sábado, 8 de dezembro de 2012

Reforma nas estações de trem de Itaquaquecetuba

Por Gisele Santos

O governo tarda, mas não falha? Será?

De acordo com informações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, as três estações da cidade: Engenheiro Manoel Feio, Aracaré e Itaquaquecetuba começarão a ser reformadas no ano que vem.
Uma obra necessária e um tanto quanto atrasada.
Não de hoje a população de Itaquaquecetuba sofre com a estrutura precária nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM. Prova disso é o descaso com os portadores de deficiência e mobilidade reduzida, em nenhuma das três estações existe sequer auxílio para que essas pessoas possam se locomover sem provocar qualquer risco à integridade física.
Em um passado não tão longe, o elevador da estação central ficou fora de serviço, e o resultado disso foi o transporte de uma moradora da cidade e com deficiência física, a caminho de uma consulta médica na capital paulista, fosse feito pelas escadas. Essa não foi a primeira vez.
Pois é, mas nem tudo é tão fácil quanto parece, os passageiros que utilizam as estações de trem da, linha 12-Safira, da CPTM, terão que esperar pelo menos até o final de 2013 para usufruir das novas estruturas de embarque que serão instaladas.

De acordo com assessoria de Imprensa da CPTM, o processo de contratação da empresa que fará o projeto executivo da obra está em fase final. Feito isso, a companhia pretende abrir licitação até o final de março do ano que vem para contratar a empreiteira que executará os serviços e até o final de 2013 as obras de adequação do local devem começar.


A solicitação de obra nas estruturas atuais foi feita por meio de uma indicação da deputada estadual e primeira-dama de Itaquá, Heroilma Soares Tavares (PTB).
Desde que construídas as estações de trem só passaram por manutenção e nunca sofreram reformas, com o anúncio das melhorias, segundo o projeto que a CPTM está desenvolvendo, os locais deverão ser totalmente reformulados com um novo dimensionamento visando o aumento da demanda nos próximos anos, bem como a implantação de plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade como elevadores, piso e rota táteis, comunicação em braille, corrimãos e rampas adequadas. Nas estações haverá banheiros públicos comuns e ainda sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A companhia informou ainda que a estação Engenheiro Manoel Feio, localizada na divisa de São Paulo com Itaquá deverá dar acesso ao terminal urbano de ônibus que será implantado pela Prefeitura de Itaquá. 
O que se espera de fato, é que a demora faça valer as melhorias, além de toda a falta de estrutura da linha Safira (Brás - Calmon Viana), uma das mais sucateadas da CPTM, sejam revistos ainda os problemas constantes de atrasos e superlotação.

Gisele Santos, jornalista e assessora de imprensa.

Um comentário:

  1. moro no lado norte da estaçao eng manoel feio quero saber se vai ser feita a construçao da nova estaçao por ela ja passar so por reforma ate

    ResponderExcluir