Preocupação
Feiras de Ferraz ganham banheiros químicos
Ao todo, serão disponibilizados nos 12 comércios livres da cidade 60 sanitários, entre masculino, feminino e os destinados para pessoas com deficiência física; trabalhos começaram no fim de semana e terão continuidade nesta terça-feira (7 de maio)
Will de Oliver
A Secretaria de Agricultura e Abastecimentos de Ferraz de Vasconcelos deu início à instalação de banheiros químicos nas 12 feiras existentes na cidade. Ao todo, serão disponibilizados 60 sanitários, entre masculino, feminino e os destinados para pessoas com deficiência física. Os trabalhos começaram no fim de semana e terão continuidade nesta terça-feira (7 de maio). O principal objetivo da municipalidade é oferecer mais conforto aos mais de 200 feirantes, bem como aos frequentadores dos comércios livres.
No sábado (4 de maio) pela manhã, a Secretaria Municipal de Agricultura disponibilizou as cabines nas feiras realizadas nas ruas Dom João VI (Vila Correia) e Inês Correia Allen (Jardim Rosana), bem como na avenida Jânio Quadros (Parque São Francisco). Já no domingo, os comércios livres da avenida Dom Pedro II (centro) e das ruas Vitória Régia (Vila Margarida) e Suzana Arlow (Jardim Castelo Branco) foram as contempladas. Os trabalhos foram acompanhados pelo chefe da pasta, Vagner Vallet Ninck, pelo prefeito de Ferraz, Acir Filló, e pelo vereador Antônio Carlos Alves Correia, o Tonho.
As demais feiras que ocorrem no município no decorrer da semana, inclusive as noturnas, também receberão os equipamentos. Amanhã, a instalação vai ocorrer na rua Roberto Cavazana (Parque Dourado), onde o comércio livre é realizado entre 14 e 21 horas. Na quarta-feira (8 de maio), os trabalhos serão empreendidos nas ruas Nove de Julho (Jardim Nove de Julho) e Dom João VI (Vila Corrêa). Nas duas regiões, as feiras ocorrem entre 6 e 14 horas.
Já na quinta-feira (9 de maio), os banheiros químicos serão disponibilizados nos comércios livres da avenida Santos Dumont (Vila Maria Rosa), que ocorre das 6 às 14 horas, e da praça Afonso Carlos Fernandes (centro), que é frequentada entre 14 e 21 horas.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, a instalação das cabines nas feiras da cidade era mais que necessária, já que, até então, os mais de 200 feirantes, bem como quem frequenta o comércio livre em Ferraz, não contavam com rede sanitária fixa. Em casos de urgência, estabelecimentos que funcionam próximos às feiras eram utilizados.
“Trata-se de uma questão de conforto, pois quem vai à feira, geralmente, passa muito tempo no local fazendo suas compras. Também é uma questão de higiene, pois nesses comércios há a venda de itens alimentícios, como o tradicional pastel. Muitas pessoas não têm onde lavar suas mãos, por exemplo, tanto para manipular o produto, quanto para degustá-lo”, observa Ninck.O gestor explica que a medida vai valer para todas as 12 feiras livres da cidade. No total, serão instaladas 60 cabines, entre masculina, feminina e para deficiente físico. A gestão dos sanitários químicos ficará por conta da Secretaria de Agricultura de Ferraz. A pasta, logo no início dos comércios livres, é que vai colocar os equipamentos para funcionar e, no final dos trabalhos, garantir suas retiradas e adequada higienização.
Providência
Filló também avalia como positiva a iniciativa, principalmente pelo fato de os feirantes trabalharem por um longo período e precisarem, consequentemente, utilizar o banheiro durante o expediente:
“Agora, com a instalação das cabines, ninguém vai precisar usar o sanitário do estabelecimento vizinho. É uma medida simples, mas necessária”, avalia o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Secom Ferraz de Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário