quarta-feira, 12 de junho de 2013

“Arte na Praça” será realizada em Suzano no próximo dia 21

“Arte na Praça” será realizada em Suzano no próximo dia 21

Música, teatro, vídeo e até circo. É o que promete o que vai acontecer no próximo “Artes na Praça”, dia 21. E tudo gratuito, das 17h30 às 21h30, na Praça João Pessoa, Centro de Suzano. O evento, promovido pelo SESC (Circuito SESC de Artes) com o apoio da Secretaria de Cultura de Suzano, “contribui para o acesso mais direto da população com as mais diferentes linguagens da arte”, segundo observação feita pelo professor Suami Paula de Azevedo, secretário de Cultura.

Ainda segundo Suami, “o Projeto Circuito SESC de Artes tem como objetivo democratizar o acesso aos bens culturais, promover a circulação de trabalhos artísticos de qualidade nas diferentes linguagens e a formação de platéias”. E mais: Suami acrescenta que “toda programação acontece em praças, parques e centros culturais para reforçar a ideia de que o espaço público é um espaço de convivência e de encontro”.

Programação
Kinematos, da Companhia manoAmano, da Argentina, dá início ao evento com a encenação de um homem aparentemente entediado. Desafiado por uma moça vestida de forma extravagante, ele executa movimentos no mastil, mastro chinês plantado no meio da cena. A partir daí, desenrola-se uma série de movimentos em que a gravidade não tem lógica e onde se encontram o refinamento do circo contemporâneo e as habilidades da linguagem de rua. 

Casos Cascudos, da Cia da Tribo, de São Paulo, trata de três casos narrados em contos pelo pesquisador Câmara Cascudo, encenados pela Companhia da Tribo: “As Perguntas de Dom Lobo”, um viajante que ouve de um velho a história de um reino bonito, mas sem habitantes; “A Moça da Figueira”, sobre as relações conturbadas entre uma moça e sua madrasta, na ausência do pai; e “A Moça da Vela”, que costumava ficar na janela e que, ao receber vela de um desconhecido passa a viver coisas assombrosas. A montagem utiliza técnicas de manipulação de bonecos, ao ritmo de canções populares.

Imagens e releituras
Em CinE-Embolada, o VJ Trach (Pedro Marques, de São Paulo) perambula pela cidade e grava material em vídeo, que depois é musicado pela dupla de emboladores Peneira e Sonhador. As imagens da cidade são editadas e ganham complemento de cenas do cinema mudo, criando novas leituras. O vídeo final é apresentado no palco, com os emboladores cantando ao vivo. 

Releituras de cenas e situações clássicas dos cômicos populares com recursos da tradição circense, pelo ator Pepe Nuñez, espanhol radicado no Brasil, oferece um cardápio com música, mágica, malabarismo e jogos coletivos, criando um espaço para brincadeiras e interação, levando todos a rir de situações irreverentes, descontraídas e ingênuas. 

O rapper Rashid divide o palco com a banda Projeto Nave e apresenta repertório do seu terceiro disco, “Que Assim Seja”, com rimas sobre o país, a política, a amizade, o amor e a própria música. 

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário