quinta-feira, 20 de junho de 2013

Meio Ambiente vai plantar 300 mudas de árvores nesta sexta-feira



Meio Ambiente vai plantar 300 mudas de árvores nesta sexta-feira

Processo de arborização em Ferraz de Vasconcelos entrará na segunda etapa, com o cultivo de vegetação nas escolas municipais e estaduais da cidade; expectativa do governo do prefeito Acir Filló é plantar 2 mil árvores em todo o município



Em continuidade ao processo de arborização que está sendo desenvolvido em Ferraz de Vasconcelos, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente fará o plantio nesta sexta-feira (21 de junho) de mais de 300 mudas de árvores nativas. Desta vez, a atividade será desenvolvida em duas escolas da rede municipal. Além do secretário de Meio Ambiente, Clóvis Caetano, a ação deverá contar com a participação do chefe do Poder Executivo ferrazense, Acir Filló, do vice-prefeito e secretário municipal de Habitação, José Izidro Neto, e de vereadores da cidade. 
A previsão é que amanhã sejam plantadas em cada instituição de ensino 150 mudas. Na parte da manhã, a partir das 10 horas, a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (Emeif) “Sylvia da Silveira de Martini”, Vila Santa Margarida, vai receber a equipe do Meio Ambiente de Ferraz. Já às 14h30, será a vez da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) ”Maria Margarida Figueiredo” ser contemplada com o cultivo de mudas.
Segundo Caetano, o processo de arborização, que teve início em abril em Ferraz, tem o objetivo de embelezar o município e, ao mesmo tempo, torná-lo ecologicamente correto, com direito a espaços verdes e, consequentemente, melhoria do ar da cidade:
“Estamos realizando uma ação jamais vista em Ferraz. O principal objetivo do governo do prefeito Acir Filló, na seara da Secretaria de Verde e Meio Ambiente, é proteger, preservar e conscientizar a população a agir de forma sustentável. Agora, Ferraz será uma cidade arborizada e mais bonita. Em abril, demos início à ação no Nosso Recanto, o coração verde de Ferraz. Agora, vamos começar o plantio nas escolas da cidade, não apenas as que são geridas pela prefeitura, mas, também, as estaduais”, adianta Caetano, que é bacharel em Direito.
Diversos tipos de mudas de árvores nativas serão plantadas nas duas escolas da rede municipal amanhã, como ipê roxo, angico, auracária, pata de vaca e secepiruna. Na oportunidade, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente também vai sanar dúvidas da comunidade escolar quanto ao tema, ao passo em que vai promover um trabalho de conscientização ambiental. Serão distribuídos, inclusive, folhetos ilustrativos para alunos e professores.

Mais verde

Ao todo, a Prefeitura de Ferraz pretende plantar no município 2 mil árvores no decorrer de 2013. O processo de arborização teve início em abril, no Parque Municipal Nosso Recanto (avenida Lourenço Paganucci, 1.133, Jardim Pérola). Até o momento, foram cultivadas 200 mudas, com o objetivo de compensar as 28 vegetações do tipo pinus que foram retiradas do espaço. A supressão foi feita pela própria municipalidade. As árvores, com aspecto áspero e quebradiço, ocas e tomadas por cupins, apresentavam risco natural de queda, podendo, inclusive, causar acidentes.
Entre frutíferas e não-frutíferas, foram plantadas no Nosso Recanto laranja bahia, limoeiro, tangerina pokan, goiabeira, pitangueira, pereira, jabuticabeira, quaresmeira, ipê amarelo, sibipiruna, chapéu de sol, palmeira e macieira.
Segundo Caetano, esse trabalho de arborização também será estendido às regiões próximas aos córregos que já receberam serviço de desassoreamento por parte da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, como Vila São Paulo, Martinelli, das Flores, Ayda, Vila Correia e Tanque Velho. O cultivo ainda será desenvolvido no centro da cidade. A ação ainda não tem data para ter início. Sabe-se, contudo, que serão plantadas no coração de Ferraz álamos. Trata-se de uma vegetação de porte médio a grande, de crescimento rápido e que tem copa densa. De qualidade ornamental, esta árvore é muito comum na Europa. O cultivo será feito em vasos.
“Nos córregos, a finalidade é melhorar a qualidade da água. Num futuro próximo, ainda queremos investir no cultivo de mudas nas praças de nosso município”, complementa Caetano.
Para o prefeito de Ferraz, Acir Filló, o trabalho de arborização é de extrema importância, principalmente no ambiente escolar:
“É válido que as crianças e jovens mantenham esse contato com a natureza, com um ambiente arborizado. Além disso, temos como meta utilizar instrumentos que facilitem o acesso dos estudantes ao universo das árvores nativas e de suas origens”, finaliza o gestor tucano.

Secom Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário