Prefeito se reúne com superintendência da Sabesp para debater despoluição do Rio Tietê
Paulino Fernandes
O prefeito Paulo Tokuzumi se reuniu na manhã de hoje (07), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a superintendência da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e assessores especiais do governador Geraldo Alckmin, para debater projetos relacionados à despoluição do Rio Tietê em Suzano.
O programa articulado em conjunto pelo Estado prevê estratégias peculiares para o equacionamento dos problemas que envolvem o sistema Tietê-Pinheiros. Para isso, um grupo de trabalho composto por órgãos estaduais, entidades privadas e prefeituras foi estruturado para executar os projetos em questão. A intenção é que em meados de 2014, o trecho do Rio Tietê em Suzano alcance índices de qualidade favoráveis. Também estiveram presentes na ocasião os secretários de Meio Ambiente, Edmir Pereira Vidal, de Assuntos Urbanos, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, além de representantes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.
De acordo com Tokuzumi, a potencialização desses serviços pelo Estado é válida e trará grandes resultados para a cidade. Ele cita como exemplo a importância do desassoreamento e a drenagem do rio para que os frutos do projeto sejam visíveis em curto prazo. “Suzano precisa desses investimentos o quanto antes e esta conversa com os diretores do projeto foi importante para montarmos um mapa de ações para a cidade, no que se refere à despoluição do Rio Tietê”, diz.
O projeto apreciado pelo prefeito também foi um dos primeiros a serem debatidos com prioridade nas tratativas do Consórcio de Desenvolvimento Metropolitano do Alto Tietê (Condemat), já no período em que a nova composição do grupo foi instituída.
O gerente da Sabesp no Alto Tietê, Roberto Fumio Hatakeyama, frisa que o município de Suzano é uma das prioridades do Estado. Para ele, a articulação conjunta vai proporcionar diversas melhorias derivadas da execução do projeto ambiental. “Vários outros setores do município serão contemplados com as melhorias previstas no projeto para a cidade”, afirma.
Após a reunião, um outro encontro deve acontecer, na Prefeitura, para que seja entregue as demandas do município aos membros da Sabesp, DAEE, Cetesb e assessores da Casa Civil. “Vamos apresentar uma espécie de mapa com as bacias do município e as ações a serem desempenhadas na cidade. É importante salientar que os problemas relacionados ao rio na cidade devem ser tratados em conjunto e com prioridade e empenho de todos os órgãos envolvidos”, ressalta o prefeito.
Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário