segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ferraz imuniza mais de 6 mil pessoas contra a gripe



Ferraz imuniza mais de 6 mil pessoas contra a gripe

Em uma semana, campanha nacional vacinou 6.835 pessoas na cidade; até 26 de abril (sexta-feira), dose será disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde, gratuitamente, nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)



A “Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe”, que entrou em 2013 em sua 15ª edição, imunizou em Ferraz de Vasconcelos 6.835 pessoas. Os dados são do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é que 18 mil recebam a dose. Até o dia 26 de abril (sexta-feira), a vacina está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A imunização contra o vírus influenza teve início em todo o Brasil em 15 de abril (segunda-feira). O público-alvo são gestantes, idosos com mais de 60 anos, indígenas, pessoas privadas de liberdade, mulheres que tenham dado a luz nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses até 2 anos, profissionais da área da saúde (enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, veterinários, protéticos, auxiliares de consultório etc), bem como doentes crônicos e obesos.

O grupo prioritário representa em torno de 18 mil pessoas em Ferraz. Com a imunização de pouco mais de 6,8 mil até o momento, a municipalidade espera cumprir os outros 70% da meta até sexta-feira, quando a campanha chega ao fim em todo o País. A vacina que protege contra a gripe é oferecida nas 13 UBSs da cidade, das 8 às 17 horas. A aplicação é gratuita. Quem não se enquadra no público-alvo deverá procurar pela dose na rede básica a partir de 29 de abril (segunda-feira).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, o Poder Executivo adquiriu cerca de 20% de doses a mais para oferecer para aqueles que não fazem parte do grupo prioritário, que, segundo o Ministério da Saúde, está mais suscetível a desenvolver a doença:

“Estamos batendo na tecla da prevenção. Quantas pessoas não são prejudicadas nos estudos ou no trabalho porque não conseguem sair de suas casas por conta da gripe? Fora os remédios que precisam ser administrados e todo o mal-estar causado pela doença. Quem não recebeu a dose, deve procurar a UBS mais próxima de sua casa. A vacina protege durante um ano”, observa o gestor.

Em 2012, Ferraz atingiu 85% da meta. Para 2013, a Vigilância Epidemiológica acredita que chegará a este índice, sobretudo por conta da ampla divulgação da campanha. Inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde acredita que a procura pela vacina contra o vírus influenza vai crescer nessa última semana de imunização. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 31,3 milhões de brasileiros neste ano, o equivalente a 80% do público-alvo da campanha.

No sábado (21 de abril), durante o “Dia D” da ação, Ferraz contou com seis postos volantes. As equipes itinerantes aplicaram a vacina em regiões que não contam com UBSs: Jardim das Flores, Jardim Vista Verde, Recanto dos Pássaros, Vila São Paulo, praça Afonso Carlos Fernandes e na malha central.

Preocupado com a saúde pública e comprometido com todas as ações que promovam à prevenção, o prefeito de Ferraz, Acir Filló (PSDB), recebeu a dose da vacina no sábado e, depois, fez questão de acompanhar de perto o trabalho empreendido nos postos volantes:

“É importante que a população procure as UBSs para receber a vacina, que é de graça. Prevenir ainda é o melhor remédio. A vacina está à disposição das pessoas que se encaixam no grupo prioritário, neste primeiro momento. Até sexta-feira, pretendemos vacinar em Ferraz este público-alvo. Queremos chegar ao máximo de cobertura possível”, destaca o gestor tucano.

Secom Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário