agravada pela má gestão, altos custos e inchaço funcional calcado em apadrinhamentos  



É preciso empreender todos os esforços para viabilizar a modernização dos portos brasileiros que colecionam deficiências em detrimento dos processos de importação e exportação, comprometendo os avanços do País na busca de uma economia estável e trazendo prejuízos diretos à população. A opinião é do deputado federal Junji Abe (PSD-SP) que defendeu o diálogo e campanhas de esclarecimento sobre a chamada MP dos Portos (Medida Provisória 595/2012), editada pelo governo federal com a finalidade de abrir o setor portuário para mais investimentos privados.

“Somos contra o sistema arcaico de administração direta dos portos pelo poder público. Com as ferramentas do diálogo, exposições, seminários e debates, temos de esclarecer a população que, muitas vezes, desinformada sobre as mazelas da estrutura, acaba apoiando uma pequena parcela de trabalhadores portuários insatisfeitos com a mudança de modelo, sem perceber que a vítima real e imediata desse processo obsoleto são os próprios brasileiros, obrigados a pagar pelos desmandos no setor”, discursou Junji nesta terça-feira (26/02/2013), em reunião da FPA – Frente Parlamentar em Defesa da Agropecuária. 

Junji foi categórico em afirmar que, “como dispõe claramente a MP, todos os direitos dos trabalhadores dos atuais portos serão respeitados e mantidos”. Uma política diferenciada para as relações trabalhistas só poderá ser aplicada nas novas estruturas por meio da PPP – Parceria Público-Privada. Ele reclamou do oportunismo de entidades representativas de empregados portuários que, empenhadas em assegurar os próprios privilégios, ameaçam e efetivam greves. “Com o falso argumento de extinção de direitos adquiridos, se baseiam no empreguismo e no imperialismo internacional para fraudar a bandeira, mais uma vez, contra o processo de privatização, na tentativa de sepultar a modernização dos portos”.

Ancorado em pesquisas e estatísticas, Junji observou que os portos brasileiros, administrados pelo governo, apresentam custos, no mínimo, quatro vezes maiores em relação aos similares privados em funcionamento no Brasil. A situação reflete a má gestão da máquina pública que também se faz presente nas estatais. “Centenariamente, o modelo dos portos brasileiros é de administração direta da União. Daí, a precariedade das operações, com desmandos, corporativismo, altíssimos custos, total falta de agilidade e inchaço funcional decorrente de apadrinhamento de pessoal sem qualificação”, denunciou e arremessou: “É uma estrutura paternalista ao extremo onde todos os elos da cadeia produtiva da administração portuária fazem questão de mamar nas tetas do governo”.

A contundente manifestação de Junji ganhou aplausos de integrantes da bancada ruralista, presentes à reunião da FPA, comandada pelo deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS). O presidente da frente, Homero Pereira (PSD-MT), está licenciado por 60 dias, em razão de problemas de saúde. O grupo é favorável à MP 595/2012, como instrumento para modernização do sistema portuário.

Ao destacar a importância do aperfeiçoamento do sistema portuário para a economia brasileira, Junji lembrou que os portos são o início e o fim de todo processo de importação e exportação. “A estrutura que temos já não servia para o País há 50 anos. Imagine, agora, após a altíssima competitividade do mercado internacional, em função da globalização em que o Brasil se inseriu, tardiamente, na década de 90”.

Presidente da Pró-Horti – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros, Junji evidenciou a lentidão das operações de carga e descarga nos portos brasileiros. “Os navios ficam ancorados por cerca de 14 dias, o que gera prejuízos da ordem de R$ 13 bilhões”, criticou e completou que, nas estruturas internacionais, o prazo médio de espera é de 14 horas.

Também participaram da reunião da FPA os deputados Abelardo Lupion (DEM-PR), Valdir Colatto (PMDB-SC), Moreira Mendes (PSD-RO), Giovanni Queiroz (PDT-PA), Marcos Montes (PSD-MG), Vilson Covatti (PP-RS), Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR), Dilceu Sperafico (PP-RR), Nelson Padovani (PSC-PR), Geraldo Simões (PT-BA), Josué Bengtson (PTB-BA), Osmar Serraglio (PMDB-PR), Celso Maldaner (PMDB-SC), Giovani Cherini (PDT-RS), Oziel Oliveira (PDT-BA) e o ex-deputado Zonta, entre outros.

Tramitação

A medida provisória (MP 595/12) que abre o setor portuário para mais investimentos privados passará por uma rodada de negociações entre os trabalhadores portuários e o governo até o próximo dia 15 de março. Até lá, não serão feitas licitações com base na norma.

O governo cedeu porque os portuários prometiam paralisações parciais que, segundo o acordo, ficarão suspensas até o dia 15. Eles discordam do tipo de contratação de empregados que poderá ser feita pelos terminais privados e temem o esvaziamento dos terminais públicos.

A MP recebeu 645 emendas dos parlamentares e está sendo analisada por uma comissão mista do Congresso, presidida pelo deputado José Guimarães (PT-CE). O relator é o senador Eduardo Braga (PMDB-AM). O expressivo número de emendas é resultado da pressão dos trabalhadores e empresários que atuam nos portos. “Precisamos modernizar o sistema portuário. Entendo que as ações do Parlamento devem estar voltadas não para derrubar a medida provisória, mas sim, para aperfeiçoá-la e garantir os imprescindíveis avanços ao setor, em benefício do País e dos brasileiros”, apregoou o deputado federal Junji Abe.


Assessoria de Imprensa