quinta-feira, 4 de abril de 2013

Jeruza participa de audiência pública sobre Perimetral Alto Tietê e questiona desapropriações e acessibilidade

Jeruza participa de audiência pública sobre Perimetral Alto Tietê e questiona desapropriações e acessibilidade

Tecnicamente chamado de Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus), os veículos rodarão sobre piso de concreto e terão locais para ultrapassagens entre os pontos do trajeto. O corredor que ligará quatro cidades da região já foi apresentado em outros município, sendo o último Poá.
 
                                                                                                        Michel Meusburger


A presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis participou na manhã de hoje (03 de abril) de uma audiência pública sobre a implantação da Perimetral Alto Tietê, um corredor metropolitano que ligará as cidades de Poá, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e Itaquaquecetuba.
O evento de apresentação do empreendimento ocorreu nas dependências da Câmara Municipal de Poá e contou com a presença de vereadores, autoridades municipais, como o prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, do Diretor Presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. (EMTU), Joaquim Lopes, do Diretor de Gestão Operacional, Evandro Luiz Lossacco e, entre outros, Paulo de Leão, responsável pela exposição do projeto.
Tecnicamente chamado de Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus), os veículos rodarão sobre piso de concreto e terão locais para ultrapassagens entre os pontos do trajeto. O corredor que ligará quatro cidades da região já foi apresentado em outros município, sendo o último Poá.
Em Poá, por exemplo, o empreendimento permitirá a adequação e modernização do Terminal Cidade Kemel, local esse que será um dos quatro terminais em toda a extensão aproximada em 21 quilômetros interligados nas cidades.
A BRT Perimetral Alto Tietê irá beneficiar 890 mil habitantes, contará com 67 veículos circulando e no trecho 2, que compreende Poá, a previsão é de 8 estações (ainda a definir) a cada 670 metros.
Durante a audiência, Jeruza questionou quais áreas e que método será utilizado para as desapropriações necessárias para a implantação do empreendimento. “Nós já temos o Rodoanel que está em fase de implantação na região e vem sendo amplamente discutida desde 2009, com a realização de audiências públicas e reuniões por parte da Dersa (Desenvolvimento de Estradas de Rodagem S.A) e Consema (Conselho do Meio Ambiente), conforme os estudos de impacto ambiental e social, é preciso estarmos atentos, sobretudo, às questões sociais .
Outra preocupação da vereadora está voltada à revitalização que consta no projeto executivo, a questão social e acessibilidade aos comércios locais.
A petebista também indagou sobre o termo de aquiescência da Prefeitura, contendo representantes do Poder legislativo como membros e signatários. Jeruza solicitou ainda, o envio do projeto executivo básico e funcional) para a Casa de Leis Poaense.
Em resposta aos questionamentos da vereadora, a EMTU garantiu que o projeto de revitalização tem como premissa uma revitalização urbanística no entorno do corredor, com implantação de ciclovias e calçadas ao longo de todo o traçado e, que a acessibilidade do comércio local será respeitada. Quanto as desapropriações, a EMTU disse ainda não ter áreas definidas, mas caso ocorra a necessidade, será utilizado o método de valor do mercado.


Corredor BRT Perimetral Alto Tietê

Com dois terminais a serem construídos, Arujá e Ferraz de Vasconcelos, e duas Estações de Transferência (Parque e Monte Belo), o Corredor BRT Perimetral Alto Tietê tem por objetivo o desenvolvimento regional e substantiva melhora na qualidade de vida dos cidadãos.
O empreendimento está inserido nas áreas 3 e 4 de concessão da EMTU/SP (eixos nordeste e leste), de grande concentração populacional e servidas por três importantes rodovias: Fernão Dias, Dutra e Ayrton Senna. Serão atendidas as cidades de Arujá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.
O Corredor estará conectado às Linhas 11 - Coral e 12 – Safira da CPTM, além do futuro Corredor Metropolitano Leste (Mogi - SP).
Os percursos estarão mais rápidos com reedução de cerca de 28% no tempo de viagem ou aproximadamente 20 minutos.

Estágio atual: projeto funcional concluído nos trechos 1 e 2.
Contratação dos Projetos Básicos e Executivo: 1ºsemestre de 2014
Previsão de Início das Obras: 2º semestre de 2014
Previsão de Conclusão das Obras: 18 meses

Dados Gerais
• Extensão total: 20,91 Km
• Demanda diária prevista:41,6 mil usuários/dia
• Integração física: Linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da CPTM

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