Fundação da USP pode elaborar projetos para o município de Ferraz
Primeira reunião de trabalho para tratar sobre o assunto foi realizada na tarde desta sexta-feira (30 de agosto), na capital paulista, com a participação de gestores da entidade e de representantes da administração municipal ferrazense
A Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), da Universidade de São Paulo (USP), poderá elaborar projetos referentes ao novo Plano Diretor Ambiental de Ferraz de Vasconcelos. A primeira reunião de trabalho para tratar sobre o assunto foi realizada na tarde desta sexta-feira (30 de agosto), na capital paulista, com a participação de gestores da entidade e de representantes da administração municipal ferrazense. Um novo encontro será agendado, dentro de alguns dias, para que os especialistas apresentem ao prefeito Acir Filló a forma como as matérias poderão ser desenvolvidas.
Durante a reunião abrigada na sede da Fundespa, o secretário municipal de Planejamento, João Matias, e o adjunto da pasta, o engenheiro Silas Faria, fizeram uma breve explanação sobre o Plano Diretor de Ferraz. Elaborado em 2005, o documento, segundo os gestores, não oferece instrumentos que possam contribuir com melhorias significativas para a população ferrazense, tendo de ser, desta forma, reavaliado e reformulado:
“O Plano Diretor atual está totalmente defasado e impraticável, pois não foi bem elaborado. Ele, na verdade, está completamente fora da nossa realidade”, destacou Faria.
O novo Plano Diretor Ambiental consiste na confecção de projetos de mobilidade urbana, de drenagem, de saneamento básico e de resíduos sólidos. Quando acionada, a Fundespa elabora os projetos, de acordo com as necessidades de cada cidade requisitante e, também, apresenta caminhos para que os prefeitos consigam investimentos para a concretização das ações e das obras que terão de ser executadas.
“Os projetos desenvolvidos pela Fundespa contam com todas as aprovações de órgãos fiscalizadores, como o Ministério público, a Corregedoria Geral da União (CGU) e os Tribunais de Contas do Município de São Paulo, do Estado (TCE) e da União (TCU)”, complementou o coordenador-geral da entidade, Elcio Patti Júnior.
Para agilizar a formalização da futura parceria com a administração municipal ferrazense, o Departamento Jurídico da fundação paulistana já entregou cópia de sua documentação, para posterior análise por parte da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos. O objetivo é que o Poder Executivo verifique a idoneidade da Fundespa:
“Sem dúvida alguma, já foi dado um passo muito importante rumo à concretização desta parceria. A primeira reunião de trabalho foi positiva”, avaliou Matias.
Além dos chefes da pasta de Planejamento de Ferraz, participaram do encontro nesta sexta-feira o secretário-adjunto de Comunicação, Miguel Leite, e o bacharel em Direito Clóvis Caetano, da Secretaria de Verde e Meio Ambiente. Representando a Fundespa, estavam além de Patti Júnior, Sérgio Sandler (coordenador de Plano Diretor Ambiental), Tatiana Oliveira Teixeira Coelho (Departamento Jurídico) e Márcio Luiz Bezerra de Souza Pacheco (consultor de Projetos).
A entidade
A Fundespa é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, com total autonomia administrativa e financeira. Criada em 1989, a entidade apoia as unidades da USP que solicitarem seu apoio e, em especial, o Instituto Oceanográfico da universidade. Além disso, a fundação presta serviços técnicos-científicos a empresas públicas e privadas, realiza pesquisas e apoia cursos, seminários e workshops referentes a ciências ambientais e áreas correlatas.
A entidade conta com uma equipe de profissionais qualificados, responsáveis pela elaboração, execução e gerenciamento dos projetos que assina, bem como com um grande número de consultores. O grupo é formado, inclusive, por pesquisadores da USP e de outras instituições brasileiras de pesquisa, de ensino, de consultoria e de serviços ambientais.
Secom Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário