quinta-feira, 9 de maio de 2013

Prefeitura troca iluminação dos viadutos de Ferraz


Prefeitura troca iluminação dos viadutos de Ferraz

Vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenadoria Técnica de Iluminação Pública (CTIP) é responsável pelo trabalho; luminárias a vapor de sódio estão sendo substituídas por lâmpadas de led, mais funcionais, econômicas e resistentes




Por determinação do prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, a Coordenadoria Técnica de Iluminação Pública (CTIP) está trocando a iluminação dos dois viadutos existentes na cidade. Vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento, o setor também trabalha na instalação de luminárias nos pontos mais críticos do município. Às escuras, algumas regiões ainda são alvos constantes de reclamação por parte da população.

O principal objetivo do Poder Executivo ferrazense com a ação é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, permitindo que os mesmos desfrutem plenamente do espaço urbano à noite. Para a CTIP, a iluminação pública está diretamente ligada à segurança pública, pois previne a criminalidade, além de embelezar a cidade e facilitar o tráfego viário.

De acordo com o coordenador da CTIP, Ronaldo Júlio de Oliveira, as luminárias a vapor de sódio existentes nos viadutos Ayrton Senna, localizada na região central de Ferraz, e Cosmo Waldemar Coelho, que fica entre os bairros Parque São Francisco e Jardim Júlio de Carvalho, estão sendo substituídas por lâmpadas de led, mais funcionais e econômicas:

“Esse tipo de iluminação promove uma economia relevante no consumo de energia elétrica. Além disso, elas são mais resistentes, o que acaba prolongando a troca e, consequentemente, o custo no que reside à manutenção. Os impactos ambientais de uso também chegam a ser menores em comparação com as lâmpadas de sódio”, salienta Oliveira.

A CTIP também é responsável pelo mapeamento e pela padronização da iluminação das vielas e das praças de Ferraz. O departamento ainda faz a vistoria nos quadros de força das escolas da rede municipal de ensino e de demais prédios públicos:

“Em paralelo, promovemos, também, um trabalho de conscientização dos servidores. O principal objetivo é reduzir o desperdício de energia e fazer valer uma melhor distribuição do produto, com direito à eficiência e funcionalidade. O uso indiscriminado causa danos à natureza e aumenta o valor da conta de forma exponencial. Os funcionários da prefeitura estão aprendendo a poupar esse recurso”, relata o coordenador da CTIP.

Outra iniciativa considerada de extrema importância pelo governo de Filló é a negociação de R$ 900 mil que a municipalidade deve para a Bandeirante Energia. O débito foi encontrado pela atual administração em janeiro deste ano e corresponde a contas de energia elétrica de quatro meses que ficaram em aberto. Com a concessionária, a prefeitura parcelou a dívida em 36 vezes de R$ 24.080,09.

Para o chefe do Poder Executivo ferrazense, a CTIP tem cumprido seu papel, trabalhando na melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública do município. O gestor, inclusive, adianta que outras ações semelhantes devem ser empreendidas ainda neste ano em outras regiões da cidade:

“Esse tipo de providência está intimamente ligada às necessidades dos habitantes. Muitos trabalham ou estudam no período noturno e, mesmo aqueles que desfrutam de descanso neste período, precisam contar com iluminação adequada caso precisam sair de suas casas. Sem contar que esse recurso melhora a imagem do município e favorece o comércio e o lazer noturno”, complementa Filló.

Secom Ferraz de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário