terça-feira, 30 de abril de 2013

Prefeitura vai instalar 400 lixeiras em Ferraz



Prefeitura vai instalar 400 lixeiras em Ferraz

Recipientes serão dispostos na malha central e nos bairros da cidade dentro das próximas semanas; posteriormente, serão inseridas cerca de 200 lixeiras ecológicas, que facilitam a coleta seletiva de plásticos, de vidro, de metal e de papel



Até o final de junho deste ano, Ferraz de Vasconcelos vai ganhar 400 lixeiras. Por determinação do prefeito Acir Filló, a ação está sendo planejada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e, num primeiro momento, vai contemplar a instalação de recipientes confeccionados em plástico comum. Posteriormente, serão inseridas na cidade as lixeiras ecológicas, que facilitam a coleta seletiva de plásticos, de vidro, de metal e de papel.

De acordo com o secretário de Verde e Meio Ambiente, o bacharel em Direito Clóvis Caetano, a priori é que as quatro centenas de lixeiras comecem a ser implementadas no centro e nas avenidas principais da cidade dentro das próximas semanas e, em seguida, cheguem aos bairros, inclusive nos pontos periféricos. O objetivo central da ação é tornar o município mais limpo e incentivar a população a jogar nos recipientes o que já não serve mais, deixando, assim, de descartar resíduos no chão.

Segundo Caetano, a municipalidade espera receber o apoio da população quanto à iniciativa, que, em médio e longo prazos, deve criar na cidade o que o gestor denomina como “consciência ambiental”:

“Dispondo as lixeiras em Ferraz, a ideia é trabalhar a questão da ‘cidade limpa’, de fato. Não há como exigirmos da comunidade que não jogue lixo no chão, se a administração pública não incentiva e cria um mecanismo para que isso aconteça. Estamos fazendo a nossa parte, acreditando que os ferrazenses vão aderir ao projeto. Sabemos, de qualquer forma, que o avanço será gradativo”, destaca.

Num segundo momento, as lixeiras comuns que tiverem sido instaladas na malha central concederão espaço para as ecológicas, que ainda serão adquiridas pela municipalidade – cerca de 200. Confeccionadas em material colorido, os recipientes facilitam a coleta seletiva. Enquanto no invólucro verde é colocado vidro, no azul é destinado papel. Já o amarelo é ideal para o descarte de metal, e o vermelho para tudo o que é feito de plástico.

Com a separação do lixo na malha central, todo o material reciclado poderá ser destinado a catadores de resíduos e à cooperativas que atuam neste tipo de triagem.

Para Filló, a implantação das 400 lixeiras é uma das primeiras ações efetivas de seu governo relacionadas à limpeza urbana e que tornarão a cidade mais limpa e organizada. O gestor não deixa de destacar, no entanto, o mutirão realizado no início do ano para a retomada da coleta de lixo doméstico, que, na época, estava paralisada havia três meses, e a operação de limpeza e de manutenção de bueiros, de córregos e de praças que ainda estão em vigência:

“Colaborar com o meio ambiente e manter o município limpo é questão de cidadania. Parece ínfimo, mas um papel jogado no chão hoje é o que entope uma boca de lobo amanhã, dificultando a vazão das águas da chuva e facilitando enchentes. Sem contar que o que é descartado nas ruas faz com que a cidade fique feia e suja, beirando a desorganização. Após a instalação das 400 lixeiras comuns, vamos começar a trabalhar para a aquisição das ecológicas, que permitirão o reaproveitamento de materiais descartados”, complementa o chefe do Poder Executivo ferrazense.

Secom Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário