sexta-feira, 21 de junho de 2013

Câmara de Poá homenageia dia da Imigração Japonesa no Brasil

*Por Gisele Santos

Câmara de Poá homenageia dia da Imigração Japonesa no Brasil
Documento foi deliberado durante sessão da última terça-feira, 18 de junho



Exatamente 105 anos após a chegada do navio Kasatu Maru no Porto de Santos (SP), em 18 de junho de 1908, a Câmara Municipal de Poádeliberou um requerimento de Votos de Congratulações e Aplausos em comemoração alusiva ao aniversário da Imigração Japonesa no Brasil, durante a última sessão, dia 18.
A iniciativa é da presidente do PSD de Poá, vereador Mário Massayoshi Kawasima, o Mário Sumirê.
Sumirê prestou homenagem a toda a comunidade nipônica em nome de Fumio Nakamura, presidente da Associação Nipo Brasileira de Poá.
Para o vereador, “o objetivo da comemoração é valorizar a cultura japonesa para manter e consolidar a cultura e os costumes do Japão na comunidade nipo-brasileira", ressaltou.
O legislador ressaltou que “os japoneses que chegaram ao Brasil há 105 anos, contribuíram muito para o desenvolvimento do Brasil, São Paulo e algumas regiões especiais do nosso Estado”, destacou. O vereador também lembrou a cultura e a culinária japonesa, hoje muito presentes na vida de todos os brasileiros.

Imigração
A imigração japonesa no Brasil teve início em 18 de junho de 1908 com a vinda de 733 pessoas que compunham 165 famílias de agricultores e mais 48 pessoas que vieram sem os seus familiares, perfazendo um total de 781 pessoas a bordo do vapor "Kasato-Maru", que aportou às 09:30 horas no cais nº 14, atualmente armazém 16, no Porto de Santos. Permaneceram por alguns dias na Hospedaria dos Imigrantes, atual Museu do Imigrante, na Capital, antes de seguir viagem para as fazendas de café no interior do Estado de São Paulo e outros estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário