quarta-feira, 19 de junho de 2013

Vereadores de Poá recebem comissão contra o aumento da passagem

*Por Gisele Santos
Vereadores de Poá recebem comissão contra o aumento da passagem

Na ocasião foram apontados quatro encaminhamentos: O primeiro sobre a criação do conselho da juventude, o pedido sobre o giro econômico de custeio do transporte coletivo (tripartite), a realização de uma audiência pública sobre transporte e o 'passe livre'.

Os vereadores de Poá receberam na tarde desta quarta-feira (19 de junho) um grupo de manifestantes que é contrário ao aumento do valor cobrado na tarifa de ônibus pela empresa concessionária do transporte coletivo, a Radial Transportes.
O encontro teve início por volta das 14hs. Inicialmente foi feita uma explanação pelos 10 representantes da sociedade civil no que tange ao aumento e a má qualidade dos serviços prestados pela Radial.
O início das apresentações foi tomado por Marcelo Dilá, para ele a redução por si só não resolve o problema da população. “Nossa luta não é apenas pela diminuição de centavos, vai além, queremos o 'passe livre', é mais profunda do que a redução da tarifa”, ponderou.
Seguida por diversas falas, os cidadãos se revezavam entre si, para ilustrar a indignação de toda a sociedade quanto a precariedade do transporte coletivo na cidade.
Para Clayton Belchior, um dos membros da comissão, a tarifa do transporte deve ser subsidiado pelo poder público. “A Casa de Leis deve fiscalizar a tripartite: O valor que é custeado pela empresa, pela prefeitura e pela população. O ideal é haver uma empresa pública para custear o transporte”, destacou.
A acessibilidade dos coletivos também foi levantada durante a reunião.
Na ocasião foram apontados quatro encaminhamentos: O primeiro sobre a criação do conselho da juventude, o segundo deles sobre o pedido sobre o giro econômico de custeio do transporte coletivo (tripartite), o terceiro trata sobre a realização de uma audiência pública sobre transporte – com a presença do secretário municipal da pasta - no Legislativo e o quarto solicita o 'passe livre'.
O presidente da Câmara, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, se colocou à disposição do grupo e de toda a população poaense. “Nós iremos intermediar uma reunião com o prefeito para que vocês possam explanar as ideias e os benefícios que reivindicam”.
A presidente honorária do PTB, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, complementou ao dizer que a Casa de Leis não está omissa quanto as dificuldades encontradas pela população no transporte coletivo. “Não de hoje tenho levantado este debate, assim como outros vereadores. Solicitei a cópia do contrato da Radial ao Executivo, forneci outros parlamentares e aguardo agora a resposta do Executivo sobre um requerimento de minha autoria que cobra fiscalização sobre possíveis irregularidades da empresa, entre elas, a não oferta de acessibilidade”, destacou Jeruza.
O vereador Lázaro Borges (PRB) sugeriu que a comissão formalize os pedidos a serem entregues ao prefeito.
Por sua vez, o vereador Willian Ferrari (PPS), o Neno Ferrari, citou que existe um projeto de sua autoria que pede o passe livre.
Momentos antes de finalizar o encontro, o presidente Marquinhos da Indaiá informou que conseguiu marcar uma reunião com o prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, para amanhã (20 de junho) às 17hs, na prefeitura.
Os manifestantes prometem uma nova passeata para esta sexta-feira (21 de junho). O ponto de partida será a Câmara Municipal, porém o itinerário ainda não foi definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário