sexta-feira, 7 de junho de 2013

Suzano - Catarata: mais de 400 pacientes estarão operados até o final do ano, prevê secretária de Saúde

Catarata: mais de 400 pacientes estarão operados até o final do ano, prevê secretária de Saúde


A secretária de Saúde, Valéria Riccio Genovezzi Fernandes, disse hoje (7) que até o final de 2013, mais de 400 pessoas serão operadas da catarata, uma lesão ocular que ocasiona a perda gradativa da visão. A declaração foi dada em coletiva de imprensa sobre a segunda edição do Mutirão de Catarata, que será feita amanhã (8), na unidade I da Santa Casa de Misericórdia.
O intuito do Mutirão é eliminar a fila de espera e começar a atender a demanda de 2013. A primeira edição do Mutirão foi feita no mês de maio, com 110 cirurgias realizadas em pessoas que estavam aguardando de seis meses a um ano na fila. Segundo a chefe da pasta, a administração Paulo Tokuzumi, quando assumiu, se deparou com 225 casos aguardando o procedimento cirúrgico. 
“Como detectamos esse acúmulo de pacientes, decidimos fazer ações pontuais da saúde para saná-lo. Estamos trazendo o melhor material para eles, investindo em tecnologia, que vai refletir em rapidez no procedimento e na recuperação, além de qualidade de vida para os operados, que são idosos”, comentou Valéria. 
O Mutirão é possível por conta de um convênio com o governo do Estado que repassou para a Santa Casa R$ 247,6 mil em 2012 para este trabalho, e R$ 110 mil em 2011. No entanto, a intenção da Secretaria de Saúde é aumentar o número de cirurgias, readequando a gestão administrativa da pasta. No ano passado, foram operadas 246 pessoas e a previsão para este ano é dobrar o total de pessoas com o problema sanado. 
Do mês de junho até dezembro, deverão ser operadas de 50 a 60 pessoas com catarata por mês. A secretária disse que, no mês de outubro, já deverão começar a ser atendidos os pacientes que entraram na fila este ano. A intenção é fazer que, zerando a demanda dos anos anteriores, os pacientes passem a esperar somente um mês e meio para realizar o procedimento. 
Cirurgia
A cirurgia de catarata, segundo o médico responsável pelo Mutirão, Paulo Roberto Setokuchi, é intra-ocular, ou seja, dentro do olho. A lesão acontece no cristalino, que é uma lente natural escurecida ao longo dos anos. Precisa haver a substituição dessa lente por uma artificial. “Faremos cirurgias com novas lentes, dobráveis, que possibilitam um corte menor no olho, portanto, uma recuperação mais rápida, porque não precisa suturar”, explica. Antigamente, as cirurgias com lentes convencionais faziam com que a alta médica fosse dada em 60 dias. Agora, com as lentes dobráveis, a alta é em 15 dias. 
A cirurgia leva dez minutos e a anestesia está sendo feita com um colírio, e não mais com injeção. Isso faz com que o paciente saia da mesa de operação já enxergando. “Suzano é um município amigo do idoso. Além das ações pela visão, damos também treinamento para agentes de saúde que visitam casas, para que dêem instruções de adaptações mobiliárias a quem tem idosos em casa, evitando quedas e ferimentos”, finalizou a secretária. 
A segunda edição do Mutirão de Catarata acontece amanhã, a partir das 7 horas e se estende até o final da tarde. Os encaminhamentos para as cirurgias acontecem a partir dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 
Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário