quarta-feira, 19 de junho de 2013

Vereador defende implantação de Polo Cultural Nordestino em Poá

*Por Gisele Santos

Vereador defende implantação de 
Polo Cultural Nordestino em Poá


Na busca por políticas sérias e que de fato sejam eficazes para o município, o vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, busca resgatar e reformular as atividades que valorizam a cultura da cidade.
Esse foi um dos pontos ressaltados pelo vereador em três indicações apresentadas durante as últimas sessões da Câmara Municipal de Poá.
Atento às questões sobre a valorização da Cultura Urbana Edinho do Kemel propôs ao Executivo a implantação de um Polo Cultural Nordestino na cidade.
A justificativa do parlamentar visa atender a necessidade, uma vez que, hoje em São Paulo residem mais de 5 milhões de pessoas migradas de outros estados do nordeste do Brasil.
Para o vereador, a reformulação do acesso da população à cultura deve respeitar a vocação de cada localidade. Diante disso, Edinho do kemel ressalta a importância da iniciativa da sobre o desenvolvimento de projetos, como os de Polos de Cultura, considerando o complexo social de Poá e as diversas vocações artísticas e culturais de cada bairro.
O projeto visa garantir a liberdade de expressão, criação, fruição artísticos culturais, sobre a garantia ao direito à diversidade cultural, dos direitos humanos, o acesso e à democratização à cultura.
O objetivo será aumentar progressivamente a construção de novas unidades por todo território poaense.
Nos Polos de Cultura, os cursos e as ações culturais poderão movimentar a vida daqueles que residem nestas comunidades. As atividades englobam diversos cursos (dança, teatro, artes plásticas, artesanatos, fotografia, vídeo, música, culinária e etc.). “A intenção é garantir o acesso à cultura de forma plena”, disse Edinho.

Roda São Paulo
Com o objetivo de ampliar o acesso da população à produtos culturais de qualidade e ajudar a redistribuir as grandes concentrações de turistas pela cidades vizinhas a grandes eventos e com baixo custo, o parlamentar indicou ao chefe do Executivo poaense que o município seja inserido no Programa Roda São Paulo.

Circuito Cultural Paulista

Outro apontamento pede que a cidade seja incluído no Circuito Cultural Paulista. Para o legislador, a ação se faz necessária para que a população tenha acesso gratuito a eventos culturais, tais como, turnês , espetáculos de circo, teatro, dança e música para as cidades do interior e litoral paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário