sexta-feira, 7 de junho de 2013

Câmara de Poá aprova convênio que permite construção da Perimetral

*Por Gisele Santos

Câmara de Poá aprova convênio que permite construção da Perimetral

Durante sessão vereadores aprovaram projeto para implantação de um Corredor de Transporte Coletivo de Passageiros sobre Pneus, para interligar os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos e Poá


Em breve a região irá contar com uma nova opção de interligação entre as cidades. Prova disso é que em Poá, o projeto que permite a implantação da BRT Perimetral Alto Tietê foi abonada pelos vereadores durante a última sessão realizada ontem (04 de junho). O documento foi aprovado em primeira votação e deve voltar ao plenário para uma segunda deliberação.
Durante a discussão do Projeto de Lei 045/2013, os parlamentares fizeram alguns apontamentos.
A presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis fez alguns apontamentos ressalvas. “Sou favorável ao projeto. Porém, com ressalvas, uma delas, por exemplo, é que até hoje não recebi resposta dos questionamentos levantados durante audiência pública nesta Casa.”
Para a petebista, a minuta do projeto precisa ser revista. “Como aprovar um projeto que prevê um termo de cooperação e não especifica o tempo exato a ser firmado? A minuta não tem objeto claro e preciso e não podemos aprová-la as escuras. É preciso citar o trecho exato que ao corredor deve atingir na cidade”. Para finalizar a vereadora revelou que irá oficiar a EMTU para que seja encaminhado à Câmara o plano de ação citado durante audiência pública.
O vereador Giancarlo Lopes (PR), o Gian Lopes, cogitou a possibilidade de uma nova audiência. “Os moradores do bairro Cidade Kemel estão preocupados com possíveis desapropriações, sou favorável, mas essa questão é preocupante para que não ocorra como houve com o Rodoanel”, ponderou o republicano.
O terceiro secretário da Câmara Municipal, Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, pediu agilidade ao presidente do Legislativo, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, para a criação da Comissão de acompanhamento das obras.
Para o parlamentar, a ação é necessária por conta do traçado do empreendimento que irá cortar a cidade, próximo ao Córrego Três pontes, na divisa de Poá. “É preciso acompanhar de perto a execução das obras, ter conhecimento sobre o impacto que deve causar em nosso município. Outro ponto que merece atenção é a questão ambiental, já que a obra deve margear o córrego”, justificou.

A obra
Com a implantação da Perimetral Alto Tietê, os percursos estarão mais rápidos com redução de cerca de 28% no tempo de viagem ou aproximadamente 20 minutos.
Em Poá, por exemplo, o empreendimento permitirá ainda a adequação e modernização do Terminal Cidade Kemel, local esse que será um dos quatro terminais em toda a extensão aproximada em 21 quilômetros interligados nas cidades.

Segundo informações da EMTU, não existe hoje o projeto funcional do trecho que cortará a cidade, mas este deve ser contratado em breve em conjunto com o projeto básico, por esse motivo, não há detalhes sobre o traçado, que poderá sofrer alterações.

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