segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ferraz: Saúde faz 321,2 mil atendimentos no 1º quadrimestre de 2013



Saúde faz 321,2 mil atendimentos no 1º quadrimestre de 2013

Deste total, 123,2 mil dizem respeito a exames laboratoriais e 20,6 mil, a consultas de clínica-geral; dados foram divulgados pela secretária municipal de Saúde, a advogada Tânia Mara Porfírio Faria Silva Santos, na tarde de ontem (15 de agosto), durante audiência pública realizada na Câmara de Ferraz Vasconcelos



A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou, no primeiro quadrimestre deste ano, 321,2 mil atendimentos na rede pública de saúde. Deste total, 123,2 mil dizem respeito a exames laboratoriais e 20,6 mil a consultas de clínica-geral. Os procedimentos registrados abarcam consultas médicas, avaliações com enfermeiros, aferições diversas e análises clínicas. Neste período (entre janeiro e abril de 2013) a municipalidade investiu R$ 8,9 milhões no setor.

Os dados foram divulgados pela secretária municipal de Saúde, a advogada Tânia Mara Porfírio Faria Silva Santos, na tarde de ontem (15 de agosto), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Ferraz. O encontro foi promovido para a avaliação da aplicação de recursos no segmento por parte do governo do prefeito Acir Filló no decorrer do primeiro quadrimestre deste ano. Os trabalhos foram orquestrados pelo vereador Antonio Carlos Alves Correia, o Tonho, presidente da Comissão Permanente da Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Turismo (CPESCLT).

De acordo com Tânia, o número de atendimentos registrado na rede municipal ferrazense, que inclui 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de departamentos descentralizados, aumentou de forma significativa entre janeiro e abril de 2013. No primeiro mês do ano, foram realizados 62,7 mil procedimentos. Já em abril, o número chegou a 107,2 mil, representando um aumento de 70,9% entre um mês e outro. Entre as UBSs, o responsável pela maior demanda de atendimentos foi o Centro de Saúde (CS) II. Na unidade, foram acolhidos cerca de 27,6 mil pacientes.

No decorrer da audiência, a secretária de Saúde de Ferraz também apontou uma parceria que será feita entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com uma Organização Social de Saúde (OSS). O edital para a contratação de uma entidade já está pronto e deverá ser publicado dentro dos próximos dias. O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento prestado pelo órgão:

“A medida visa reduzir, ainda, o déficit de médicos no município, principalmente os que atuam no Samu. Temos enfrentado grande dificuldade para a admissão de profissionais da área, sobretudo por conta do escândalo dos ‘dedos de silicone’ (possível fraude do ponto biométrico, que veio à tona em 10 de março de 2013). Hoje, a rede básica de saúde local dispõe de 107 médicos. O ideal para atender toda a demanda seria contarmos, com, no mínimo, mais 20 profissionais”, explica a gestora.

Tânia também explicou aos parlamentares ferrazenses que outros projetos já começaram a ser alinhavados para melhorar a gestão da Saúde municipal. A expectativa é que a maioria seja colocada em prática no início deste semestre. Dentre as ações, está o projeto federal “Melhor em Casa”.

Segundo a gestora, a implantação do programa sairá após a publicação da portaria do Ministério da Saúde. O programa visa atender acamados que não precisam permanecer internados em unidade hospitalar, tendo a possibilidade de serem atendidos em domicílio. Para tanto, Ferraz contará com um repasse federal de R$ 106 mil / mensal:

“O ferrazense poderá ser atendido em sua casa, com direito a balão de oxigênio, a alimentação, além da visita de médicos, de enfermeiros, de fisioterapeutas, de psicólogos, entre outros profissionais que vão ao encontro da necessidade do paciente. Esse programa será um diferencial de atendimento à população”, finaliza. 


Secom Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário