sábado, 6 de abril de 2013

“Melhorando a educação, tudo melhora”, afirma prefeito durante visita à escola


“Melhorando a educação, tudo melhora”, afirma prefeito durante visita à escola

                                                                                                                              Fernando Araújo


“Melhorando a educação, tudo melhora”. Foi essa a síntese da mensagem do prefeito Paulo Tokuzumi, no início da tarde de sexta-feira (5), à direção, aos professores, funcionários, alunos e pais de alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor “Manoel Vicente Ferreira Filho”, que fica no bairro de Vila Helena. O prefeito e a vice-prefeita, Viviane Galvão, têm ido às escolas municipais, cumprindo programa, ainda, das festividades de aniversário de Suzano, que na terça-feira (2) completou 64 anos de emancipação político-administrativa.
A escola “Professor Manoel Vicente Ferreira Filho”, inaugurada no dia 23 de junho de 2010, conta com 22 professores, 14 funcionários, entre merendeiras e inspetores de alunos, para cuidar de 440 crianças de quatro a 10 anos de idade.
“Estou muito contente de estar aqui, com vocês, nessa escola, que é a primeira que visito depois de eleito prefeito, e essa escola me traz boas lembranças, porque, quando estive aqui no bairro, na minha campanha, vi e disse à pessoa que me acompanhava: olha, lá, que crianças bonitas acenando para nós, e vocês estavam lindas, naquele dia, também no desfile na Glicério, no dia de aniversário de nossa cidade, e agora, aqui”.

Aluno quer ser prefeito
Muito à vontade, Tokuzumi cumprimentou as crianças com humor: - Boa tarde, crianças – e as crianças responderam, em coro e em voz alta: - Boa tarde, prefeito -  e o prefeito continuou conversando com as crianças. Disse a elas: - Todos os seus professores, e seus pais, já foram crianças, e todos, assim como eu, cresceram e ficaram grandes. Quer dizer: eu não cresci muito, igual ao Edvaldo (pai de aluno), mas fiquei um pouco maior; estudei, agora sou engenheiro e prefeito, e vocês também vão poder ser engenheiro, advogado, médico, também professor e até prefeito, não é mesmo?
Um aluno, Leonardo Valente Octaviano, sete anos de idade, matriculado na 2ª série B, levantou as mãozinhas e disse: - Vou ser prefeito! – e fez-se silêncio; depois, riso, não zombando dele, mas pelo carinho do seu desejo.  Em seguida, aplausos para o futuro prefeito. Inclusive do já prefeito, Paulo Tokuzumi, que o aplaudiu, encorajando-o: - Isso mesmo! Por que não? Precisamos de novas lideranças políticas, e começa assim, com o desejo de cada um, ainda criança.

A voz das crianças e o canto da cidade
Falando a todos, o prefeito afirmou o seguinte: “Vejo que aqui vocês estão dentro dos muros não só pelo salário, mas pelo compromisso de construir a educação, e quero dizer uma coisa para vocês todos, professores, demais funcionários e pais de alunos, que a parte física, de construção e material, é nossa, mas a alma da escola são vocês. E minha mensagem de otimismo a todos é essa: melhorando a educação, melhora tudo, e nossa meta é chegar ao ponto de um dia toda criança ter vaga na escola”.
Sentado ao lado da secretária de Educação, professora Maria da Penha Gelk, e do secretário de Comunicação Institucional, Valdir da Silva Alves, o Sabiá, o prefeito assistiu e ouviu as crianças cantarem o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Cidade. A secretária Maria da Penha, emocionada, disse que “há muito tempo não via tanta afinação e entusiasmo na voz de crianças cantando nossos hinos”. E é verdade, o dizer da secretária: em voz alta, firme, afinada, e com muito clamor, as crianças cantaram os hinos e depois uma música de Daniela Mercury,  “O Canto da Cidade”.
Uma aluna, Tamires Novaes, do 5º ano, declamou poesia de autoria de outra aluna, Maria Cláudia, 4º ano, em que ela faz referências ao progresso de Suzano rimando “dálias e jasmins com jardins e progresso com sucesso”, citando Baruel como primeiro bairro do qual “não tem como esquecer”, para concluir que “Suzano e seus bairros não param de crescer”. E mais música para terminar as apresentações dos alunos: Evaldo Franco, pai de aluno, acompanha, ao violão, uma funcionária da escola, Hozana Santos Silva, inspetora de alunos, que interpreta “Dança Menina”, de Paula Fernandes, com o coral de crianças da escola. Foi muita emoção para todos, principalmente para as diretoras Gilmara do Amaral Souza e Tábata Paceka.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário