quinta-feira, 9 de maio de 2013

Prefeito se reúne com superintendência da Sabesp para debater despoluição do Rio Tietê


Prefeito se reúne com superintendência da Sabesp para debater despoluição do Rio Tietê
                                                                                
 Paulino Fernandes 
O prefeito Paulo Tokuzumi se reuniu na manhã de hoje (07), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a superintendência da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e assessores especiais do governador Geraldo Alckmin, para debater projetos relacionados à despoluição do Rio Tietê em Suzano.

O programa articulado em conjunto pelo Estado prevê estratégias peculiares para o equacionamento dos problemas que envolvem o sistema Tietê-Pinheiros. Para isso, um grupo de trabalho composto por órgãos estaduais, entidades privadas e prefeituras foi estruturado para executar os projetos em questão. A intenção é que em meados de 2014, o trecho do Rio Tietê em Suzano alcance índices de qualidade favoráveis. Também estiveram presentes na ocasião os secretários de Meio Ambiente, Edmir Pereira Vidal, de Assuntos Urbanos, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, além de representantes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

De acordo com Tokuzumi, a potencialização desses serviços pelo Estado é válida e trará grandes resultados para a cidade. Ele cita como exemplo a importância do desassoreamento e a drenagem do rio para que os frutos do projeto sejam visíveis em curto prazo. “Suzano precisa desses investimentos o quanto antes e esta conversa com os diretores do projeto foi importante para montarmos um mapa de ações para a cidade, no que se refere à despoluição do Rio Tietê”, diz.

O projeto apreciado pelo prefeito também foi um dos primeiros a serem debatidos com prioridade nas tratativas do Consórcio de Desenvolvimento Metropolitano do Alto Tietê (Condemat), já no período em que a nova composição do grupo foi instituída.

O gerente da Sabesp no Alto Tietê, Roberto Fumio Hatakeyama, frisa que o município de Suzano é uma das prioridades do Estado. Para ele, a articulação conjunta vai proporcionar diversas melhorias derivadas da execução do projeto ambiental. “Vários outros setores do município serão contemplados com as melhorias previstas no projeto para a cidade”, afirma.

Após a reunião, um outro encontro deve acontecer, na Prefeitura, para que seja entregue as demandas do município aos membros da Sabesp, DAEE, Cetesb e assessores da Casa Civil. “Vamos apresentar uma espécie de mapa com as bacias do município e as ações a serem desempenhadas na cidade. É importante salientar que os problemas relacionados ao rio na cidade devem ser tratados em conjunto e com prioridade e empenho de todos os órgãos envolvidos”, ressalta o prefeito.

Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário