quinta-feira, 4 de abril de 2013

Vereadores de Poá participam de audiência pública sobre Implantação da Perimetral Alto Tietê

*Por Gisele Santos 

Vereadores de Poá participam de audiência pública sobre Implantação da Perimetral Alto Tietê

Estimada em R$ 200 milhões, trajeto terá paradas a cada 670 metros e obra começará no 2º semestre de 2014

                                                                                                      Michel Meusburger

A Câmara Municipal de Poá foi palco de uma audiência pública na manhã desta quarta-feira (03 de abril) realizada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (EMTU).
O evento contou com a presença de vereadores, do prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, do Diretor Presidente da EMTU, Joaquim Lopes, do Diretor de Gestão Operacional, Evandro Luiz Lossacco e, entre outros, Paulo de Leão, responsável pela apresentação do projeto.
O projeto já foi apresentado em Arujá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, sendo Poá a última cidade.
A BRT Perimetral Alto Tietê, um corredor metropolitano que ligará as cidades de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e Poá, irá beneficiar 890 mil habitantes, contará com 67 veículos circulando e no trecho 2, que compreende Poá terá 8 estações (ainda a definir) a cada 670 metros.
Chamado de Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus), os veículos rodarão sobre piso de concreto e terão locais para ultrapassagens entre os pontos do trajeto. O corredor que ligará quatro cidades da região já foi apresentado em outros município, sendo o último Poá.
Com a implantação da Perimetral Alto Tietê, os percursos estarão mais rápidos com redução de cerca de 28% no tempo de viagem ou aproximadamente 20 minutos.
Em Poá, por exemplo, o empreendimento permitirá ainda a adequação e modernização do Terminal Cidade Kemel, local esse que será um dos quatro terminais em toda a extensão aproximada em 21 quilômetros interligados nas cidades.
Segundo informações da EMTU, não existe hoje o projeto funcional do trecho que cortará a cidade, mas este deve ser contratado em breve em conjunto com o projeto básico, por esse motivo, não há detalhes sobre o traçado, que pode rá sofrer alterações.
O Corredor estará conectado às Linhas 11 - Coral e 12 – Safira da CPTM, além do futuro Corredor Metropolitano Leste (Mogi – SP). Em que futuramente, o empreendimento, batizado de Perimetral Alto Tietê, também fará interligação com o corredor Jacú-Pêssego, dando acesso direto aos municípios de São Bernardo do Campo, São Caetano e Santo André.
Durante a audiência, os vereadores questionaram a EMTU sobre as intervenções.
A presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis questionou as áreas qual método será utilizado para as desapropriações para a implantação da Perimetral. “O questionamento se faz necessário, uma vez que temos outro empreendimento em andamento na região, o Rodoanel que trouxe prejuízo aos poaenses, no que diz respeito às desapropriações, apesar de alguns moradores que tiveram o valor revisto pela SPMar, após solicitação desta vereadora, ainda não foi suficiente e não atingiu o valor adequado”. Em resposta, a EMTU garantiu que caso sejam necessárias desapropriações, será utilizado como método o valor de mercado.
O vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, solicitou informações a respeito das alterações que serão feitas no Terminal Cidade Kemel, porém devido a falta do projeto executivo ainda não é possível delinear tais intervenções, segundo a EMTU.
O vereador Antonio Nobre Ramos (PDT), o Marquinhos Mecânico, questionou se caso houvesse incentivo no uso de transporte público, se o proprietário do veículo poderia ter desconto no IPVA, em resposta, a EMTU disse que a sugestão deve ser encaminhada a secretaria competente.
Já o vereador José Ricardo Massa (PP), o Ricardo Massa, questionou o destino dos impostos a serem gerados pela empresa, a EMTU informou “que por se tratar de uma empresa intermunicipal ão cabe o pagamento de ISS e está isenta de ICMS estadual, mas haverá recolhimento de ISS ao município dentro das obras realizadas nos limites territoriais”.

Perimetral Alto Tietê

O Corredor BRT Perimetral Alto Tietê tem por objetivo o desenvolvimento regional e substantiva melhora na qualidade de vida dos cidadãos. Com dois terminais a serem construídos, Arujá e Ferraz de Vasconcelos, e duas Estações de Transferência (Parque e Monte Belo), o empreendimento está inserido nas áreas 3 e 4 de concessão da EMTU/SP (eixos nordeste e leste), de grande concentração populacional e servidas por três importantes rodovias: Fernão Dias, Dutra e Ayrton Senna. Serão atendidas as cidades de Arujá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.

Estágio atual: projeto funcional concluído nos trechos 1 e 2.
Contratação dos Projetos Básicos e Executivo: 1ºsemestre de 2014
Previsão de Início das Obras: 2º semestre de 2014
Previsão de Conclusão das Obras: 18 meses

Dados Gerais• Extensão total: 20,91 Km
• Demanda diária prevista:41,6 mil usuários/dia
• Integração física: Linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da CPTM


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