Carnês do IPTU começam a ser distribuídos no início de março
A partir do início do mês de março, os munícipes começarão a receber os carnês do IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) de 2014. A informação é do Departamento de Tributos Imobiliários da Prefeitura de Poá.
Segundo a responsável pelo departamento, Maria Neide Rodrigues dos Santos, a primeira parcela tem o vencimento para o dia 31 de março e o contribuinte tem duas opções de pagamento. “Se ele optar pelo pagamento a vista, vai ter 5% de desconto, caso ele opte pelo parcelamento, poderá pagar em 10 vezes, porém, sem descontos”, ressaltou ela, completando que os cerca de 33 mil carnês distribuídos pelo Correio.
O pagamento do IPTU, de acordo com Neide, pode ser feito em toda a rede bancária, porém, ultrapassado a data de vencimento, o mesmo só poderá ser quitado nas agências Santander ou no posto bancário da Prefeitura. “Além disso, se configurado o atraso do pagamento, haverá multa de 5% e juros proporcionais”, afirmou.
Vale ressaltar que o valor arrecadado por meio do IPTU é destinado para a própria população, pois a arrecadação se transforma em investimentos nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, entre outras.
ISENÇÃO APOSENTADOS
Os proprietários de imóveis que têm mais de 60 anos e já estão aposentados, podem pedir a isenção do IPTU para o ano de 2015. Para isso, basta comparecer ao departamento situado no Paço Municipal, sito à Avenida Brasil, nº 198, Centro, de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas, para fazer a solicitação. O prazo para solicitações é até o mês de agosto. “É importante frisar que para fazer o pedido de isenção, o contribuinte tem que ser aposentado por idade, ter um único imóvel e residir nele e o mesmo deve ter até 300 metros quadrados (m²) de terreno e até 200 m² de área construída”, explicou Neide, ressaltando que os beneficiados pela lei de isenção têm apenas que pagar a taxa do lixo.
Para este ano, o carnê ainda conta com uma novidade para os cerca de 1.200 contribuintes isentos do IPTU, pois o documento conta com uma folha destacável para que o proprietário do imóvel possa preenchê-la com os seus dados e, posteriormente, entregar no departamento para o recadastramento do beneficio de isenção. “Anteriormente, esse recadastramento era feito após a visita de funcionários da Prefeitura na residência do contribuinte, agora será mais rápido e fácil para ambos os lados”, enfatizou a responsável pelo departamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário