sexta-feira, 19 de abril de 2013

Licença da Cetesb autorizando a construção do piscinão de Poá é emitida

Licença da Cetesb autorizando a construção do piscinão de Poá é emitida
                                                                               Julien Pereira


O reservatório de águas pluviais de Poá, o piscinão, deve começar a ser construído em breve na Vila Romana, pois a licença necessária emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) já está pronta, conforme informou a Secretaria de Obras. A obra deve ser iniciada assim que a Caixa Econômica liberar a primeira parcela do recurso (verba).
De acordo com o secretário de Obras, Genésio Severino da Silva, o piscinão, empreendimento para solucionar o problema com enchentes na cidade deve ser concluído, assim que iniciada a obra em dois anos, conforme o cronograma. Silva afirmou ainda que a licença da Cetesb autorizando a construção do reservatório já está sendo encaminhada para a Caixa, pois este documento precisa ser apresentado a instituição financeira.
“Estamos com uma reunião agendada com a Caixa. Como a verba federal para a construção já está neste banco, ele deve liberar o recurso, junto com o aval para que os trabalhos tenham início. E isto deve acontecer muito rápido, pois o que realmente faltava era a licença da Cetesb, que já foi emitida”, explicou o secretário de Obras.
Sobre o local onde será construído o reservatório, o chefe da pasta de Obras, informou que está tudo preparado, portanto é só iniciar a obra. Segundo o projeto, o piscinão terá a capacidade de armazenar 248 milhões de litros de água, sendo que o empreendimento engloba ainda a construção de um parque linear, para compensar os impactos de uma obra desse porte. A área exigida para o piscinão ocupará aproximadamente 40 mil m² e o Parque Linear - perto de 15 mil m². A empresa vencedora da licitação foi a MWE, e inicialmente seriam investidos pouco mais de R$ 45 milhões na obra, mas segundo o diretor de Planejamento da Prefeitura Sidiclei Lessa, com os ajustes do projeto com a Caixa, o valor abaixou e o investimento para construir o piscinão será de R$ 43 milhões.
Para o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, esta obra é de extrema importância. O chefe do poder Executivo afirmou estar satisfeito com a emissão da licença, pois os esforços foram grandes por parte de sua equipe para este projeto sair: “Já fizemos diversas intervenções e obras na cidade para este fim (enchentes) e, agora, com o reservatório será mais um passo para solucionar problemas com enchentes”.

Fonte: AIPMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário