sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Itaquá não terá Festa do Peão 2013

Itaquá não terá Festa do Peão 2013


O ex-secretário de cultura de Itaquaquecetuba, Marcos Vinícius Lima, publicou em seu perfil no facebook que Itaquaquecetuba não terá Festa do 2013.
Os motivos que teriam levado a essa decisão partem do princípio de que a Prefeitura de Itaquá iniciou uma nova gestão, neste ano, com a situação financeira comprometida, no vermelho, o que inviabilizaria a realização de festas com a participação de artistas e eventos que viessem a onerar os cofres da municipalidade de maneira exorbitante.
Em nota de esclarecimento Lima ressalta ainda que, " a municipalidade reconhece a importância das festividades para a população, assim como a obrigação do lazer que é direito previsto na Constituição Federal e Lei Orgânica do município; porém ao lado deste direito existem outros tantos que são tão prioritários quanto, como a educação e saúde".
Entretanto, o comunicado não esclarece se a cidade contará com a festividade no próximo ano e durante o mandato de Dr. Mamoru. Porém, a nota deixa claro que "Podemos sim, realizar um grande evento, mas, somente quando forem resolvidos os problemas e sanadas as prioridades", diz o ex-secretário.

Segue abaixo nota oficial:

Nota Oficial
Esclarecimentos à população

Venho com o respeito e carinho que tenho por vocês, comunicar e explicar os motivos pelos quais não teremos a “Festa do Peão” neste ano.

Como todos sabem, quando assumimos a Prefeitura, em janeiro deste ano, nos deparamos com uma situação orçamentária e financeira extremamente preocupante, restos a pagar com valores altíssimos, sendo que em caixa não havia sequer o saldo para a folha de pagamento.
Como existiam também dívidas com o INSS, o município não tinha Certidão Negativa de Débitos, estava impossibilitado de receber qualquer tipo de verba, fosse estadual ou federal, mas, enfrentamos o problema e iniciamos um controle radical de gastos e conseguimos reparcelar dívidas, reconquistando assim a certidão, outras dívidas do passado também foram renegociadas para não comprometer a continuidade de serviços públicos.
Reconhecemos a importância das festividades para a população, assim como a obrigação do lazer que é direito previsto na Constituição Federal e Lei Orgânica do município; porém ao lado deste direito existem outros tantos que são tão prioritários quanto, como a educação e saúde.
Lembramos ainda, que desde o início foi destacado que esta administração não investiria dinheiro público para a realização da festa, pois as dificuldades econômicas, situação orçamentária e financeira da Prefeitura impedem que recursos públicos sejam utilizados para pagamentos de artistas e promoção de eventos, sendo que a Festa do Peão realizada no ano de 2012 gerou ao município gastos em torno de R$ 2.500.000,00 (Dois milhões e quinhentos mil reais).
Temos vivenciado por todos os Estados diante das manifestações ocorridas neste ano, inclusive em Itaquaquecetuba, que a população já não suporta e não aceita mais a chamada política do “pão e circo” e isso, este Governo não fará! Devemos sim, dar prioridade as necessidades de investimento. Podemos sim, realizar um grande evento, mas, somente quando forem resolvidos os problemas e sanadas as prioridades.
Enfim, estes foram os motivos que levaram esta Administração a não onerar o município com a realização da Festa. Estamos retomando todos os convênios e parcerias para investir em benefícios para a população, em breve todos começarão a ver os resultados.
Informamos ainda que os eventos cívicos em comemoração aos 453 anos da cidade serão realizados, restritos aos gastos que nosso orçamento possa suportar.
Por último, acreditamos que esta postura severa e responsável nos gastos públicos será o melhor caminho para reconstruir Itaquaquecetuba, para fazê-la crescer e progredir, sempre respeitando o cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário