sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vereadores criticam aumento da passagem em Poá

*Por Gisele Santos
Vereadores criticam aumento da passagem em Poá

Além do reajuste da passagem, os parlamentares questionaram também a falta de acessibilidade e a qualidade do serviço ofertado pela concessionária responsável pelo transporte coletivo na cidade

                                                                             Foto: Michel Meusburger


Mais uma vez a Radial foi alvo de críticas na Câmara Municipal de Poá. Durante a sessão legislativa realizada na última terça-feira, os vereadores cobraram explicações a respeito do reajuste do valor da passagem e do contrato assinado entre a empresa Radial e o governo poaense.
O vereador Willian Ferrari (PPS), o Neno Ferrari, cobrou explicações da Prefeitura sobre o contrato firmado com a concessionária. “Irei solicitar a cópia do contrato junto ao Executivo. Quero saber por quê a empresa poderá atuar aqui na cidade até 2016, é muito tempo”, indagou.
Para Diogo Reis da Costa (PRTB), o Diogo Pernoca, o valor cobrado para a prestação de serviço é muito alto. “É um absurdo! Do Jardim São José até o centro da cidade -ida e volta- totaliza R$ 6,20”, advertiu o parlamentar.
A presidente honorária do PTB de Poá, Jeruza Lisboa Pacheco Reis citou que aguarda resposta do Executivo sobre uma indicação aprovada no dia 14 de maio que solicita fiscalização, sobretudo, à acessibilidade ofertada pela empresa responsável pelo transporte coletivo. “Gostaria de disponibilizar aos nobres pares a cópia do contrato com a Radial que foi encaminhada após requerimento enviado à administração municipal. Aguardo um posicionamento do Executivo sobre os elevadores que estariam quebrados, os moradores não podem ser penalizados pelo mau atendimento”.
O presidente da Casa de Leis, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, foi enfático ao criticar o valor da passagem. “O valor pago pelos poaenses é para ônibus de luxo e a empresa deixa à desejar no que diz respeito ao serviço prestado”.
Para o vereador José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da maçã do amor, a situação é preocupante: “Temos de nos preocupar sim com o transporte, isso é um descaso com a população, principalmente quando se trata de cadeirantes, é um abandono!
O segundo-secretário do Legislativo, vereador Antônio Nobre Ramos (PDT), o Marquinhos Mecânico, também considerou abusivo o valor cobrado. “Vou além, para os moradores do Jardim Madre Ângela a quantia paga para chegar até ao Hospital Municipal Dr. Guido Guida dobra pois são quatro conduções, ida e volta”, explicou.

Atrasos
Uma indicação de autoria do vereador Neno Ferrari deliberado em plenário cobra também do Executivo que a Radial seja notificada no que tange a padronização dos horários de circulação da linha 377 (Nova Poá-Artur Alvim). Segundo Ferrari, usuários têm reclamado constantemente sobre a demora e inconstância dos serviços, os intervalos variam de 40 a 1h e 20m, atrasos que têm gerado transtornos à população.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Poá: Obras do piscinão estão em ritmo acelerado




Obras do piscinão estão em ritmo acelerado

                                                                                     Julien Pereira
  

“As obras do piscinão seguem em ritmo acelerado e estão dentro do cronograma”! Essa afirmação foi feita pelo secretário de Obras, Genésio Severino da Silva, durante a visita feita na obra na manhã desta quarta-feira, dia 22.

A empresa MWE, responsável pela obra, iniciou os serviços há cerca de duas semanas e já realizou a limpeza da área e iniciou a abertura de um canal lateral que irá desviar o curso do córrego Itaim. “Esse desvio fará com que o córrego siga em linha reta e não mais desviando por trás do terreno, assim poderemos trabalhar na abertura do piscinão”, explicou o secretário, complementando que o canal terá aduelas em “L” com o fundo sem o concreto convencional.

O piscinão terá capacidade para armazenar 248 mil metros cúbicos de água, além de quadra, ciclovia e áreas de convivência no entorno, além da implantação de um parque linear. “É uma obra importante para a cidade, pois visa combater o problema das enchentes na área central do município e, consequentemente, evitar que moradores e comerciantes tenham prejuízos causados em períodos de chuva”, destacou Genésio.

Segundo prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, o piscinão é um sonho antigo da população e que agora está se tornando realidade. “É uma obra gigantesca e que resolverá um problema antigo da área central, mas vale ressaltar que estamos atuando em diversos pontos da cidade com o mesmo objetivo que é combater as enchentes, seja com limpeza ou ampliação de galerias de águas pluviais ou implantação de canais de contenção de enchentes como, por exemplo, na Rua Marina La Regina e Avenida Vital Brasil”, disse.

AIPMP

Poá: Secretarias iniciam estudo para a implantação de duas praças no Jd. Madre Ângela


Secretarias iniciam estudo para a implantação de duas praças no Jd. Madre Ângela

                                                                                           Julien Pereira



A Secretaria de Obras de Poá iniciou um estudo para a implantação de duas praças no Jardim Madre Ângela. A iniciativa da pasta em parceria com a Secretaria de Esportes teve início após uma solicitação feita pelo vereador Antonio Nobre Ramos, o Marquinhos Mecânico.

No bairro existem dois terrenos que podem receber serviços de melhorias, visando proporcionar áreas de lazer aos munícipes, sendo um situado entre as Ruas Pedro Martins e Américo Fortunato Migliolo e outro na Rua Farid Domingues. “É um bairro carente de áreas de lazer e esporte, vamos iniciar um estudo para ver o que pode ser feito e o que podemos oferecer, mas já é possível afirmar que essas duas áreas serão contempladas com algum projeto”, afirmou o secretário de Obras, Genésio Severino da Silva. De acordo com ele, nos próximos dias, técnicos da secretaria irão aos locais para fazer as medições e, posteriormente, fazer um projeto para ambas às áreas.

Em visita ao bairro, os secretários Genésio e Terezinha do Nascimento (Esportes), além do vereador Marquinhos Mecânico discutiram as possibilidades de projetos que vão desde uma quadra com piso de areia, mesas para jogos, academias ao ar livre, playground, entre outros itens. “Temos todo o interesse em atender esta solicitação, pois o bairro realmente precisa de áreas esportivas”, disse a secretária, completando que para a academia ao ar livre já tem uma emenda parlamentar garantida do deputado estadual Alcides Amazonas.

O secretário de Obras informou que o projeto será desenvolvido de forma rápida, uma vez que, a Administração Municipal tem o interesse em proporcionar aos moradores do bairro uma melhor qualidade de vida, por meio do esporte.


AIPMP

Estado e Prefeitura de Ferraz realizam primeira reunião de trabalho



Estado e Prefeitura de Ferraz realizam primeira reunião de trabalho

Na oportunidade, foram discutidas, entre outras tratativas, a tramitação de licenças ambientais indispensáveis para o andamento do programa; processos estariam “parados” na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e no Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee)

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e o Governo do Estado de São Paulo realizaram na manhã desta quarta-feira (22 de maio) a primeira reunião de trabalho referente ao “Plano de Ação e Despoluição de Rios, Córregos e de Contenção de Enchentes”. De responsabilidade da esfera estadual, o projeto prevê a recuperação de pontos de poluição dos córregos da cidade afluentes dos rios Guaió e Itaim que deságuam no Tietê. O próximo encontro está marcado para a próxima quarta-feira (29 de maio).

As atividades tiveram início hoje por volta das 10 horas, na Secretaria Municipal de Planejamento (rua Pedro Foschini, 200, Vila Romanópolis). Na oportunidade, foram discutidas, entre outras tratativas, a tramitação de licenças ambientais indispensáveis para o andamento do programa. Os processos estariam “parados” na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e no Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). Além da participação das duas autarquias, o projeto também conta com a adesão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Em Ferraz, as atividades serão empreendidas, ainda, pelo Poder Executivo, por meio das Secretarias Municipais de Obras, de Habitação, de Planejamento, de Serviços Urbanos, do Verde e Meio Ambiente e da Promoção e Desenvolvimento Social. O plano foi apresentado na cidade no último dia 15, durante visita do deputado Rodolfo da Costa e Silva ao prefeito Acir Filló. O parlamentar é um dos coordenadores da iniciativa.

Para o chefe do Poder Executivo ferrazense, a poluição dos córregos do município é uma preocupação antiga. Tanto que, durante a campanha eleitoral de 2012, destacou a importância da preservação ambiental e da recuperação dos afluentes – aproximadamente 30, segundo recente levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Trata-se de um projeto grandioso, que prevê a despoluição de toda a cabeceira hidrográfica do Rio Tietê e, automaticamente, dos rios das cidades que têm suas nascentes ligadas diretamente à bacia do Alto Tietê. Ferraz será beneficiada com o desenvolvimento desse projeto, que contará com investimentos pesados e, consequentemente, vai melhorar a condição e a qualidade de vida da nossa população”, salienta Filló.

Uma nova reunião para tratar sobre o plano foi marcada para o dia 29 deste mês. Num primeiro momento, os encontros acontecerão todas as quartas-feiras. Dentro dos próximos dias, inclusive, serão apresentados os nomes dos representantes das secretarias de Ferraz que farão parte da equipe de trabalho do projeto.

Da reunião realizada na manhã desta quarta-feira, participaram os secretários municipais de Habitação, José Izidro Neto, que também é vice-prefeito de Ferraz, de Planejamento, João Matias dos Santos, e de Meio Ambiente, Clóvis Caetano. Da Sabesp, estavam presentes Eduardo Camargo, Euclídes Tubamoto, Roberto Fumio e William Ferreira dos Santos. Enquanto o Daee foi representado por Josemar Garcia dos Santos, a Cetesb participou dos trabalhos por meio de Paulo Garcia. 

Secom Ferraz

Suzano: Feira do Livro atrai bom público no primeiro dia

Suzano: Feira do Livro atrai bom público no primeiro dia


Montada no hall de entrada do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, a Feira do Livro, que vai até domingo (26), das 9 às 17 horas, tem recebido bom público, segundo o secretário de Cultura da Prefeitura de Suzano, Suami Paula de Azevedo. 


“É uma Feira voltada, mais, para o público infantil, mas os pais, acompanhando os filhos, acabam comprando alguma coisa pra sua própria leitura”, observou Azevedo. O que tem surpreendido o secretário, na Feira, é a presença das famílias. “Geralmente, as crianças vêm acompanhadas dos pais e temos visto casais com crianças folheando livros e comprando”. 


Outra surpresa, para o titular da Cultura: a presença de pessoas de outros municípios, como o casal Érica e Geraldo (foto), de Jundiapeba, distrito de Mogi das Cruzes, que compraram um livro evangélico com fotos legendadas para a filha Thiffani, que tem apenas um ano e três meses e, evidentemente, ainda não sabe ler. 


“A gente lê pra ela”, disse Geraldo, que gosta de literatura infantil. E a esposa Érica acrescenta: “Ela já se interessa por figuras, e esse é um começo porque pode despertar nela a vontade de ler para saber da história”, completou.


De Suzano, Nancy de Oliveira Souza, que mora no Jardim Natal, sentiu a falta de maior diversidade de livros. “A gente vem, traz os filhos, gasta com eles, mas vim pensando em encontrar algum tipo de leitura adulta”. Mesmo assim, ela comprou quatro livros. 


Também de Suzano, Josie Escada Ribeiro e o marido Alvino compraram um livro evangélico para presentear a afilhada Cláudia. “É mais barato que na loja”, comemorou Josie. 


A Feira do Livro vai até domingo, e é um teste para futuros eventos na área editorial. “Precisamos sentir, primeiro, se há interesse, e há”, constatou Suami, que já pensa na realização de uma feira com a participação de mais editoras. 




Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Operação conjunta entre Prefeitura e PM apreende duas vans clandestinas



Operação conjunta entre Prefeitura e PM apreende duas vans clandestinas 



Uma operação conjunta dos fiscais da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Suzano e da Polícia Militar (PM) apreendeu na tarde de ontem (21), na região central da cidade, duas vans do transporte complementar. A ação seguiu a rotina de fiscalizações da pasta que visa a regularização dos veículos que atuam sem alvará de circulação.

Ao todo, foram abordados 28 veículos. As duas vans apreendidas foram multadas e encaminhadas para o pátio do bairro Casa Branca. Além dessas, a PM também registrou quatro autuações de motoristas que não possuíam o curso específico para transportar passageiros.

No início do mês passado, a Secretaria de Trânsito e a PM já haviam realizado uma operação parecida para fiscalizar o transporte complementar. Naquela oportunidade, 22 veículos foram abordados; 15 autuações foram lavradas; também foram feitos seis autos de apreensão e nove de infração e multa. Ainda nessa operação, um condutor foi encaminhado ao DP Central por portar em seu veículo uma cópia de tráfego adulterada, que é a permissão da Prefeitura para circular.

“Esse é um trabalho preventivo que visa tanto a segurança dos passageiros quanto o cumprimento das normas impostas no edital. Essa ação é importante para impedirmos que vans clandestinas trafeguem livremente”, disse o secretário de Trânsito, coronel José Ferreira dos Santos.

Se o usuário suspeitar que está sendo transportado por uma van clandestina, o mesmo deve entrar em contato com a Secretaria de Trânsito (4746-1166) e registrar uma denúncia para averiguação.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Ferraz: Caso Samu- Fase de oitivas é encerrada


Fase de oitivas é encerrada
Ronaldo Patu Ferreira, que respondeu interinamente pela coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos, foi o último a ser ouvido pela comissão que está à frente do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que investiga possíveis irregularidades na frequência do setor; equipe, agora, trabalha na análise das informações, para caminhar para a fase de indiciamento formal


Ronaldo Patu Ferreira foi ouvido pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos nesta quarta-feira (22 de maio). Com o depoimento do médico-cirurgião que respondeu interinamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade a Comissão Municipal que está à frente do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apura possíveis irregularidades no setor encerrou a fase de oitivas. Agora, a equipe trabalha na análise das informações prestadas, ao passo em que caminha para a etapa de indiciamento formal.

Lotado no Samu de Ferraz desde 2009, Patu respondeu pela Coordenadoria do sistema de forma interina, entre 12 de março e 10 de abril deste ano. A nomeação ocorreu por conta do afastamento do antigo gestor do sistema, Jorge Luiz Cury, investigado ao lado de outros seis médicos por suposta participação no esquema que fraudava o ponto eletrônico do serviço. A hipótese é que a ação criminosa resultava em pagamento de hora-extra para os plantonistas, sem que eles, de fato, cumprissem expediente.

Patu chegou à Prefeitura de Ferraz por volta das 9h30, acompanhado de seu advogado, Wagner Carvalho de Lacerda. O médico começou a ser ouvido às 10h30 pela Comissão Municipal responsável pelo PAD, numa sala da Secretaria de Assuntos Jurídicos. O ex-coordenador internino do Samu de Ferraz foi citado por outras partes no decorrer do processo. O Poder Executivo, então, decidiu convocá-lo para prestar esclarecimentos. 

Os trabalhos foram encerrados por volta do meio-dia. Como a investigação corre em sigilo, o teor do depoimento não foi divulgado. Contudo, o presidente da Comissão Municipal, o procurador Gabriel Nascimento Lins de Oliveira, adiantou que “houve esclarecimentos relevantes e que, assim como os anteriores, o do doutor Patu vai contribuir na elucidação dos fatos”.

O PAD foi aberto em 11 de março. A expectativa era de que o encerramento dos trabalhos ocorresse em 60 dias. Como a investigação ainda estava em curso quando o prazo expirou (11 de maio), o mesmo foi prorrogado por igual período.

Próximos passos

Agora que todos os depoimentos previstos foram colhidos, os mesmos serão confrontados com as informações documentais e provas levantadas pela municipalidade. Caso seja constatado que a conduta dos investigados apresenta elementos que firam o estatuto do servidor e violam demais leis, poderá haver indiciamento formal. A previsão é que a Comissão Municipal chegue a uma conclusão até o fim desta semana:

“Agora, vamos analisar tudo o que foi ouvido e levantado. Será durante esta checagem que vamos determinar, ou não, a necessidade de indiciamento, oportunidade em que se atesta que há indícios de culpa na conduta dos envolvidos”, esclarece Oliveira.

Caso alguma das partes do processo seja acusada formalmente, a mesma terá o prazo de 20 dias, a partir da data em que for notificada, para apresentar defesa por escrito. Nesta fase, também poderá haver a apresentação de novas provas por parte dos indiciados. A confecção do relatório final com conclusões e possíveis sanções é a última fase do PAD.

Exoneração

A secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Shirley Roberta de Oliveira Mariano, explica, inclusive, que o fato de o prefeito Acir Filló ter determinado na semana passada a exoneração de quatro dos sete socorristas investigados (Jorge Luiz Cury, Aline Monteiro Cury, Rodrigo Gil de Castro Jorge e Thauane Nunes Ferreira – flagrada, em 10 de março deste ano, por guardas municipais, validando presença para colegas com dedos de silicone) não elimina a possibilidade de os mesmos sofrerem sanções por seus atos, caso sejam comprovadas irregularidades.

Secom/Ferraz de Vasconcelos

Vila Pereta terá PSF e cinco vias recebem serviços de infraestrutura


Vila Pereta terá PSF e cinco vias recebem serviços de infraestrutura

                                                                                   Foto Julien Pereira 


A Vila Pereta se tornou um grande canteiro de obras com a construção do PSF (Programa de Saúde da Família) que está sendo realizada na esquina da Rua Penapolis com a Rua Lindolfo Ribeiro, e da revitalização de mais cinco vias que estão recebendo serviços de infraestrutura.
A nova unidade do PSF, segundo o secretário de Obras, Genésio Severino da Silva, já está com 90% dos serviços concluídos. “É uma obra que beneficiará bastante os moradores do bairro e contará com uma ótima estrutura para atender a demanda”, afirmou.
O prédio contará com banheiros, salas de espera, odontologia, consultório, ginecologia, utilidades, esterilização, depósito de material de limpeza, copa, administração, vacinação, inalação, aplicação de medicamentos e curativos, triagem, farmácia, arquivo e recepção, além de estacionamento para os funcionários.
Além do PSF, o bairro também está passando por uma reestruturação nas Ruas Penapolis, Moema, Pompeia, Solimões e Yakushigim, que terão substituição do passeio (calçadas), guias, sarjetas e pavimento, além da implantação de galeria de águas pluviais e do trabalho que está sendo feito pela Sabesp para substituição da rede coletora de esgoto. “É um trabalho grandioso que visa trazer mais qualidade de vida aos moradores do bairro”, afirmou o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha.

AIPMP

Dr. Mamoru visita escolas municipais


Dr. Mamoru visita escolas municipais



Desde o início do ano o prefeito de Itaquaquecetuba, Dr. Mamoru Nakashima tem visitado as creches e escolas municipais. Todos os dias pela manhã o prefeito vai até as escolas da rede municipal e aproveita para conversar com pais e alunos sobre o trabalho de administrar a cidade e também falar sobre projetos e melhorias nos bairros.
Na última semana, o Dr. Mamoru esteve em cinco escolas, como a Escola Municipal Isabel Alves do Prado I, II e III, por exemplo, onde conversou com alunos e depois com os pais sobre as dificuldades encontradas e o que os moradores podem fazer para ajudar a administração a cuidar da cidade.
Segundo o prefeito, é preciso realizar um trabalho com as crianças desde a sua formação para que elas aprendam a cuidar melhor da cidade, sabendo seus direitos e deveres como cidadãos. “Tenho conversado com pais e alunos e ouvido o que eles esperam da administração e de seus representantes, vemos a realidade de cada família e tudo o que precisam para melhorar a qualidade de vida dos moradores”, comentou o Dr. Mamoru.
A intenção do prefeito é visitar semanalmente todas as escolas, creches e UBS para ouvir a população e acompanhar pessoalmente o atendimento prestado pelos funcionários municipais. 

AIPMI

Vereadores de Poá rejeitam veto de Testinha e mantém projeto sobre creches noturnas

*Por Gisele Santos
Fotos: Michel Meusburger



Vereadores de Poá rejeitam veto de Testinha e mantém projeto sobre creches noturnas 

Durante sessão ordinária realizada na noite de ontem (21 de maio), vereadores rejeitaram suspensão do Poder Executivo quanto à matéria que dispõe sobre a implantação de creches noturnas no município 


Os vereadores da Câmara Municipal de Poá derrubaram durante sessão ordinária na noite desta terça-feira (21 de maio) o veto do Executivo sobre o projeto dos parlamentares Welson Lopes (PPS), Alexandre Provisor (PSL) e Jorge Luiz Monteiro (PSL), o Madruga, que dispõe sobre a implantação de creches noturnas em Poá. 

Em defesa ao projeto o vereador Welson Lopes pediu apoio para que o veto fosse prejudicado. “Considero que trabalhar e estudar são tarefas difíceis quando não há com quem deixar as crianças. Essas mães precisam dessa oportunidade”, defendeu. 

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, sinalizou que seria contrário ao veto. “Muitas pessoas não tem como pagar alguém para olhar as crianças. Esse projeto vai facilitar a vida das mães”. 

Para Ricardo Massa (PP), a ideia das creches noturnas é legítima. “Precisamos apoiar essas mães que precisam trabalhar ou estudar e esse projeto vem ao encontro disso”, salientou. 

Ao discutir a suspensão por parte do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, à matéria que prevê o funcionamento de creches noturnas em Poá, a vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), foi enfática: 

“A medida pode ser positiva para ajudar famílias, sobretudo, as mães poaenses. Assim como já ocorre no período vespertino, quando as crianças dormem após o almoço, à noite não será diferente, portanto, o momento biológico dos alunos será respeitado. Peço, desta forma, que o veto seja rejeitado, pois a cidade precisa atender nossas crianças com acuidade”. 

O presidente do PSD de Poá, vereador Mário Massayoshi Kawashima, o Mário Sumirê, declarou seu apoio ao veto. “Segundo o MEC, as atividades pedagógicas das crianças ficariam prejudicadas no período noturno, por esse motivo, acompanho o parecer do Executivo e sou favorável ao veto”. 

O vereador Deneval Dias do Nascimento (PRB) também revelou adesão ao veto. “A ideia é excelente, mas é inconstitucional, gera despesas ao município”. 

Um dos autores da propositura, vereador Madruga, solicitou votação nominal ao presidente da Casa de Leis, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, que anunciou a rejeição ao veto por dez votos a seis. 

Aprovados 

Ainda na sessão ordinária de ontem, os vereadores poaenses aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei 036/2013 de autoria do vereador Diogo Reis da Costa (PRTB), o Diogo Pernoca, que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias do município a instalar caixa eletrônico com sonorização, adaptador para fone de ouvido e teclado em braile. 

Também foi abonado pelos parlamentares o PL 019/2013, de autoria do vereador Willian Ferrari (PPS), o Neno Ferrari, dispõe sobre adequação e inclusão municipal de pessoas portadoras de necessidades especiais e a denominação de via pública (Praça João Agostinho da Silva), de Welson Lopes. 

Já o PL 042/2013 que trata sobre a obrigatoriedade de implantação de rampa de acesso para pessoas com deficiências físicas e cadeirantes ao comércio local, prédios públicos e prédios municipais, de autoria do vereador José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da maçã do amor, foi retirado da pauta da ordem do dia a pedido de vistas de Jeruza Lisboa Pacheco Reis e Ricardo Massa. 

O veto sobre o PL 017/2013 que institui o Programa de Controle de Diabete Infantil e Juvenil nos Alunos da Rede Municipal de Ensino de Poá, de Mário Sumirê, foi mantido pelos edis. 


Projetos que garantem mais acessibilidade serão votados amanhã na Câmara de Poá

*Por Gisele Santos
Fotos: Michel Meusburger

Projetos que garantem mais acessibilidade serão votados amanhã na Câmara de Poá

Além de resguardar o direito dos deficientes, proporcionar maior inclusão e mobilidade urbana estão entre os objetivos




Conscientes das limitações e dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, que segundo o IBGE representam hoje quase um quarto da população do Brasil, os vereadores de Poá apresentaram projetos de lei que garantem maior inclusão e acessibilidade, contribuindo para a dignidade e a melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população. Os documentos irão a plenário amanhã (21 de maio) durante sessão ordinária para apreciação dos parlamentares.

Com o intuito de subsidiar a formulação e a execução de políticas públicas que promovam a acessibilidade e a inclusão social dessas pessoas, entre as proposituras a serem votadas amanhã está o PL 036/2013 que de autoria do vereador Diogo Reis da Costa (PRTB), o Diogo Pernoca, que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias do município a instalar caixa eletrônico com sonorização, adaptador para fone de ouvido e teclado em braile.

O objetivo da lei é garantir aos portadores de necessidades especiais acesso facilitado aos equipamentos da rede bancária, além de resguardar os direitos dos deficientes. O documento, em seu teor, não especifica o tipo de tecnologia a ser utilizada, portanto, refere-se a qualquer facilitador tecnológico e informatizado disponíveis no mercado atual que sejam diferenciados para portadores de deficiência visual ou de visão subnormal.

Outro documento que visa facilitar a vida de pessoas com mobilidade reduzida é o PL 042/2013 que trata sobre a obrigatoriedade de implantação de rampa de acesso para pessoas com deficiências físicas e cadeirantes ao comércio local, prédios públicos e prédios municipais, de autoria do vereador José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da maçã do amor. Fica estabelecido ainda que, as calçadas devem ser rebaixadas junto ao acesso à travessias de pedestres, e principalmente, nas entradas dos prédios, sejam eles públicos ou privados, comércios, lojas, padarias, casas lotéricas e bancos, a fim de dar mais segurança na passagem de pessoas com mobilidade reduzida.

Já o PL 019/2013, de autoria do vereador Willian Ferrari (PPS), o Neno Ferrari, dispõe sobre adequação e inclusão municipal de pessoas portadoras de necessidades especiais, esta propositura visa identificar e cadastrar os perfis de deficientes que residem na cidade, além de buscar junto às esferas estadual e federal recursos para o desenvolvimento de ações voltadas a esse público.

Rampa de acessibilidade

Na última sessão ordinária em 14 de maio realizada na Casa de Leis poaense, foi deliberado pelos parlamentares e encaminhado ao prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, uma indicação de autoria do vereador Neno Ferrari que pede a instalação de uma rampa de acessibilidade na ponte que liga a Praça dos Eventos com a Avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva (em frente à rua Camélia), no Conjunto Alvorada.

Jeruza cobra fiscalização sobre irregularidades da Radial em Poá

*Por Gisele Santos
Foto: Michel Meusburger

Jeruza cobra fiscalização sobre irregularidades da Radial em Poá

A reclamação partiu dos moradores dos Jardins Obelisco e América que se queixaram ao citar que todos os ônibus com elevador para deficientes estariam quebrados dificultando a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.



Atenta à questão que norteia o direito de ir e vir do cidadão, como rege a Constituição Federal, a presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis ingressou com uma indicação ao governo poaense durante a primeira sessão ordinária deste mês para que seja viabilizada, através dos departamentos competentes, a fiscalização e a cobrança à empresa concessionária do transporte coletivo no município, a Radial, a cláusula contratual de atendimento aos usuários com mobilidade.

Segundo documento deliberado em plenário, a reclamação partiu dos moradores dos Jardins Obelisco e América que se queixaram ao citar que todos os ônibus com elevador para deficientes estariam quebrados e, portanto, impossibilitados de atender à demanda de pessoas que necessitam do equipamento para utilização de coletivos como meio de locomoção.

Para a petebista, os ônibus que integram o sistema municipal de transportes não oferece condições adequadas aos usuários, sobretudo, os que possuem mobilidade reduzida.

“A falta de acessibilidade não permite que o cadeirante tenha independência para se deslocar ao utilizar os coletivos, falta respeito à essas pessoas que ficam impedidas de utilizar o que lhe é de direito, um equipamento adaptado e que deve ser oferecido pela empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade. É preciso que a Prefeitura cobre e fiscalize para fazer valer o direito da população poaense”, ponderou a vereadora.


Direito

O artigo 5º da Constituição Federal estabelece o que se convencionou a chamar de direito de ir e vir de todos os cidadãos brasileiros. Ou seja, qualquer pessoa, livre ou não de deficiência ou mobilidade reduzida, deve ter o direito de poder chegar facilmente a qualquer lugar.

Marquinhos da Indaiá quer instalação do Senai em Poá

*Por Gisele Santos
Foto Crédito: Michel Meusburger

Marquinhos da Indaiá quer instalação do Senai em Poá

Na indicação, Marquinhos da Indaiá considerou que há a carência de uma escola de ensino profissionalizante no município, além de citar que a demanda de estudantes que almejam ingressar no ensino técnico, têm de ir para outras cidades em busca de qualificação e aperfeiçoamento.



A Câmara Municipal deliberou, na sessão ordinária desta terça-feira (14 de maio), uma indicação sobre a instalação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Poá.

O documento, endereçado ao prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, é de autoria do presidente da Câmara Municipal, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá e pede que a municipalidade preceda estudos a fim de implantar o empreendimento no município.

Na indicação, Marquinhos da Indaiá considerou que há a carência de uma escola de ensino profissionalizante no município, além de citar que a demanda de estudantes que almejam ingressar no ensino técnico, têm de ir para outras cidades em busca de qualificação e aperfeiçoamento.

Atento a necessidade sobre a instalação de uma unidade da escola, o presidente destacou que irá protocolar também um requerimento para que seja encaminhado ao chefe do Executivo poaense. “Farei um requerimento e aguardo uma resposta positiva, muitas pessoas de Poá saem da cidade e vão até Suzano para estudar e ter uma profissão. A demanda de estudantes na nossa cidade carece de uma nova escola. Nossos jovens precisam de capacitação para ter um trabalho descente, precisamos pensar no futuro”.


Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma entidade de direito privado, que tem como objetivo promover o desenvolvimento e o aprimoramento da indústria nacional. Atua na capacitação de profissionais e no aperfeiçoamento dos produtos e processos das indústrias, por meio de cursos e serviços técnicos e tecnológicos.

Administrado nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelas Federações das Indústrias nos Estados, o SENAI é normatizado por um conselho nacional e por conselhos regionais, que definem a política de atuação da entidade.


Escola Técnica Municipal

Durante a mesma sessão, o vereador Jorge Luiz Monteiro (PSL), o Madruga, teve deliberado um requerimento solicitando informações a fim de saber se existem estudos que visam à construção de uma escola técnica municipal. “Existem pessoas que precisam ir para outras cidades da região ou até a capital paulista para ter acesso à qualificação. Temos a Etec, mas a demanda é grande e somente uma unidade não comporta o número real e necessário de vagas. O ideal é que os cursos sejam voltados à realidade da nossa cidade, como por exemplo, turismo e artesanato, entre outros”.

Vereadores de Poá derrubam vetos sobre proibição de radares e Casa Transitória

*Por Gisele Santos
Créditos fotos: Michel Meusburger

Vereadores de Poá derrubam vetos sobre proibição de radares e Casa Transitória

Parlamentares decidiram rejeitar o parecer dado pela Prefeitura quanto à matéria que proíbe a instalação de radares eletrônicos no município, além de rejeitar a suspensão do Executivo sobre a autorização para a criação de uma Casa Transitória de abrigamento para mulheres vitimizadas por violência.


Os vereadores da Câmara Municipal derrubaram durante sessão ordinária na noite desta terça-feira (14 de maio) dois vetos enviados pelo Executivo poaense, entre eles, um sobre o Projeto de Lei 008/2013 de autoria do vice-presidente da Casa de Leis, Ricardo Massa (PP), que proíbe a instalação de radares eletrônicos no município e o outro, o Projeto de Lei 004/2013, que trata da a autorização para a criação de uma Casa Transitória de abrigamento para mulheres vitimizadas por violência. Estes foram os primeiros vetos apreciados em plenário neste ano.

A votação de ambos os projetos dividiu a opinião dos vereadores. O primeiro a passar pelo crivo dos parlamentares foi de autoria da presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis que autoriza a criação da Casa Transitória de abrigamento para mulheres. Em defesa da criação do órgão na cidade a petebista pediu apoio aos parlamentares poaenses para a rejeição ao veto.

“Por entender que a propositura não gera despesas já que constava no planejamento da Secretaria da Mulher apresentado pela chefe da pasta que sedimentou intenção em fazê-la, durante audiência nesta Casa, peço apoio dos vereadores. Considerando ainda que há falhas no parecer e na mensagem do Executivo e que o orçamento tem rubrica específica para isso”, salientou.

A votação deste item contou com 13 vereadores contrários ao veto e 3 favoráveis, entre os que seguiram a mensagem enviada pela administração municipal estão Luiz Antônio Soares de Oliveira (PDT), o Tonho de Calmon, Antônio Nobre Ramos (PDT), o Marquinhos Mecânico e Deneval Dias (PRB).

O segundo veto apreciado pelos parlamentares tem como autor o vice-presidente da Câmara de Poá, vereador Ricardo Massae dispõe sobre a proibição da instalação de radares eletrônicos no município.

Durante a discussão do veto o populista ilustrou sua fala com reportagens da grande imprensa em que demonstravam o mau uso só dinheiro arrecadado com as multas. “o Código de Trânisto Brasileiro prevê que o valor arrecadado seja investido em sinalização, engenheria de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação no trânsito. E eu deixo aqui a pergunta: O valor das multas está sendo aplicado conforme a lei?”. Contudo, Massa se absteve durante a votação.

Por outro lado, o veto foi derrubado com o apoio de Jeruza Lisboa Pacheco Reis, Laudijane Ferreira Lima Cavalcante (PTB), a Lau do Azuir, Diogo Reis da Costa (PRTB), o Diogo Pernoca, Willian Ferrari (PPS), o Neno Ferrari, Welson Lopes (PPS), Jorge Luiz Monteiro (PSL), o Madruga, José Carlos Costa (PDT), o Zé Carlos da maçã do amor, Pastor Manoel (PRB) e Deneval Dias (PRB).

Ordem do Dia

Durante a votação da pauta da Ordem do Dia, os vereadores abonaram ainda, em segunda votação, mais dois projetos de Lei do Executivo poaense, o primeiro nº 039/2013, trata da alteração da Lei Municipal nº 3.346, de 08/07/2010, que institui a Lei Geral Municipal da microempresa, empresa de pequeno porte e microempreendedor individual; o segundo, o Projeto de Lei nº 035/2013, autoriza o prefeito a conceder isenção de ITBI, a título de contrapartida aos beneficiários do Programa de Regularização Fundiária- Cidade Legal, instituído pelo governo do Estado, através de Decreto Estadual nº 52.052, de13/08/2007, alterado pelo Decreto nº 56.909, de 05/04/2011 e Lei Municipal nº 3.402/2009.

De autoria do vereador Mário M. Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, o Projeto de Lei nº 024/2013 que dispõe sobre a criação do sistema cicloviário no município de Poá também foi aprovado em segunda votação.

O último item votado foi o requerimento 108/2013 incluído na pauta, de autoria do vereador Ricardo Massa, que solicita informações ao prefeito, referente às necessidades de pessoas com transtorno espectro autista.




segunda-feira, 13 de maio de 2013

Câmara de Poá vota amanhã primeiros vetos do Executivo neste ano


*Por Gisele Santos


Câmara de Poá vota amanhã primeiros vetos do Executivo neste ano

Casa Transitória e proibição sobre a instalação de radares eletrônicos na cidade foram barradas pelo prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha


Os vereadores de Poá votam amanhã durante sessão ordinária os dois primeiros vetos enviados pelo Executivo à Câmara Municipal neste ano.
Foto: Michel Meusburger
Entre os documentos a serem apreciados pelos parlamentares estão o Projeto de Lei 004/2013, de autoria da presidente honorária do PTB de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis que dispõe sobre a autorização para a criação de uma Casa Transitória de abrigamento para mulheres vitimizadas por violência e o outro 008/2013 de autoria do vereador Ricardo Massa (PP) que proíbe a instalação de radares eletrônicos no município.
No primeiro veto, o Executivo justifica que “tal matéria é de iniciativa e competência exclusiva da Prefeitura por se tratar a criação de um órgão municipal e requerer planejamento técnico, e ainda, regulamentação específica dos setores competentes da municipalidade. Além de citar que a propositura onera o erário público”.
Foto: Michel Meusburger
Por outro lado, ainda em mensagem encaminhada à Casa de Leis, o prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, esclarece que técnicos da administração estão se mobilizando com os demais municípios da região, para implantar uma “Casa Transitória” que servirá a todas as cidades que aderirem ao acordo.
Já o veto que trata sobre a proibição dos radares eletrônicos, de acordo com o Executivo poaense é inconstitucional por interferir na esfera de competência da União que é responsável por legislar sobre trânsito e transporte.
A administração municipal ponderou ainda que “é temerário proibir a cidade de utilizar métodos modernos para coibir abusos no trânsito, face à violenta realidade que atualmente impera nas vias e estradas de todo o país, conforme cotidianamente é divulgado na imprensa”.

 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Vereador Mário Sumirê quer ciclovia em Poá

*Por Gisele Santos
Vereador Mário Sumirê quer ciclovia 
em Poá

Entre os principais objetivos do projeto está a promoção do lazer ciclístico, a atividade física saudável e a conscientização ecológica.
                                              Michel Meusburger


Visando melhorar a qualidade de vida e proporcionar mais mobilidade a população poaense, o o vereador e primeiro-secretário da Casa de Leis Mário M. Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, apresentou o Projeto de Lei 024/2013 que dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário no município.
O documento foi protocolado em primeiro de abril no legislativo, mas foi durante a sessão da última terça-feira (07 de maio) que o parlamentar ilustrou com imagens durante seu discurso na tribuna, a necessidade que há nos dias de hoje, em meio a degradação do meio ambiente, em investir em ações sustentáveis.
De acordo com a propositura, o sistema cicloviário será formado por uma rede viária para o transporte de bicicletas, interligada por ciclovias, ciclofaixas e vias cicláveis com faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, além de contar com bicicletários e paraciclos e com locais específicos para passeio e lazer.
A ideia é que a ciclovia ou ciclofaixa seja instalada em trechos de rodovia em zonas urbanizadas, nas vias públicas, nos terrenos marginais à linha férreas, nas margens de cursos d'água, parques e em espaços naturais. Além de agregar os trajetos aos terminais e estações de transferência de transporte coletivo urbano com infra-estrutura apropriada para a guarda de bicicletas.
No caso dos parques, como a cidade não possui tal local de lazer, o documento especifica que futuras construções de parques e praças, incluindo os parques lineares, deverão contemplar o tratamento cicloviário nos acessos e no entorno com paraciclos e bicicletários em seu interior.
Prevê também que as novas vias públicas, incluindo pontes, viadutos e túneis, devem contar com espaços destinados ao acesso de bicicletas, contudo, sem causar prejuízos na circulação de pedestres.
Nas ciclovias e ciclofaixas será permitido ainda, em alguns locais a utilização de patins, patinetes e skates.
Entre os principais objetivos do projeto está a promoção do lazer ciclístico, a atividade física saudável e a conscientização ecológica. Estão previstas ainda ações educativas permanentes, por parte do Executivo, com a intenção de promover padrões de comportamento seguros e responsáveis dos ciclistas, pedestres e motoristas visando divulgar o uso adequado de espaços compartilhados.
O documento foi aprovado em primeira votação, deve voltar ao plenário para deliberação dos vereadores nos próximos dias e depende ainda da sanção do prefeito poaense Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, para implantação.

Poá poderá ter feira noturna


*Por Gisele Santos
Poá poderá ter feira noturna
finalidade é promover a comercialização de comidas típicas, de flores, artesanato fabricado na cidade e outros artigos que representam a cultura local, a fim de alavancar o turismo da estância hidromineral

                                                                                Michel Meusburger


Os vereadores da Câmara Municipal de Poá deliberaram durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Poá, duas indicações que tratam da implantação de feiras noturnas na cidade.
Os documentos são dos vereadores Antônio Nobre Ramos (PDT), o Marquinhos Mecânico, e Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel.
A primeira indicação expõe a necessidade de uma feira noturna no município, em caráter de urgência, e pede para que estudos sejam realizados a fim de levantar a precisão do espaço de compras.
Autor da propositura, o vereador Marquinhos Mecânico relata que recebeu diversos pedidos de moradores da cidade. “São diversas solicitações de moradores que não conseguem ir à feira aos domingos, único dia de folga de muitos trabalhadores”.
Para o vereador, o objetivo da feira é também atrair turistas para a estância. “O objetivo não é só facilitar a vida da população, mas também atrair pessoas de outras cidades, como forma de alavancar o turismo, já que as feiras são características de cidades turísticas”, destacou.
Além da venda de alimentos, o parlamentar cita em seu pedido que o espaço para que os munícipes possam desfrutar de tal acessibilidade na hora das compras, outra finalidade é promover a comercialização de comidas típicas, de flores, artesanato fabricado na cidade e outros artigos que representam a cultura local.
Outra indicação de Marquinhos Mecânico e do vereador Edinho do Kemel visa, nos mesmos moldes, a implantação de uma feira noturna na Cidade Kemel, por ser um local com grande número de moradores e fluxo de pessoas.

Feira ao ar livre
O vereador Marquinhos Mecânico solicitou ainda, através de indicação, um pedido para que seja efetuado um estudo sobre a possibilidade de criar uma feira de alimentos ao ar livre no Jardim São José, com o intuito de beneficiar não só o local, mas também os bairros adjacentes.