Jeruza
participa de audiência pública sobre Perimetral Alto Tietê e
questiona desapropriações e acessibilidade
Tecnicamente chamado de Bus Rapid Transit (Trânsito
Rápido de Ônibus), os veículos rodarão sobre piso de concreto e
terão locais para ultrapassagens entre os pontos do trajeto. O
corredor que ligará quatro cidades da região já foi apresentado em
outros município, sendo o último Poá.
Michel Meusburger
A presidente honorária do PTB
de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis participou na manhã de
hoje (03 de abril) de uma audiência pública sobre a implantação
da Perimetral Alto Tietê, um corredor metropolitano que ligará as
cidades de Poá, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e Itaquaquecetuba.
O
evento de apresentação do empreendimento ocorreu nas dependências
da Câmara Municipal de Poá e contou com a presença de vereadores,
autoridades municipais, como
o
prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, do Diretor
Presidente
da Empresa
Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (EMTU),
Joaquim Lopes, do Diretor
de Gestão Operacional, Evandro Luiz Lossacco e,
entre outros, Paulo
de Leão, responsável
pela exposição do projeto.
Tecnicamente
chamado
de Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus), os veículos
rodarão sobre piso de concreto e terão locais para ultrapassagens
entre os pontos do trajeto. O
corredor que ligará quatro cidades da região já foi apresentado em
outros município, sendo o último Poá.
Em
Poá, por exemplo, o empreendimento permitirá a adequação e
modernização do Terminal Cidade
Kemel, local esse
que será um
dos quatro terminais em toda a extensão aproximada em 21 quilômetros
interligados nas cidades.
A
BRT Perimetral Alto Tietê irá beneficiar 890 mil habitantes,
contará com 67 veículos
circulando e no trecho 2,
que compreende Poá, a
previsão é de 8
estações (ainda a definir)
a cada 670 metros.
Durante
a audiência, Jeruza questionou quais áreas e que método será
utilizado para as desapropriações necessárias para a implantação
do empreendimento. “Nós
já temos o Rodoanel que está em fase de implantação na região e
vem sendo amplamente discutida desde 2009, com a realização de
audiências públicas e reuniões por parte da Dersa (Desenvolvimento
de Estradas de Rodagem S.A) e Consema (Conselho do Meio Ambiente),
conforme os estudos de impacto ambiental e social, é preciso
estarmos atentos, sobretudo, às questões sociais .
Outra
preocupação da vereadora está
voltada à revitalização que consta no projeto executivo, a questão
social e acessibilidade aos comércios locais.
A
petebista também indagou sobre
o termo de aquiescência da Prefeitura, contendo representantes do
Poder legislativo como membros
e signatários. Jeruza
solicitou ainda, o envio do projeto executivo básico e funcional)
para a Casa de Leis Poaense.
Em
resposta aos questionamentos da vereadora, a EMTU garantiu que o
projeto de revitalização tem como premissa uma
revitalização urbanística no entorno do corredor, com implantação
de ciclovias e calçadas ao
longo de todo o traçado e,
que a acessibilidade do comércio local será respeitada. Quanto as
desapropriações, a EMTU disse ainda não ter áreas definidas, mas
caso ocorra a necessidade, será utilizado o método de valor do
mercado.
Corredor BRT Perimetral Alto Tietê
Com
dois terminais a serem construídos, Arujá e Ferraz de Vasconcelos,
e duas Estações de Transferência (Parque e Monte Belo), o Corredor
BRT Perimetral Alto Tietê tem por objetivo o desenvolvimento
regional e substantiva melhora na qualidade de vida dos cidadãos.
O
empreendimento está inserido nas áreas 3 e 4 de concessão da
EMTU/SP (eixos nordeste e leste), de grande concentração
populacional e servidas por três importantes rodovias: Fernão Dias,
Dutra e Ayrton Senna. Serão atendidas as cidades de Arujá,
Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.
O
Corredor estará conectado às Linhas 11 - Coral e 12 – Safira da
CPTM, além do futuro Corredor Metropolitano Leste (Mogi - SP).
Os
percursos estarão mais rápidos com reedução de cerca de 28% no
tempo de viagem ou aproximadamente 20 minutos.
Estágio
atual: projeto funcional concluído nos trechos 1 e
2.
Contratação dos Projetos Básicos e Executivo: 1ºsemestre de 2014
Previsão de Início das Obras: 2º semestre de 2014
Previsão de Conclusão das Obras: 18 meses
Contratação dos Projetos Básicos e Executivo: 1ºsemestre de 2014
Previsão de Início das Obras: 2º semestre de 2014
Previsão de Conclusão das Obras: 18 meses
Dados
Gerais
• Extensão total: 20,91 Km
• Demanda diária prevista:41,6 mil usuários/dia
• Integração física: Linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da CPTM
• Extensão total: 20,91 Km
• Demanda diária prevista:41,6 mil usuários/dia
• Integração física: Linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da CPTM
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