quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Vereadores se articulam em busca da presidência da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba


Por Gisele Santos

Vereadores se articulam em busca da presidência da 

Câmara Municipal de Itaquaquecetuba



Falta apenas 13 dias para a cerimônia de posse dos prefeitos e vereadores eleitos para o mandato 2013/2016 e os políticos correm contra o tempo para tentar viabilizar um cargo de destaque, cheio de prestígio e de privilégios na Casa de Leis, a presidência. É nesta data que ocorre também a eleição para definir o novo presidente do Legislativo. 

Especulações e rumores sobre quem será o novo presidente da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, tomam conta dos corredores da casa do povo e também dos quatro cantos da cidade. 

Em Itaquá, a campanha rumo à cadeira máxima do Legislativo tem sido feita de forma velada, pouco é comentada abertamente, o que faz crescer ainda mais o mistério acerca do assunto. 

Três nomes ventilam nos bastidores políticos, entre eles o do vereador Rolgaciano Fernandes (PSDC), Silvani de Paula Lima (PR) e Wilson dos Santos, o Wilson Pirata (PTN). 

O vereador Rolgaciano Fernandes (PSDC) relatou que vem articulando em busca de apoio, com os novos e também com vereadores reeleitos, mas não descartou a possibilidade de se unir com Silvani de Paula (PR) para agregar forças. “Realmente tenho conversado sobre abrir mão para apoiar o vereador Silvani, não descarto essa possibilidade, já conversei com os novos vereadores eleitos, eles estavam aguardando a diplomação para avaliar melhor. No momento da votação tudo pode mudar, um voto pode decidir a eleição”. 

Silvani de Paula (PR) revelou que a disputa à presidência não está fácil. “A diferença é muito pouca, mas estou ‘brigando’ voto a voto. Temos uma estratégia e estamos confiantes, é importante ressaltar que não queremos fazer uma oposição radical, queremos uma Câmara independente, mas isso vai depender da postura do prefeito, estamos ao lado da população. Nesta semana iremos protocolar a nossa chapa”. 

De acordo com Dalton Dename, presidente do Partido Trabalhista Nacional na cidade, o terceiro nome que vai concorrer à presidência do Legislativo é Wilson dos Santos, o Wilson Pirata do partido do prefeito eleito, o PTN. “Apesar de ter sido eleito pela primeira vez ele foi bem aceito, tem uma ótima articulação, não há rejeição alguma e ele tem o diferencial de ser o indicado do prefeito”. 

Nesta semana, ao anunciar parte de seu secretariado, o prefeito eleito Dr. Mamoru Nakashima do PTN, revelou estar em negociação com os parlamentares em busca de apoio durante seu governo e até garantiu que já tem maioria na Câmara. 

Já o presidente do PSDB de Itaquá, Mário Moreno, confirmou que existe interesse do partido em disputar a presidência e que isso depende da juntura dos parlamentares tucanos, contudo, ponderou que hoje o partido apoia o prefeito eleito. “A princípio a equipe do Mamoru havia cogitado lançar o Celso Reis (PSDB) para o cargo, mas esse cenário mudou”. 

O atual presidente, vereador Roque Levi Tavares (PR) permanece no cargo até o fim de dezembro de 2012.

3 comentários:

  1. Só lembrando que o Edson Moura do PT é candidatissimo a presidencia da camara.

    ResponderExcluir
  2. Edson Moura do PT também é candidato a presidencia e tem o apoio de Carlinhos da Minercal(PT).

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir