Por Gisele Santos
Vereadores
se articulam em busca da presidência da
Câmara Municipal de Itaquaquecetuba
Falta apenas 13 dias para a cerimônia de posse dos prefeitos e vereadores eleitos para o mandato 2013/2016 e os políticos correm contra o tempo para tentar viabilizar um cargo de destaque, cheio de prestígio e de privilégios na Casa de Leis, a presidência. É nesta data que ocorre também a eleição para definir o novo presidente do Legislativo.
Especulações e rumores sobre quem será o novo presidente da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, tomam conta dos corredores da casa do povo e também dos quatro cantos da cidade.
Em Itaquá, a campanha rumo à cadeira máxima do Legislativo tem sido feita de forma velada, pouco é comentada abertamente, o que faz crescer ainda mais o mistério acerca do assunto.
Três nomes ventilam nos bastidores políticos, entre eles o do vereador Rolgaciano Fernandes (PSDC), Silvani de Paula Lima (PR) e Wilson dos Santos, o Wilson Pirata (PTN).
O vereador Rolgaciano Fernandes (PSDC) relatou que vem articulando em busca de apoio, com os novos e também com vereadores reeleitos, mas não descartou a possibilidade de se unir com Silvani de Paula (PR) para agregar forças. “Realmente tenho conversado sobre abrir mão para apoiar o vereador Silvani, não descarto essa possibilidade, já conversei com os novos vereadores eleitos, eles estavam aguardando a diplomação para avaliar melhor. No momento da votação tudo pode mudar, um voto pode decidir a eleição”.
Silvani de Paula (PR) revelou que a disputa à presidência não está fácil. “A diferença é muito pouca, mas estou ‘brigando’ voto a voto. Temos uma estratégia e estamos confiantes, é importante ressaltar que não queremos fazer uma oposição radical, queremos uma Câmara independente, mas isso vai depender da postura do prefeito, estamos ao lado da população. Nesta semana iremos protocolar a nossa chapa”.
De acordo com Dalton Dename, presidente do Partido Trabalhista Nacional na cidade, o terceiro nome que vai concorrer à presidência do Legislativo é Wilson dos Santos, o Wilson Pirata do partido do prefeito eleito, o PTN. “Apesar de ter sido eleito pela primeira vez ele foi bem aceito, tem uma ótima articulação, não há rejeição alguma e ele tem o diferencial de ser o indicado do prefeito”.
Nesta semana, ao anunciar parte de seu secretariado, o prefeito eleito Dr. Mamoru Nakashima do PTN, revelou estar em negociação com os parlamentares em busca de apoio durante seu governo e até garantiu que já tem maioria na Câmara.
Já o presidente do PSDB de Itaquá, Mário Moreno, confirmou que existe interesse do partido em disputar a presidência e que isso depende da juntura dos parlamentares tucanos, contudo, ponderou que hoje o partido apoia o prefeito eleito. “A princípio a equipe do Mamoru havia cogitado lançar o Celso Reis (PSDB) para o cargo, mas esse cenário mudou”.
O atual presidente, vereador Roque Levi Tavares (PR) permanece no cargo até o fim de dezembro de 2012.
Só lembrando que o Edson Moura do PT é candidatissimo a presidencia da camara.
ResponderExcluirEdson Moura do PT também é candidato a presidencia e tem o apoio de Carlinhos da Minercal(PT).
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir