quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Campanha de reciclagem de óleo será lançada em 26 de agosto



Campanha de reciclagem de óleo será lançada em 26 de agosto

Ação, que será colocada em prática em parceria com a Bio-Brás, tem como objetivo minimizar os impactos ambientais que o município sofre com o despejo inadequado do produto; trabalho será coordenado pelas Secretarias do Verde e Meio Ambiente e de Educação de Ferraz de Vasconcelos

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos marcou para o dia 26 de agosto (segunda-feira) o lançamento do projeto “Despoluição de Óleo Vegetal”. A ação, que será colocada em prática pela municipalidade em parceria com a Bio-Brás, tem como objetivo minimizar os impactos ambientais que a cidade sofre com o despejo inadequado de óleos e de gorduras residuais. O trabalho de coleta e de reciclagem do produto será coordenado pelas Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente e de Educação.

O start oficial será abrigado no Centro Cultural (praça dos Trabalhadores), entre 13h30 e 15 horas. Uma reunião foi realizada ontem (13 de agosto), entre representantes das pastas de Educação e Meio Ambiente, no Paço Municipal, para acertarem os últimos detalhes da iniciativa. Ao todo, 15 escolas (QUADRO ANEXO) da rede municipal de Educação serão contempladas com o projeto, também conhecido como “Renove”. Antes, contudo, de ser implementada nas instituições de ensino, para a formação de agentes multiplicadores, a ação prevê a capacitação para diretores, coordenadores e professores da Prefeitura de Ferraz.

A formação será promovida no próximo dia 16 (sexta-feira), das 11 horas ao meio-dia, na Escola Integral de Formação Pedagógica (Ediforp) I (rua Prefeito Takumi Koike, 77, Núcleo Itaim). As escolas municipais que serão beneficiadas com a iniciativa, num primeiro momento, estão situadas em regiões periféricas da cidade. A expectativa é que 7 mil alunos da rede participem de palestras educativas relacionadas ao tema central.

Nestas unidades, bem como na malha central da cidade, serão implantados recipientes onde o resíduo usado de estabelecimentos comerciais, instituições de ensino e residências deverá ser depositado para posterior recolhimento. A intenção do prefeito de Ferraz, Acir Filló, é que, posteriormente, todas as escolas da rede de ensino geridas por seu governo participem da ação.

A atividade não vai gerar custo para a municipalidade, já que contará com o apoio da Bio-Brás, organização da sociedade civil de interesse público. O objetivo é facilitar a coleta e a reciclagem do resíduo que ainda puder ser reaproveitado, evitando, assim, os impactos ambientais que Ferraz sofre com o despejo inadequado do produto.

O secretário municipal de Meio Ambiente, o bacharel em Direito Clóvis Caetano, explica que Ferraz é responsável pelo descarte de, aproximadamente, 30 mil litros de óleo / mês. O gestor adianta, ainda, que 95% do resíduo usado para fritura pelas donas de casa têm como destino final às pias e os ralos, e que 70% do descarte feito por pequenos comércios de alimento vão, também, para bueiros e córregos:

“Este cenário é crítico. Por isso, o trabalho de reciclagem é fundamental. Vale frisar, ainda, que o ‘Renove’ conta com o apoio do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras e da Diretoria Regional de Ensino e que vai movimentar estudantes e a família ferrazense. Por meio da conscientização, vamos investir na logística reversa, ou seja, no aproveitamento do óleo, contribuindo, inclusive, para a despoluição do rio Tietê”, frisa o gestor.

Todo o óleo coletado em Ferraz será encaminhado para a reciclagem. Durante o processo, o resíduo será transformado tintas, vernizes e biodiesel. Para Filló, a destinação correta do produto, grande poluidor do solo e das águas, vai contribuir, substancialmente, para a qualidade de vida da população:

“Os principais objetivos do projeto são a diminuição da poluição do rio Tietê, a melhoria da qualidade das águas e do Meio Ambiente, a promoção do desenvolvimento sustentável e o estímulo à conscientização ambiental. Importante lembrar que o descarte irregular de óleo provoca entupimentos e diversos problemas na drenagem do esgoto, além de poluição do lençol freático. Vamos reverter esse quadro”, complementou.

Secom Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário