Inscrições para o próximo ano letivo começam em 3 de setembro
Processo é destinado às crianças que vão completar 6 anos até março de 2014 e que não frequentaram instituições de ensino no decorrer de 2013, bem como ao público infantil, jovens e adultos que estejam fora do ambiente escolar; cadastro deve ser feito pelos pais ferrazenses e responsáveis até 30 de setembro
No próximo mês, a rede municipal de Ferraz de Vasconcelos vai receber a inscrição de alunos do ensino fundamental e da educação infantil para o próximo ano letivo. O processo é destinado às crianças que não frequentaram instituições de ensino no decorrer de 2013 e ao público infantil, jovens e adultos que estejam fora do ambiente escolar. O cadastro deve ser firmado em qualquer unidade de educação gerida pelo governo do prefeito Acir Filló.
O objetivo desta ação é garantir vagas na rede municipal de ensino para estudantes que completarão 6 anos até o dia 31 de março de 2014 e que não frequentaram escola de educação infantil neste ano. Os pais dos futuros alunos devem ir às instituições de ensino mais próximas de suas casas entre os dias 3 e 30 de setembro, para fazer o cadastro dos filhos, gratuitamente. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas secretarias administrativas das instituições.
No ato da inscrição, os responsáveis devem ter em mãos um documento pessoal, além da certidão de nascimento do estudante e comprovante de endereço atualizado. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, após o período de inscrição, os pais devem aguardar o chamamento por parte da pasta para a confirmação de matrícula.
A secretária-adjunta de Educação de Ferraz, a mestre em Pedagogia Marlene Drulis Oliveira, complementa, ainda, que, neste meio tempo, a pasta vai confrontar o número de vagas em aberto com o de interessados. Entre os meses de outubro e de dezembro, será expedida a lista com o nome dos estudantes que conquistarão uma vaga na rede:
“Este processo é aberto às crianças que vão completar seis anos até o dia 31 de março de 2014. Após o período de inscrição, vamos trabalhar na compatibilização da demanda, levantando o número de inscrições firmadas e o número de salas de aula e de vagas que a rede municipal disponibiliza. Precisamos adequar este cenário à quantidade de cadastros”, argumenta a gestora.
Ainda segundo Marlene, é muito comum alguns pais deixarem para inscrever seus filhos após o prazo expirar. Para tanto, é gerada uma lista de espera. Contudo, a gestora explica que a mesma é acionada apenas em caso de desistência de um aluno, para o ingresso de outro:
“É muito importante que as famílias ferrazenses observem os prazos estipulados para a inscrição das crianças e não percam a oportunidade de encaixarem seus filhos na rede pública de ensino. Depender de desistência não é garantia que o aluno vai estudar próximo de sua casa e no início do ano letivo. Lembramos que a prioridade recai a alunos das escolas municipais de ensino infantil e fundamental e dos Centros de Educação Infantil (CEIs)”, complementa.
Os estudantes já matriculados na rede municipal em escolas de educação infantil serão encaminhados, automaticamente, ao primeiro ano do ensino fundamental. A rede também quer trabalhar no encaixe de todas as crianças, jovens e adultos que se encontram fora da escola pública. Este público deve procurar qualquer instituição de ensino de Ferraz para firmar inscrição, com a finalidade de ser atendido em 2014.
Secom Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário