terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Câmara de Poá apela para Alckmin e pede providências sobre falta de delegados plantonistas

Câmara de Poá apela para Alckmin e pede providências sobre falta de delegados plantonistas

Vereadores aprovaram por unanimidade na sessão ordinária realizada na noite de ontem (18 de fevereiro) uma Moção de Apelo ao governador, solicitando que a esfera estadual se sensibilize com a falta de delegados plantonistas em Poá e região



Os vereadores de Poá aprovaram na noite de ontem (18 de fevereiro) Moção de Apelo ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), solicitando que a esfera estadual paulista interfira na situação sobre a falta de delegados plantonistas em Poá e toda a região do Alto Tietê. A reclamação reside no atendimento precário oferecido aos poaenses que necessitam de atendimento na delegacia.

Aprovado por unanimidade, o apelo é para que o chefe do governo paulista designe para a região do Alto Tietê delegados plantonistas, sobretudo, um profissional fixo para a cidade de Poá. A propositura é de autoria da presidente honorária do PTB, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis e será encaminhada ao Palácio do Bandeirantes.

Segundo Jeruza, Poá vem sofrendo com o revezamento no atendimento do plantão policial há mais de três anos. O motivo seria a falta de efetivo também em cidades vizinhas, entre elas, Itaquaquecetuba, Suzano e Ferraz de Vasconcelos. As ocorrências policiais da cidade são direcionadas para a delegacia local pelos cidadãos e membros da Polícia Militar, quando esperam por horas para realizar procedimentos, sempre por falta de delegados plantonistas. Viaturas, policiais e conselheiros tutelares passam boa parte do seu plantão na delegacia, quando deveriam estar atendendo a população.

O pedido reitera um requerimento de 21 de outubro de 2011, quando a petebista solicitou atenção especial à situação da segurança de Poá e cidades vizinhas em um requerimento de voto de apelo ao governador.

Na tribuna, a parlamentar não economizou críticas à situação e lamentou o fato que para ela representa falta de respeito com a população:

“É inconcebível que Poá tenha de dividir um plantonista com as cidades vizinhas, sabemos que a demanda de Itaquaquecetuba e Suzano, por exemplo, é bem maior. Não podemos permitir que essa situação continue assim, não vamos engolir goela abaixo sem ter voz e vez, se nós imploramos pelo atendimento, imagine a população. Por isso, muitas vezes, as pessoas ficam desacreditadas na justiça, no serviço público. É uma negligência do Estado, não podemos aceitar passivamente. Falta respeito com os profissionais do Direito e com a população”, concluiu Jeruza aclamada pelo público que se encontrava na galeria.

O líder do governo na Câmara, vereador Deneval Dias do Nascimento (PRB) engrossou a fala da petebista.

“É necessário melhorar o atendimento ao público, saber onde estão os funcionários dessa delegacia. Essa demora em atender as pessoas tira as viaturas das ruas que precisam fazer o acompanhamento. Não falta somente delegados plantonistas, mas também escrivães”, ressaltou.

O vereador Lázaro Borges (PROS) foi além ao citar que a população carente é a que mais sofre para ter atendimento. O parlamentar encerrou sua fala dizendo que Poá precisa ter representatividade na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para que as coisas se encaminhem.

Presidente da Comissão de Segurança Pública na Casa de Leis, o vereador Willian Ferrari (PROS), o Neno Ferrari, se colocou à disposição em apoiar medidas que caminhem em prol da segurança da cidade.

Ordem do Dia
Onze itens foram abonados pelos legisladores na noite de ontem. Do total, cinco foram incluídos para votação durante a sessão. Entre eles, um projeto de lei idealizado por Jeruza que denomina tuffy José Calil o Centro Conviver do Idoso, a ser instalado na Rua pio XII, 81, Cidade Kemel, em Poá. O Vereador Edinho do Kemel também teve aprovado um requerimento solicitando à Prefeitura esclarecimentos sobre o contrato entre a municipalidade e a Radial Transporte e a extinção de linhas de ônibus.

Outros três documentos de autoria do presidente do Legislativo, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, foram deliberados. Um deles pede a contratação de médicos para o município, outro requer esclarecimentos sobre a desativação da Maternidade do Hospital Municipal Dr. Guido Guida, uma vez que, diante do fechamento da Maternidade do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, de Ferraz de Vasconcelos, as gestantes do município ficaram sem assistência. A última matéria apreciada solicita informações sobre quais foram as providências tomadas pelo Executivo com relação ao processo de desocupação de áreas de risco, em que a municipalidade ficou responsável por regularizar a infraestrutura dos bairros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário