domingo, 9 de fevereiro de 2014

Projeto permite coleta de medicamentos vencidos

Projeto permite coleta de medicamentos vencidos
Matéria foi aprovada, em primeira votação, na Câmara de Poá e deve voltar ao plenário na próxima sessão ordinária, nesta terça-feira, 11 de fevereiro


Uma proposta aprovada pela Câmara de Poá permite a coleta de medicamentos vencidos ou estragados. A matéria foi idealizada pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Ricardo Massa (PP) e teve unanimidade na votação.
Segundo Massa, o projeto tem o objetivo de dar o destino correto aos medicamentos que não podem mais ser usados. Os medicamentos que são jogados no lixo comum podem contaminar o meio ambiente. “Nossa proposta é evitar que as pessoas joguem os medicamentos que podem contaminar o próprio lixo, e também o ambiente”, afirma.
O vereador explicou que quando jogado em lixo comum, além do risco ao meio ambiente, o medicamento traz riscos às pessoas, sobretudo, às crianças, pois alguém poderia pegar e ingerir.
É extremamente importante que as pessoas não tenham medicamentos vencidos em casa. Com isso, ela não corre o risco de usar um medicamento que não vai fazer efeito. Com esse projeto será possível evitar vários problemas nesse sentido”, afirma.
Segundo o projeto, todo tipo de medicamento vencido que se encontre nas residências, deverá ser depositado, pelo usuário, em recipientes previamente instalados nas unidades de saúde do município e no Hospital Municipal Dr. Guido Guida, para que estas adotem os procedimentos ambientais adequados para destinação final.
Os estabelecimentos que comercializam e fornecem medicamentos ficam obrigados a afixar, em local visível de atendimento público, cartaz contendo orientações sobre a destinação correta dos medicamentos vencidos.
Na frente das caixas para a coleta deve conter a seguinte orientação: “Descarte correto de medicamentos. Cuidar do planeta faz bem e não tem contraindicação”.
Caso aprovada e sancionada, a lei entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário