sexta-feira, 10 de maio de 2013

Vereador Mário Sumirê quer ciclovia em Poá

*Por Gisele Santos
Vereador Mário Sumirê quer ciclovia 
em Poá

Entre os principais objetivos do projeto está a promoção do lazer ciclístico, a atividade física saudável e a conscientização ecológica.
                                              Michel Meusburger


Visando melhorar a qualidade de vida e proporcionar mais mobilidade a população poaense, o o vereador e primeiro-secretário da Casa de Leis Mário M. Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, apresentou o Projeto de Lei 024/2013 que dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário no município.
O documento foi protocolado em primeiro de abril no legislativo, mas foi durante a sessão da última terça-feira (07 de maio) que o parlamentar ilustrou com imagens durante seu discurso na tribuna, a necessidade que há nos dias de hoje, em meio a degradação do meio ambiente, em investir em ações sustentáveis.
De acordo com a propositura, o sistema cicloviário será formado por uma rede viária para o transporte de bicicletas, interligada por ciclovias, ciclofaixas e vias cicláveis com faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, além de contar com bicicletários e paraciclos e com locais específicos para passeio e lazer.
A ideia é que a ciclovia ou ciclofaixa seja instalada em trechos de rodovia em zonas urbanizadas, nas vias públicas, nos terrenos marginais à linha férreas, nas margens de cursos d'água, parques e em espaços naturais. Além de agregar os trajetos aos terminais e estações de transferência de transporte coletivo urbano com infra-estrutura apropriada para a guarda de bicicletas.
No caso dos parques, como a cidade não possui tal local de lazer, o documento especifica que futuras construções de parques e praças, incluindo os parques lineares, deverão contemplar o tratamento cicloviário nos acessos e no entorno com paraciclos e bicicletários em seu interior.
Prevê também que as novas vias públicas, incluindo pontes, viadutos e túneis, devem contar com espaços destinados ao acesso de bicicletas, contudo, sem causar prejuízos na circulação de pedestres.
Nas ciclovias e ciclofaixas será permitido ainda, em alguns locais a utilização de patins, patinetes e skates.
Entre os principais objetivos do projeto está a promoção do lazer ciclístico, a atividade física saudável e a conscientização ecológica. Estão previstas ainda ações educativas permanentes, por parte do Executivo, com a intenção de promover padrões de comportamento seguros e responsáveis dos ciclistas, pedestres e motoristas visando divulgar o uso adequado de espaços compartilhados.
O documento foi aprovado em primeira votação, deve voltar ao plenário para deliberação dos vereadores nos próximos dias e depende ainda da sanção do prefeito poaense Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, para implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário