terça-feira, 30 de abril de 2013

Vacinação contra a gripe em Ferraz acontece até 10 de maio



Vacinação contra a gripe em Ferraz acontece até 10 de maio
                                                                                              Will de Oliver


A exemplo de outras cidades brasileiras, Ferraz de Vasconcelos também prorrogou o prazo da “Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe”. Até o dia 10 de maio (sexta-feira), a dose será disponibilizada, gratuitamente, nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Em duas semanas de ação, o município vacinou 11.816 pessoas. A expectativa é que, até o fim da campanha, 18 mil pessoas recebem a dose que protege contra o vírus influenza.

Em sua 15ª edição, a ação teve início em todo o País no dia 15 de abril (segunda-feira). Num primeiro momento, ela terminaria em 26 de abril (sexta-feira). No entanto, a baixa adesão por parte da população fez com que o Ministério da Saúde decidisse prorrogar o prazo, que, agora, é 10 de maio. Em Ferraz, por exemplo, as imunizações feitas até o momento correspondem a 51% do público-alvo, segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A vacinação contra o vírus que causa a gripe é destinada a gestantes, idosos com mais de 60 anos, indígenas, pessoas privadas de liberdade, mulheres que tenham dado a luz nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses até 2 anos, profissionais da área da saúde (enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, veterinários, protéticos, auxiliares de consultório, esteticistas etc), bem como doentes crônicos e obesos.

O grupo prioritário representa em torno de 23 mil pessoas em Ferraz. Com a imunização de quase 12 mil até o momento, a municipalidade espera chegar a 85% do total (18 mil) até o dia 10 de maio. A vacina contra a gripe é oferecida nas 13 UBSs da cidade, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A aplicação é gratuita. Quem não se enquadra no público-alvo deverá procurar pela dose na rede básica após o término da campanha nacional.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, a procura pela vacina continua no mesmo ritmo registrado no início da ação, há pouco mais de duas semanas. Ele lembra, também, que o município adquiriu uma porcentagem a mais de doses para oferecer aqueles que não fazem parte do grupo prioritário, que, segundo o Ministério da Saúde, está mais suscetível a desenvolver a doença:

“Batemos na tecla da prevenção. Quantas pessoas não são prejudicadas nos estudos ou no trabalho porque não conseguem sair de suas casas por conta da gripe? Fora os remédios que precisam ser administrados e todo o mal-estar causado pela doença. Quem não recebeu a dose, deve procurar a UBS mais próxima de sua casa. A vacina protege durante um ano. Com a prorrogação da campanha, esperamos atingir nossa meta, que é de 85%”, observa o gestor.

Preocupado com a saúde pública e comprometido com as ações que promovam à prevenção, o prefeito de Ferraz, Acir Filló, já recebeu a dose da vacina e vem acompanhando de perto os trabalhos empreendidos nos postos de saúde:

“É importante que a população procure as UBSs para receber a vacina, que é de graça. Prevenir ainda é o melhor remédio. A vacina está à disposição das pessoas que se encaixam no grupo prioritário, neste primeiro momento. Até o dia 10 de maio, pretendemos vacinar em Ferraz este público-alvo. Queremos chegar ao máximo de cobertura possível”, destaca o político.

Secom Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário