quarta-feira, 10 de abril de 2013


Professores participam de capacitações sobre uso adequado da energia elétrica

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Educação, firmou uma parceria com a EDP Bandeirante para desenvolver o Projeto “Boa Energia nas Escolas”. As capacitações nas unidades de ensino começaram na última segunda–feira (8) e seguem até está a próxima sexta–feira (12), das 8h às 12 horas.

O objetivo da iniciativa é capacitar professores, coordenadores e funcionários pedagógicos das escolas públicas municipais da área de concessão da EDP Bandeirante nos conceitos básicos de educação ambiental e uso eficiente da energia elétrica, como explica o responsável pelas capacitações Valter Ebram: “O projeto tem a função de fazer do professor o multiplicador dessas informações e depois ele trabalha o tema na sala de aula transformando o aluno em um agente multiplicador na sua casa. O adulto é resistente a mudança, ao contrário da criança que pode mudar o cenário do uso inadequado de energia em sua residência”.
   
A ação é dividida em três fases: a primeira com a escolha dos profissionais para  participar das palestras de conscientização. Em Suzano 17 escolas foram escolhidas pela equipe pedagógica da secretaria pelo critério de consumo de energia e cada uma indicou cinco funcionários. 

Já a segunda fase oferece uma capacitação aos educadores da rede pública, para que eles
possam ensinar aos seus alunos como usar de forma segura e eficiente a energia elétrica.
Após a capacitação dos professores, as escolas participantes também recebem um kit educacional com o material para ser utilizado em sala de aula com os alunos da educação básica. 

Para finalizar o projeto, entre os dias 21 de outubro e 8 de novembro um caminhão VW 15-180 Constellation transformado em um verdadeiro laboratório sobre rodas, com recursos de imagem, som e interatividade visitará as escolas da rede. A unidade móvel contempla, em seu interior, ambientes cenográficos que simulam o processo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de orientações sobre o uso eficiente e seguro da eletricidade. 

Os educadores irão desenvolver também um acompanhamento das contas de luz nas escolas, durante todas as fases do projeto, e depois farão uma análise do resultado da ação na prática, tanto em suas próprias casas, escolas e residências dos alunos.  O curso acontece no Complexo Educacional Mirambava, localizado na rua Campos Salles, 884, Centro.  

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário