Prefeitura quer melhorar atendimento aos adolescentes
Para personalizar o atendimento aos jovens de 10 a 19 anos de Ferraz de Vasconcelos, Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Promoção e Desenvolvimento Social vão trabalhar na implantação do programa “Saúde do Adolescente”; oficina sobre o tema será realizada nesta sexta-feira (10 de maio), no Montreal Eventos
Para melhorar o atendimento aos jovens de Ferraz de Vasconcelos em diversas searas, a municipalidade vai promover nesta sexta-feira (10 de maio) a “1ª Oficina de Implantação do Programa Saúde do Adolescente”. O objetivo é sensibilizar os profissionais que prestam atendimento na rede municipal ao público-alvo, principalmente no que tange à promoção da saúde e à prevenção a doenças.
Com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Organização Pan-Americana de Saúde, o evento será realizado entre 9 e 16 horas, no Montreal Eventos (rua Antônio Silvestre, 150, Tanquinho). Estão confirmadas as presenças do prefeito de Ferraz, Acir Filló, do vice-prefeito e secretário municipal de Habitação, José Izidro Neto, e dos secretários de Saúde, Juracy Ferreira da Silva, de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, e de Promoção e Desenvolvimento Social, Denise de Oliveira Andrade.
De acordo com o coordenador da Saúde, da Criança e do Adolescente de Ferraz, David Carlini Alexandre, o objetivo principal da oficina é orientar os profissionais que atuam na rede municipal nas áreas da Educação, da Saúde e da Promoção Social sobre a melhor forma de lidar com adolescentes que tenham de 10 a 19 anos no momento de abordar temas como relação sexual, saúde bucal, gravidez, planejamento familiar, métodos contraceptivos, violência doméstica, bullyng, obesidade, saúde mental, depressão, anorexia, bulimia, álcool e drogas:
“Queremos que os adolescentes encontrem, de fato, acolhimento no município, seja num posto de saúde, na escola ou num projeto social. Em médio e longo prazo, pretendemos diminuir o número de jovens que nos procuram com problemas que devem ser levados a sério e de forma personalizada, para que, inclusive, não se multipliquem”, considera o especialista.
Durante a oficina que será realizada amanhã, uma palestra será ministrada por representantes do programa Saúde do Adolescente do Governo Estadual sobre a forma adequada de se trabalhar com adolescentes na rede pública.
Já no período da tarde, os profissionais da Saúde e da Educação do município vão se reunir em grupos, para discutir os planos de ação e a forma como o projeto será desenvolvido em cada uma das regiões de Ferraz. Também será estudada, na oportunidade, a otimização de acesso entre escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para que cada posto dê prioridade ao atendimento de alunos do bairro onde ambos estão inseridos.
“Precisamos encontrar uma linguagem eficiente para dialogar com nossos jovens. Em Ferraz, por exemplo, registramos, de janeiro a dezembro de 2012, quase 400 gestantes adolescentes. É necessário trabalhar a prevenção, não apenas da gravidez, mas, também, das doenças sexualmente transmissíveis. Para tanto, precisamos construir pontes entre a municipalidade e este público”, observa o secretário de Saúde Juracy Ferreira da Silva.
Vulneráveis
Para a secretária municipal de Educação, o adolescente tem uma relação delicada com assuntos vinculados à Saúde e à sua integração social, isso porque, muitas vezes, sente-se envergonhado para procurar orientação:
“Trata-se de um público vulnerável, que está deixando a infância e passando para a fase adulta. Como, por vezes, é marginalizado e pouco compreendido, seja dentro ou fora de casa, fica vulnerável ao uso de drogas, à prática indevida do sexo e ao desinteresse pelos estudos. Neste aspecto, a integração entre a escola, a família e os setores da Saúde e da Promoção Social é importante. Com atendimento personalizado e acompanhamento priorizado, vamos prevenir os jovens de diversos riscos”, aposta a educadora.
Filló enaltece a campanha pelo fato de a mesma educar e conceder perspectiva de vida aos adolescentes:
“Desejamos que os jovens ferrazenses cheguem à idade adulta com uma maior consciência, sem tabus e prevenidos quanto ao uso de drogas. É preciso que eles parem para pensar para planejar o futuro, de forma saudável. Ao mesmo tempo, vamos nos especializar no atendimento a este público, o que será de extrema valia para o município”, finaliza o gestor.
Secom Ferraz de Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário