*Por Gisele Santos
Vereadores
de Poá participam de audiência pública sobre Implantação da
Perimetral Alto Tietê
Estimada
em R$ 200 milhões, trajeto terá paradas a cada 670 metros e obra
começará no 2º semestre de 2014
Michel Meusburger
A
Câmara Municipal de Poá foi palco de uma audiência pública na
manhã desta quarta-feira (03 de abril) realizada pela Empresa
Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (EMTU).
O
evento contou
com a presença de vereadores, do
prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, do Diretor
Presidente da EMTU, Joaquim Lopes, do Diretor de Gestão Operacional,
Evandro Luiz Lossacco e, entre outros, Paulo de Leão, responsável
pela apresentação do projeto.
O
projeto já foi apresentado em Arujá, Itaquaquecetuba e Ferraz de
Vasconcelos, sendo Poá a última cidade.
A
BRT Perimetral Alto Tietê, um
corredor metropolitano que
ligará as cidades de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá
e Poá, irá beneficiar 890 mil habitantes, contará com 67
veículos circulando e no trecho 2, que compreende Poá terá 8
estações (ainda a definir) a cada 670 metros.
Chamado
de Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus), os veículos
rodarão sobre piso de concreto e terão locais para ultrapassagens
entre os pontos do trajeto. O corredor que ligará quatro cidades da
região já foi apresentado em outros município, sendo o último
Poá.
Com
a implantação da Perimetral Alto Tietê, os percursos estarão mais
rápidos com redução de cerca de 28% no tempo de viagem ou
aproximadamente 20 minutos.
Em
Poá, por exemplo, o empreendimento permitirá ainda a adequação e
modernização do Terminal Cidade Kemel, local esse que será um dos
quatro terminais em toda a extensão aproximada em 21 quilômetros
interligados nas cidades.
Segundo
informações da EMTU, não existe hoje o projeto funcional do trecho
que cortará a cidade, mas este deve ser contratado em breve em
conjunto com o projeto básico, por esse motivo, não há detalhes
sobre o traçado, que pode rá sofrer alterações.
O
Corredor estará conectado às Linhas 11 - Coral e 12 – Safira da
CPTM, além do futuro Corredor Metropolitano Leste (Mogi – SP). Em
que futuramente, o empreendimento, batizado de Perimetral Alto Tietê,
também fará interligação com o corredor Jacú-Pêssego, dando
acesso direto aos municípios de São Bernardo do Campo, São Caetano
e Santo André.
Durante
a audiência, os vereadores questionaram a EMTU sobre as
intervenções.
A
presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco
Reis questionou as áreas qual método será utilizado para as
desapropriações para a implantação da Perimetral. “O
questionamento se faz necessário, uma vez que temos outro
empreendimento em andamento na região, o Rodoanel que trouxe
prejuízo aos poaenses, no que diz respeito às desapropriações,
apesar de alguns moradores que tiveram o valor revisto pela SPMar,
após solicitação desta vereadora, ainda não foi suficiente e não
atingiu o valor adequado”. Em resposta, a EMTU garantiu que caso
sejam necessárias desapropriações, será utilizado como método o
valor de mercado.
O
vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel,
solicitou informações a respeito das alterações que serão feitas
no Terminal Cidade Kemel, porém devido a falta do projeto executivo
ainda não é possível delinear tais intervenções, segundo a EMTU.
O
vereador Antonio Nobre Ramos (PDT), o Marquinhos Mecânico,
questionou se caso houvesse incentivo no uso de transporte público,
se o proprietário do veículo poderia ter desconto no IPVA, em
resposta, a EMTU disse que a sugestão deve ser encaminhada a
secretaria competente.
Já
o vereador José Ricardo Massa (PP), o Ricardo Massa, questionou o
destino dos impostos a serem gerados pela empresa, a EMTU informou
“que por se tratar de uma empresa intermunicipal ão cabe o
pagamento de ISS e está isenta de ICMS estadual, mas haverá
recolhimento de ISS ao município dentro das obras realizadas nos
limites territoriais”.
Perimetral Alto Tietê
O
Corredor BRT Perimetral Alto Tietê tem por objetivo o
desenvolvimento regional e substantiva melhora na qualidade de vida
dos cidadãos. Com dois terminais a serem construídos, Arujá e
Ferraz de Vasconcelos, e duas Estações de Transferência (Parque e
Monte Belo), o empreendimento está inserido nas áreas 3 e 4 de
concessão da EMTU/SP (eixos nordeste e leste), de grande
concentração populacional e servidas por três importantes
rodovias: Fernão Dias, Dutra e Ayrton Senna. Serão atendidas as
cidades de Arujá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.
Estágio
atual: projeto funcional concluído nos trechos 1 e
2.
Contratação dos Projetos Básicos e Executivo: 1ºsemestre de 2014
Previsão de Início das Obras: 2º semestre de 2014
Previsão de Conclusão das Obras: 18 meses
Contratação dos Projetos Básicos e Executivo: 1ºsemestre de 2014
Previsão de Início das Obras: 2º semestre de 2014
Previsão de Conclusão das Obras: 18 meses
Dados
Gerais• Extensão total: 20,91 Km
• Demanda diária prevista:41,6 mil usuários/dia
• Integração física: Linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da CPTM
• Demanda diária prevista:41,6 mil usuários/dia
• Integração física: Linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da CPTM
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