segunda-feira, 3 de junho de 2013

Jeruza Reis, Diogo Pernoca e Gian Lopes são eleitos os vereadores mais atuantes de Poá

*Por Gisele Santos

Jeruza Reis, Diogo Pernoca e Gian Lopes são eleitos os vereadores mais atuantes de Poá


Os vereadores Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), Diogo Reis da Costa (PRTB) e Gian Lopes (PR), de Poá, irão receber, no próximo dia 21 de Junho, em São Paulo, a Medalha dos Inconfidentes - Mérito Eleitoral, a chamada Medalha Tiradentes. O prêmio será concedido pelo Instituto Tiradentes, de Viçosa, Minas Gerais, que promoveu pesquisa de opinião pública realizada no Estado de São Paulo, por amostragem, via consultas telefônicas aos munícipes, entre os dias de 19 de abril e 17 de maio.
O principal objetivo da iniciativa é identificar em todas as 645 cidades do Estado de São Paulo os representantes do Poder Legislativo mais ativos, segundo o voto popular.
Em Poá, a presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis contabilizou 276 votos, conquistando, assim, a primeira colocação. Diogo Pernoca ficou em segundo lugar com 264 votos, seguido por Gian Lopes, com 237, o que lhe garantiu a terceira posição.

Os parlamentares eleitos como mais atuantes do Estado de São Paulo, segundo o instituto mineiro, participarão no dia 21 de junho do "70º Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais". O encontro será promovido no auditório do Hotel Century Paulista (rua Teixeira Silva, 647, Paraíso), na capital paulista.

Como conquistou no voto popular a primeira colocação entre os 17 vereadores de Poá, Jeruza Reis vai receber o "Colar de Ouro". Diogo Pernoca, que ficou na segunda colocação, será outorgado com o "Colar de Prata", seguido de Gian Lopes, que receberá o "Colar de Bronze". Esta é a 70º campanha realizada pelo Instituto Tiradentes desde 2003 para chegar aos nomes dos edis com maior representatividade no Brasil.

Segundo o instituto, a eleição entre os vereadores é realizada de forma segura e indevassável, ou seja, é blindada de possíveis fraudes. Antes de receberem a Medalha dos Inconfidentes - Mérito Eleitoral, os parlamentares mais votados passam por uma espécie de investigação, que leva em consideração suas trajetórias. Caso seja identificada alguma irregularidade na vida política do vereador, o prêmio não é repassado.

Apesar de a enquete se basear na opinião angariada por intermédio de uma só plataforma, ou seja, via pesquisa telefônica, Jeruza acredita que o efeito da pesquisa liderada pelo Instituto Tiradentes traz ainda mais motivação aos representantes do Poder Legislativo. Segundo a petebista, os munícipes ouvidos via telefone ostentam inerente parcela do eleitorado poaense o que torna de suma importância sua opinião no que diz respeito ao trabalho empreendido na cidade:

"A pesquisa do instituto só vem somar não para nós parlamentares, mas para toda a população poaense que acompanha as atividades legislativas e reconhece que nosso trabalho é feito com exatidão e em prol do município, sem dúvida é gratificante”.


Missão

O Instituto Tiradentes tem sede em Viçosa, Minas Gerais, e tem como objetivos promover o debate interdisciplinar sobre os desafios que o Brasil enfrenta na busca do desenvolvimento sustentável e na promoção de novas agendas de políticas públicas alinhadas com os ideais de democracia, do multilateralismo, da integração internacional e da paz.

Por meio de eventos, como seminários, mesas-redondas, palestras, debates e cursos, além da divulgação de pesquisas e publicações, a entidade estimula o diálogo entre intelectuais, empresários, políticos e jornalistas sobre política, economia e área social.

A missão do instituto é contribuir para a valorização da cidadania, para o aperfeiçoamento da gestão pública, segundo os princípios da inovação, da ética e da probidade administrativa, estimular e apoiar iniciativas de ação comunitária e difundir o ideário de Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, para as novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário