quarta-feira, 22 de maio de 2013

Estado e Prefeitura de Ferraz realizam primeira reunião de trabalho



Estado e Prefeitura de Ferraz realizam primeira reunião de trabalho

Na oportunidade, foram discutidas, entre outras tratativas, a tramitação de licenças ambientais indispensáveis para o andamento do programa; processos estariam “parados” na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e no Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee)

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e o Governo do Estado de São Paulo realizaram na manhã desta quarta-feira (22 de maio) a primeira reunião de trabalho referente ao “Plano de Ação e Despoluição de Rios, Córregos e de Contenção de Enchentes”. De responsabilidade da esfera estadual, o projeto prevê a recuperação de pontos de poluição dos córregos da cidade afluentes dos rios Guaió e Itaim que deságuam no Tietê. O próximo encontro está marcado para a próxima quarta-feira (29 de maio).

As atividades tiveram início hoje por volta das 10 horas, na Secretaria Municipal de Planejamento (rua Pedro Foschini, 200, Vila Romanópolis). Na oportunidade, foram discutidas, entre outras tratativas, a tramitação de licenças ambientais indispensáveis para o andamento do programa. Os processos estariam “parados” na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e no Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). Além da participação das duas autarquias, o projeto também conta com a adesão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Em Ferraz, as atividades serão empreendidas, ainda, pelo Poder Executivo, por meio das Secretarias Municipais de Obras, de Habitação, de Planejamento, de Serviços Urbanos, do Verde e Meio Ambiente e da Promoção e Desenvolvimento Social. O plano foi apresentado na cidade no último dia 15, durante visita do deputado Rodolfo da Costa e Silva ao prefeito Acir Filló. O parlamentar é um dos coordenadores da iniciativa.

Para o chefe do Poder Executivo ferrazense, a poluição dos córregos do município é uma preocupação antiga. Tanto que, durante a campanha eleitoral de 2012, destacou a importância da preservação ambiental e da recuperação dos afluentes – aproximadamente 30, segundo recente levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Trata-se de um projeto grandioso, que prevê a despoluição de toda a cabeceira hidrográfica do Rio Tietê e, automaticamente, dos rios das cidades que têm suas nascentes ligadas diretamente à bacia do Alto Tietê. Ferraz será beneficiada com o desenvolvimento desse projeto, que contará com investimentos pesados e, consequentemente, vai melhorar a condição e a qualidade de vida da nossa população”, salienta Filló.

Uma nova reunião para tratar sobre o plano foi marcada para o dia 29 deste mês. Num primeiro momento, os encontros acontecerão todas as quartas-feiras. Dentro dos próximos dias, inclusive, serão apresentados os nomes dos representantes das secretarias de Ferraz que farão parte da equipe de trabalho do projeto.

Da reunião realizada na manhã desta quarta-feira, participaram os secretários municipais de Habitação, José Izidro Neto, que também é vice-prefeito de Ferraz, de Planejamento, João Matias dos Santos, e de Meio Ambiente, Clóvis Caetano. Da Sabesp, estavam presentes Eduardo Camargo, Euclídes Tubamoto, Roberto Fumio e William Ferreira dos Santos. Enquanto o Daee foi representado por Josemar Garcia dos Santos, a Cetesb participou dos trabalhos por meio de Paulo Garcia. 

Secom Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário