Habitação prepara participação na 5ª Conferência das Cidades
Objetivo central do evento é debater o planejamento urbano dos municípios, para que seja possível o crescimento ordenado, sustentável e socialmente justo das comunidades; em Ferraz de Vasconcelos, encontro será realizado no dia 18 de maio (sábado), com entrada franca
Will de Oliver
Ferraz de Vasconcelos está se preparando para participar da 5ª Conferência das Cidades, que será realizado neste ano nas esferas municipal, estadual e federal. Na cidade administrada pelo prefeito Acir Filló, o encontro está marcado para acontecer no dia 18 de maio (sábado). O objetivo central do evento é debater o planejamento urbano dos municípios, para que seja possível o crescimento ordenado, sustentável e socialmente justo das comunidades.
Para alinhavar a pauta que será seguida durante a Conferência e formar uma comissão preparatória, a Secretaria de Habitação de Ferraz já realizou três encontros com várias entidades representativas da sociedade civil organizada. A maior parte tem ligação direta com o tema central da iniciativa, que, em 2013 será “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana, já”. O encontro do dia 18 será abrigado entre 8 horas e 14h30, no número 310 da rua David de Rogatis, no Parque Dourado.
De acordo com o vice-prefeito e secretário municipal da Habitação, José Izidro Neto, a comissão que será formada para capitanear os trabalhos da 5ª Conferência das Cidades vai abarcar dez membros, com direito a representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e de entidades de classe de Ferraz. Esse grupo será responsável por organizar, mobilizar e subsidiar a execução do encontro na etapa municipal, que terá entrada franca. Temas relacionados à política urbana deverão nortear os trabalhos:
“No dia 18 de maio, vamos abrir as discussões para tratar sobre assuntos relevantes dentro do universo do planejamento urbano. Vamos debater, também, a respeito do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDE) e sua gestão. O interessante é aproveitarmos a oportunidade para falarmos sobre as estratégias que possibilitam a construção de um sistema de desenvolvimento urbano na perspectiva da promoção da reforma urbana”, complementa Izidro.
O chefe da pasta da Habitação ferrazense adianta, ainda, que todas as questões que forem discutidas durante o encontro de 18 de maio na cidade serão apresentadas nas conferências estadual e federal. A previsão é que os eventos na esfera municipal sejam realizados entre 1º de março e 1º de junho em todo o País. As de âmbito estadual estão programadas para ocorrer de 1º de julho a 28 de setembro. Já o encontro nacional está agendado para os dias 20, 21, 22, 23 e 24 de novembro.
Para o prefeito de Ferraz, Acir Filló, é de extrema importância a municipalidade se empenhar para realizar um evento frutífero, que possa colocar na agenda pública e políticas questões urbanas significativas, como ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, urbanização, moradia popular e mobilidade urbana. Segundo o gestor, tratam-se de itens intimamente ligados ao planejamento urbano dos municípios:
“Pedi à equipe de Habitação toda a dedicação possível, para realizarmos um bom trabalho, principalmente porque a população e representantes da sociedade civil poderão discutir com o Poder Executivo questões valiosas. É preciso entender para bem atender, portanto, a difusão de informações sobre o crescimento ordenado, sustentável e socialmente justo das cidades é indiscutível. Queremos levar para as esferas estadual e nacional ideias e soluções possíveis para os problemas habitacionais que ainda temos em Ferraz”, finaliza o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Secom Ferraz de Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário