quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Após convite de Alckmin, Mamoru se filia ao PSDB

Após convite de Alckmin, Mamoru se filia ao PSDB


O prefeito de Itaquaquecetuba Doutor Mamoru Nakashima já tem destino partidário definido. O médico vai para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), após convite feito pelo governador do estado, Geraldo Alckmin. Nesta quinta-feira (10 de setembro), às 18h30, o chefe do Executivo Itaquaquecetubense assinará a ficha de filiação tucana, em evento que será promovido na sede estadual do partido, localizada na Capital paulista, com a presença confirmada de Alckmin, e os senadores José Serra e Aécio Neves, além de deputados estaduais e federais da sigla, entre outros dirigentes e correligionários.

Mamoru desfilou-se do Partido Trabalhista Nacional (PTN) no meio do ano, e desde então estava sem partido. De acordo com o próprio prefeito, durante esse período, ele recebeu convite de diversos partidos de renome nacional, porém, a grande quantidade de investimentos realizados pelo governo do Estado em Itaquá, e a proximidade com o governador, pesaram preponderantemente para que Nakashima escolhesse o PSDB como destino.

“O governo do Estado tem muitos investimentos na cidade. Tudo que solicitamos para a cidade o governador tem feito um esforço muito grande para nos contemplar. Recentemente Itaquá recebeu uma unidade do Poupatempo, obras do Fumefi, convênios com a Cultura, Desenvolvimento Social, Turismo, Política Para Mulheres, Saúde, Esporte, entre outras áreas. O governador nunca virou as costas para Itaquá e nem para nossa administração, pois ele sabe que herdamos uma cidade com muitos problemas, e quer ajudar a reconstruir o município. Quando ele nos fez o convite para ir para o PSDB, ficamos muito lisonjeados e decidimos aceitar, pensando primeiro no bem da cidade”, disse Mamoru.

Além do Poupatempo, que já está em funcionamento na cidade, a prefeitura está em vias de assinar um convênio com a Companhia de Saneamento e Abastecimento do Estado de São Paulo (Sabesp) que prevê a parceria para regularização fundiária e obras de infraestrutura em diversos bairros, com investimento de cerca de R$ 70 milhões. A prefeitura também pleiteia recursos para a reforma da Praça Padre João Alvarez. Obras do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), que compreendem pavimentação, e infraestrutura, também estão previstas para ter início ainda para 2015. Itaquaquecetuba também pretende solicitar em breve uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidade (AME).


Fonte AI

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Avante Itaquá!


Avante Itaquá!

*Por Rolgaciano Fernandes


A cidade de Itaquaquecetuba completa neste dia 08 de setembro 455 anos de história. Há muito que celebrar, no entanto, estamos muito aquém de uma cidade ideal. Vamos recordar... Afinal, para construção do futuro é preciso voltar ao passado.
A emancipação de Itaquaquecetuba se deu em 1953, contudo, sua história se remonta desde seus primórdios, quando ainda era habitada por índios guaianases e tupis, e, posteriormente, seu período como uma das 12 aldeias fundadas pelo padre jesuíta José de Anchieta, durante sua longa permanência no Brasil colonial, em meados do século XX. Cerca de 200 anos depois se tornou distrito da terra do Caqui, a vizinha Mogi das Cruzes.

A origem do município se baseia na fundação da capela católica de Nossa Senhora d'Ajuda , localizada no centro da cidade, que foi fundada pelo próprio padre em 8 de setembro de 1560, sendo nomeada após a santa por missionários católicos em 1624.

O desenvolvimento do município foi constituído próximo às margens da região do Alto Tietê, fundado aproximadamente entre 1560 e 1563 por jesuítas liderados por José de Anchieta.

Conhecida por um breve período de tempo por Vila da Nossa Senhora d'Ajuda, a princípio, sua primeira forma denominada foi de origem tupi, taquaquicé-tuba, sendo responsável, posteriormente, prover ao nome Itaquaquecetuba, que abordava o "tacuakyssé", uma espécie de taquara que servia para fazer instrumentos cortantes, tal a navalha, abundante em Itaquá, daí o significado, um local de “ajuntamento de taquaras-faca".

Uma das cidades mais antigas do Estado de São Paulo e batizada como “cidade presépio”, boa parte de seu desenvolvimento se deu a construção da primeira estação ferroviária de Itaquaquecetuba em 1926, antes da emancipação da cidade. O topônimo indígena Itaquaquecetuba, que significa "abundância de taquaras que cortam", deve-se à existência, na época da fundação da Aldeia, de imenso taquaral, margeando os Rios Tietê e Tipóia.

Itaquá, uma cidade de história e de lutas! Mas nem só de glórias vive uma cidade! Isso mesmo, temos muito a evoluir!
O município está entre os 10 melhores municípios brasileiros que tiveram avanços relevantes nos últimos 20 anos em desafios contra a desigualdade em 2014, possuindo também o 169º melhor PIB entre municípios. Por outro lado, ficou em 199º lugar como as cidades com maiores taxas de homicídios por grupo de 100 mil habitantes.

Não de hoje, a população itaquaquecetubense sonha com uma cidade ideal, com qualidade de vida, sobretudo, com saúde, educação e segurança. Mas, não para por aí! Nossa cidade merece e precisa de muito mais! Atenção, carinho e compromisso são uma bela pedida para que o município siga rumo ao progresso e elimine o estereótipo de cidade violenta como hoje tem estampado nos noticiários e nas estatísticas. Podemos fazer a diferença!

Feliz 455 anos Itaquaquecetuba! Torço para que seus próximos anos sejam comemorados em um cenário social mais igualitário, utopia para uns... Para mim breve realidade, com um futuro cheio de glórias e superação. Depende de nós! Avante Itaquá!

 Rolgaciano Fernandes é vereador pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), presidente do partido em Itaquaquecetuba e está em seu segundo mandato no Legislativo.

sábado, 5 de setembro de 2015

Vaso de Barro

Vaso de Barro

* Jeruza Lisboa Pacheco Reis
 
Tal qual um vaso de barro, simples, barato e frágil, somos nós, cristãos, mesmo nessa humilde condição, capazes de servimos bem como lamparinas, como lâmpada para iluminar um caminho, o mundo, ou, ainda, para guardar um tesouro, para servir de referência. Embora fracos, somos fortes, graças à capacitação divina. 

Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; somos perplexos, porém não desanimados; somos perseguidos, porém não desamparados; somos abatidos, porém não destruídos. Quando acreditamos com convicção em nós mesmos ou em algo não importa a “opinião dos outros”. Ainda que sejam bem intencionados (os outros), não devemos permitir que interfiram no curso de nossa vida, nas provas pelas quais temos de passar.

Opiniões encontram lugar em nosso íntimo, penetrando, de forma oportunista, em nossas carências e fragilidades. Elas chegam, muitas vezes, para resolver uma situação, mas por caminhos completamente dissociados da gente, daquilo que gostamos, de nossa missão na Terra e, sobretudo, de Deus e do que ele nos reserva.

Conselho de terceiros? Será que vai ajudar ou atrapalhar? Vai agregar ou separar? Enfim, será que é isso mesmo que Ele espera que eu faça? Essa reflexão ajuda bastante, principalmente quando perguntamos diretamente ao Pai: “Tem certeza de que sou eu mesmo que tem de passar por isso? Sou eu mesmo que o senhor quer que vença esse desafio, esta loucura?”. Geralmente, nessa hora, ouvimos reverberar em nosso ser a resposta: “Sim”. Aí, só cabe nos fortalecermos de maneira imensurável.

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o senhor, o Criador dos fins da Terra, nem se cansa, nem se fadiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte o cansado e multiplica as forças o que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fadigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. (Isaías. 40.28-31), “(…) diga o fraco: Eu sou forte”, (Joel 3:10b).

Saibam que, mesmo fracos, podemos nos fazer fortes, que não importa o obstáculo, ele pode ser enfrentado quando se tem a persistência e a fé como escudo e arma nessa vida.

  Jeruza Lisboa Pacheco Reis é advogada e professora, mestre em Filosofia, vereadora em Poá, autora do livro “Rosa-Choque – Histórias de uma mulher que escolheu resistir, persistir e insistir” e do livro Poá: De Província à Estância Hidromineral.

 

Onde está a segurança?!


*Por Rolgaciano Fernandes
Onde está a segurança?!

A palavra segurança significa tornar seguro, assegurar, ou ainda, garantir alguma coisa. Desta forma, segurança indica tornar as coisas e pessoas livres do perigo e de incertezas. No entanto, o cotidiano nos retrata uma situação bem diferente.

Diariamente, nos deparamos com os noticiários, e entre outras mídias, capas de jornais, abordando os crimes cometidos em nosso país, estado, cidade e, porque não até em nosso bairro. Crimes dos mais bárbaros possíveis de se imaginar.

Entendemos por segurança pública, o afastamento, por meio de organizações próprias, de todo perigo ou de todo mal que possa afetar a ordem pública, em prejuízo da vida, da liberdade ou dos direitos de propriedade de cada cidadão. A segurança pública, assim, limita a liberdade individual, estabelecendo que a liberdade de cada cidadão, mesmo em fazer aquilo que a lei não lhe veda, não pode turbar a liberdade assegurada aos demais, ofendendo-a.

A real verdade é que os discursos não correspondem às atitudes. A inversão de valores e a imoralidade imperam em muitas famílias – já desestruturadas e que tem como seu único baluarte as religiões, e também na sociedade em geral. A falta de políticas públicas no sentido de trazer à criança e ao adolescente, subsídios para uma vida tranquila, sem a interferência das ruas e do crime, nos remete a uma reflexão um tanto quanto complexa.  

Andar nas ruas já não é tarefa fácil e tamanha é a indignação das pessoas frente à escalada criminalidade, onde se finge que prende, que condena e que se cumpre pena, infelizmente. Os indultos, dados, em datas celebrativas, são o verdadeiro pavor do povo. Mas, não precisamos aguardar tais datas para que “toquem o terror” nas pessoas. A população está com medo!

Inibir os fatores que geram o descontentamento e as divergências de classe, a fim de obter uma sociedade mais justa e condizente com a natureza humana deveria ser uma primícia, sobretudo, para a preservação dos bons costumes. Restaurar e promover a educação, a saúde e todos os direitos de um cidadão, fomentar a ajuda aos mais necessitados, assegurar o cumprimento da lei, salvaguardar a propriedade e dignificar a família também gera uma boa dose de ordem pública e social. Mas, e aí? Onde está a segurança?!


terça-feira, 28 de julho de 2015

Deic prende 14 por falsificação de cerveja em Itaquaquecetuba

Deic prende 14 por falsificação de cerveja em Itaquaquecetuba

Segundo departamento, tampinhas eram compradas em lixões. 
Foram apreendidas 4.680 garrafas falsificadas e prontas para a venda.


Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam nesta segunda-feira (27) 14 homens suspeitos de trabalhar na linha de produção de uma fábrica especializada em falsificar cerveja, em Itaquaquecetuba. Os 14 presos responderão por crime contra a saúde pública.
Segundo a polícia, as tampinhas de marcas mais caras eram adquiridas de pessoas que as encontravam em lixões e eram colocadas em garrafas de marcas mais baratas. Os suspeitos também trocavam os rótulos e tarjas das garrafas de cerveja.

Segundo o delegado Fábio Pinheiro Lopes, titular da 5ª Patrimônio (Delegacia de Investigações sobre Roubo a Banco), unidade do Deic responsável pela descoberta, esse tipo de falsificação coloca a saúde do consumidor em risco.
“Retiravam as tampinhas originais e colocam as outras sem nenhum cuidado com a higiene. O único procedimento era limpar a tampinha suja na camiseta”, contou o delegado.

A descoberta do local surgiu quando integrantes da 5ª Patrimônio realizavam levantamentos na região do Parque São Pedro, em Itaquaquecetuba. Os policiais buscavam envolvidos em crimes contra bancos, mas desconfiaram da movimentação em um salão comercial na rua Tagarela. A equipe acabou flagrando a linha de produção em pleno funcionamento.

Os policiais apreenderam 4.680 garrafas falsificadas prontas para serem comercializadas. Também encontraram rótulos e as centenas de tampinhas sujas.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Artigo: Corrida Eleitoral no País das Maravilhas

Corrida Eleitoral no País das Maravilhas
 * Jeruza Lisboa Pacheco Reis

Segundo Lewis Carrol, o país das Maravilhas é governado por Vossas Graciosas Majestades, o Rei de Copas e a Rainha de Copas (eles exigem total obediência o tempo todo). Um conselho recomendável a quem vai ao país das Maravilhas é ter cautela com o que diz, pois a Rainha é um pouco irritadiça.

Outras pessoas distintas que você pode encontrar na Corte Real são os Reis e as rainhas de Espada, Paus e Ouro, convidados da Rainha de Copas. Ademais, você pode  encontrar pessoas importantes que, curiosamente, se  parecem com o número das cartas de um baralho. Quanto à segurança? Isso depende muito de quanto tempo você passa com Sua Majestade. A comida?  Sempre haverá fantásticas xícaras de chá e fatias de bolo e pão com manteiga, banana sempre. Mas, lembro que para isso tem de ter disposição para conversa confusa e, às vezes rude. Importante cuidar da saúde, pois de tempos em tempos serão oferecidas garrafas com os dizeres: "Beba-me!”, e caixas com bolos, com os dizeres: "Coma-me!", recomenda-se extremo cuidado.

As escolas no País das Maravilhas exige inscrição prévia e, às matérias lecionadas são: Giramática e Rodação, Aritmética: Ambição, Distração, Enfeiação e Derrisão; Escória (antiga e moderna); artes: Desdenhar e Fintar sobre velas.

A melhor forma de se secar de um banho no Mar de Lágrimas de Alice é participar de uma Corrida Eleitoral. O que é? Ora, basta participar, ir até a pista de corrida (uma espécie de círculo), onde todos os participantes são colocados. Os competidores podem começar a correr quando quiserem, e da forma como quiserem, distribuindo balas, flores ou até fumaça do narguilé da lagarta maluca, bolos e chás então, mofarem a festa, bananas e malabares enfeitam a cena, quando alguém grita: A corrida acabou!

E quem ganhou afinal? Ninguém quer ser ganhador. Sabe por quê? Porque quem ganha tem que distribuir os prêmios. E todos os participantes gritam: Prêmios! Prêmios! Haja doces para distribuição!

Mas quem não participou, nem ganhou, não deve  ficar triste, pois resta ainda o Chá do Chapeleiro Maluco, que tem uma mesa pronta toda hora (para ele toda hora é hora do Chá), você pode entrar e sentar-se em qualquer lugar, há sempre lugares, junto com os chás muitos ratos dormidongos (dormem à mesa), o papo é sempre esquisito, e alguns derrubam leite em seu prato. Mas não adianta chorar o leite derramado e, na manteiga tem a função de lubrificar as engrenagens, para, óbvio, participar mais ativamente da Corrida Eleitoral!

Enfim, é importante ter em mente que, uma viagem ao País das Maravilhas pode acostumá-los com acontecimentos surpreendentes, quando você voltar para sua casa pode parecer bastante tedioso e tolo viver de forma normal, mas se pensar que tudo não passa da grande ilusão de um sonho, talvez, sinta-se aliviado por voltar ao mundo  real, pois quaisquer semelhanças são mera coincidência... Será?!
 
  Jeruza Lisboa Pacheco Reis é advogada e professora, mestre em Filosofia, vereadora em Poá, autora do livro “Rosa-Choque – Histórias de uma mulher que escolheu resistir, persistir e insistir” e do livro Poá: De Província à Estância Hidromineral.

Segurança pública é tema de reunião de vereadores em São Paulo

Segurança pública é tema de reunião de vereadores em São Paulo




Na tarde desta terça-feira, dia 21, os vereadores Rolgaciano Fernandes Almeida (PTN) e Luiz Carlos Ginachi, o Carlinhos do Bar (PTN), estiveram na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para entregar um documento com reivindicações que visam a melhoria da segurança de Itaquaquecetuba. Os parlamentares compõem a Comissão Permanente de Segurança da Câmara Municipal ao lado do vereador Celso Heraldo dos Reis, o Celso Reis (PSDB), que esteve representado por um assessor.

O documento que estava assinado pelos três vereadores foi entregue ao Coordenador de Assessoria Parlamentar da secretaria, Armando Luiz Rovai. “Esses itens que constam no documento foram apontados durante a audiência pública de Segurança, na Câmara Municipal, neste 1º semestre”, enfatizou Rolgaciano que ocupa a presidência da Comissão.

Dentre os itens citados pelo parlamentar, estão as solicitações para o aumento do efetivo e das viaturas da polícia militar, além de mais investimentos nas policias integradas e aumento do número de escrivães na cidade, entre outros. 

“Foi uma reunião importante, o doutor Armando nos recebeu muito bem e, assim que recebeu o documento, já encaminhou aos departamentos competentes, em breve teremos um retorno do requerimento”, afirmou Carlinhos do Bar.




AUDIÊNCIA PÚBLICA

A audiência pública de Segurança, realizada no mês de abril deste ano, realizada pela Comissão Permanente de Segurança, contou com a presença de representantes das polícias militar e civil, da Secretaria de Segurança da Prefeitura de Itaquá, além da sociedade civil. “Foi um evento importante, onde as autoridades, junto com a população, discutiu e apontou os principais problemas de segurança pública do município e, hoje, estamos dando prosseguimento ao que foi discutido na audiência”, concluiu Rolgaciano.




Fonte: AICI

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Justiça Eleitoral confirma Vereador Rolgaciano Fernandes como presidente do PTN em Itaquá

*Por Gisele Santos

Justiça Eleitoral confirma Vereador Rolgaciano Fernandes como presidente do PTN em Itaquá

Certidão que sacramenta os novos rumos políticos da legenda no município foi expedida oficialmente e encaminhada ao cartório eleitoral da cidade


Agora é oficial. O vereador do Poder Legislativo de Itaquaquecetuba, Rolgaciano Fernandes, é o novo presidente da Comissão Provisória do Partido Trabalhista Nacional (PTN) na cidade. A certidão que confirma a decisão da deputada federal Renata Abreu, presidente estadual e vice-presidente da Executiva Nacional da legenda, foi expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 13 de julho. O cartório eleitoral do município já foi informado sobre a nova diretoria da sigla, que é composta pelo parlamentar e por mais oito membros.

A indicação de Rolgaciano Fernandes como presidente do PTN de Itaquá partiu de Renata Abreu. A escolha pelo nome de Rolgaciano foi avaliada e referendada pela executiva estadual, uma vez que o parlamentar foi o terceiro mais votado do partido no último pleito para deputado estadual. Potencial liderança, o vereador foi, ainda, o quinto mais votado nas eleições municipais de 2012, obtendo, assim, 1,66% dos votos do eleitorado itaquaquecetubense.

Após a deliberação da Executiva Estadual do PTN, Rolgaciano Fernandes providenciou a formação do Diretório, que integra outros oito nomes: Diego Gusmão Silva, Laerte Vanderley Cornéfio, Raioquele Fernandes de Almeida, Renildo Galdino Santana, Isaías da paz, Dirlan Santos Santana, Paulo dos Santos e Silvana de oliveira Souza Pereira.

O documento contendo informações e a assinatura de todos os membros da Comissão Provisória do PTN de Itaquá foi encaminhado para deliberação de Renata Abreu que validou a nominata e deu entrada em seu registro no TRE.
Para o vereador, trata-se de um momento de grande realização e que marcará o início de outro ciclo em sua vida política:

“Agradeço imensamente a confiança depositada pela deputada Renata Abreu. Vou promover um trabalho de renovação e de resgate da dignidade do partido na cidade. Com novas lideranças em Itaquaquecetuba, mostraremos que O PTN pode contribuir substancialmente para o desenvolvimento social, econômico e estrutural do município. Sei que a responsabilidade é grande, mas tenho certeza que ao lado de pessoas comprometidas, será possível provar que o nosso partido tem potencial, inclusive, de transformação, sobretudo pelos projetos e ações na política", destacou Rolgaciano.

Meta

Rolgaciano Fernandes pretende trabalhar para eleger a maior bancada no Legislativo, para o próximo mandato.
“Temos um grande trabalho pela frente para preparar o partido para as próximas eleições. A ideia é, além de trazer grandes lideranças locais, construir projetos e levar a cidade ao caminho do progresso e desenvolvimento”, disse o legislador.  

Trajetória

Rolgaciano começou a atuar na política em 1995. Com apenas 18 anos foi convidado para ser assessor de um vereador no Legislativo da cidade: “Foi uma experiência muito interessante e gostei do trabalho, pois podemos influenciar positivamente na vida das pessoas e da cidade. Disputei a primeira eleição em 2.000 e conquistei 255 votos. Em 2004 minha votação subiu para 922, mas não consegui espaço na Câmara. Em 2008, obtive 1.739 indicações e fui eleito para o primeiro mandato. Agora em 2012, 2.561 pessoas votaram em mim, o que representou um aumento de 48% no número de votos”, destacou o político.


quarta-feira, 8 de julho de 2015

Nota Fiscal Paulista adia liberação de créditos e reduz repasse do ICMS

Nota Fiscal Paulista adia liberação de créditos e reduz repasse do ICMS 
Valores que seriam liberados em outubro estarão disponíveis só em abril. Governo também cortou de 30% para 20% o ICMS reservado a créditos.

O governo de São Paulo informou nesta terça-feira (7) que adiou em seis meses o calendário de liberação de créditos da Nota Fiscal Paulista. Os valores que seriam liberados em outubro de 2015 só estarão disponíveis em abril de 2016. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial do Estado do último sábado (4).

Sorteio de R$ 500 milApesar dos ajustes, o governo anunciou que haverá ampliação na quantidade de bilhetes premiados e valores dos sorteios, que passarão a pagar prêmio principal de R$ 500 mil todos os meses.


Segundo o governo estadual, a medida foi adotada pela necessidade de o Estado preservar recursos para investimentos e áreas prioritárias de atendimento à população, sem elevação de carga tributária, esforço que "envolve todos os setores do governo estadual nesse período de desaceleração da economia".
O governo também cortou de 30% para até 20% a fatia do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) reservada aos créditos. A redução em 10 pontos percentuais do ICMS foi feita para ampliar a distribuição de recursos para áreas que tem seus repasses vinculados à arrecadação do ICMS como saúde, educação e prefeituras.
O adiamento se restringe aos créditos de ICMS calculados sobre compras efetuadas no primeiro semestre de 2015. Os consumidores poderão utilizar normalmente os valores de créditos remanescentes e de prêmios acumulados na conta corrente para abater ou quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2016.
Segundo o governo estadual, a prioridade aos sorteios e o aumento da premiação são sugestões dos participantes do programa. Serão sorteados mensalmente 1.598.310 bilhetes eletrônicos, ante 1.500.000 anteriores.  O valor total da premiação passa de R$ 17 milhões para R$ 19,5 milhões.
As novas regras entram em vigor para os documentos fiscais emitidos a partir de julho de 2015. Além de um prêmio mensal de R$ 500 mil, haverá uma premiação especial de R$ 1 milhão reservada ao sorteio de Natal.
Os participantes do programa passam a concorrer também a prêmios de R$ 300 mil, R$ 200 mil, R$ 100 mil, R$ 50 mil, R$ 40 mil, R$ 30 mil e R$ 20 mil. Foram introduzidos na escala de premiação cinco prêmios de R$ 10 mil e criadas novas faixas de R$ 500 e R$ 100.
Como há um período de quatro meses entre a compra efetuada pelo consumidor e a geração dos bilhetes para os sorteios, a nova sistemática passará a valer a partir da extração do mês de novembro de 2015.
Os valores antigos de R$ 50 mil, R$ 30 mil e 20 mil foram incorporados e redistribuídos, com acréscimos, na nova escala. Os sorteios especiais em datas comemorativas foram extintos.
Com o novo limite definido pela Fazenda, o programa passa a devolver até 20% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento aos consumidores que efetuarem compras e solicitarem a inclusão do CPF/CNPJ no documento fiscal.
As regras de cálculo dos créditos não mudam. Serão considerados o imposto recolhido pelo estabelecimento, o total de consumidores que incluíram o CFP/CNPJ na nota fiscal e o valor da compra.
O prazo para utilização dos créditos segue em cinco anos, a partir da data de liberação pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo nos meses de abril (referentes aos documentos fiscais do 1º semestre do ano anterior) e outubro (referentes aos documentos fiscais do 2º semestre do ano anterior).
Fonte: G1

Vereadora Jeruza propõe Título de Cidadão poaense ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo

*Por Gisele Santos

Vereadora Jeruza propõe Título de Cidadão poaense ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo

Desembargador Doutor José Renato Nalini será condecorado em sessão solene a ser designada


A Câmara Municipal de Poá, por iniciativa da vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, irá conceder ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), o Desembargador Doutor José Renato Nalini, o Título de Cidadão poaense. A honraria será concedida ao magistrado pelos relevantes serviços prestados ao município.

A entrega da homenagem será concedida durante Sessão Solene, promovida pelo Legislativo poaense. O projeto de resolução foi aprovado em 08 de junho, por unanimidade.

Para a autora da homenagem, o presidente do TJ-SP, representa todos àqueles que personificam o sagrado valor da justiça, que tiveram menos chances na vida e necessitam de atenção diferenciada, sempre à luz sobre a isonomia no tratamento, além de ter a sensibilidade para a questão da violência de gênero no sentido de humanizar o atendimento e acolhimento das vítimas.

“O Desembargador tem realizado importante trabalho na paulista, e consequentemente, no Alto Tietê, sobretudo, em Poá. É motivo de muito orgulho para a nossa cidade realizar esta homenagem. O Brasil precisa de homens do seu perfil para transformar sua realidade”, disse Jeruza.

José Renato Nalini nasceu em Jundiaí-SP, no dia 24 de dezembro 1945, formou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Campinas, no ano de 1971.

Obteve o Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP) em 1992 e o Doutorado em Direito Constitucional pela USP em 2000.

Ingressou no Ministério Público Paulista em 1973 e, mediante novo concurso, ingressou na Magistratura do Estado de São Paulo em 1976. Exerceu as atribuições de Promotor de Justiça em Votuporanga, Itu, São Paulo e Ubatuba e judiciou em Barretos, Monte Azul Paulista, Itu, Jundiaí e São Paulo. Iniciou-se na docência em 1969, no Instituto de Educação Experimental Jundiaí e lecionou na PUC-Campinas, Faculdade de Educação Física de Jundiaí, Faculdade de Engenharia de Barretos, Faculdade de Direito da Associação Padre Anchieta de Ensino, Faculdade de Direito da USP, São Judas, UNIP, FAAP e UNINOVE, onde hoje atua na área da Pós-Graduação em sentido estrito.

Foi vice-presidente e presidente do extinto Tribunal De Alçada Criminal de São Paulo e Corregedor Geral da Justiça do Estado 2012/2013 e é o atual presidente Do Tribunal De Justiça De São Paulo biênio 2014/2015.

Escreveu mais de duas dezenas de livros, com foco na Ética, Filosofia e Formação de Magistrados. O livro Ética Geral e Profissional está na 11ª edição. Além disso, produz artigos que figuram em obras coletivas e revistas especializadas, jornais e demais publicações. Integra bancas de mestrado e doutorado, orienta pós-graduandos e profere palestras e conferências em inúmeros espaços.

Eleito imortal da Academia Paulista de Letras em 2003, foi presidente da associação em dois mandatos e também integra inúmeras outras Academias, assim como Conselhos Consultivos de órgãos como a SOS-Mata Atlântica e o Conselho Editorial da Revista da USP.

Integrou o Instituto de Estudos Avançados da USP, como representante da sociedade civil, reconduzido pela Reitoria para mais um mandato. Foi diretor adjunto da Escola Nacional da Magistratura, na gestão do Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira e atuou como membro da Comissão instituída pelo Ministro da Justiça para auxiliar a elaboração de projeto da Reforma do Judiciário, junto à secretaria específica.

Para a implementação das Escolas de Magistratura no Brasil, em companhia de outros magistrados, visitou estabelecimentos congêneres em todo o mundo, seja na Europa, na América Latina, Estados Unidos e Japão. Participa hoje do Conselho da Fundação INNOVARE, que premia e reconhece boas práticas no sentido da otimização da prestação jurisdicional.

Agradecimento
Recentemente, o magistrado foi condecorado com o Título de Cidadão Suzanense, na ocasião, ao ser informado sobre a resolução que lhe concederá a maior honraria da Câmara poaense, o Desembargador agradeceu a parlamentar, em rede social, pelo carinho despendido.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Encontro de Comunicação: GRUPOS DE DISCUSSÃO NO ECAT TERÃO PROFISSIONAIS DA REGIÃO

Encontro de Comunicação

GRUPOS DE DISCUSSÃO NO ECAT TERÃO PROFISSIONAIS DA REGIÃO

A programação do ECAT 2015 foi preparada de modo a incentivar o debate sobre a comunicação regional. Além dos quatro painéis que reunirão grandes nomes do jornalismo, da publicidade e da fotografia, o evento neste sábado na UMC terá também grupos de discussão que irão debater os desafios da comunicação regional.
Para este momento, a organização do ECAT convidou profissionais de várias áreas para auxiliarem os participantes a discutirem, de acordo com sua área de interesse. Serão cinco grupos: jornalismo impresso, rádio, TV e digital, assessoria de Imprensa e publicidade. Quem vai coordenar o grupo do jornalismo impresso é o jornalista Edgar Leite, editor-chefe da rede DS de Comunicação. Para o pessoal de radialismo, dois profissionais: Edy Souza (Rádio Metropolitana) e Ayl Marques (Rádio ConectCar SP Rio). Já para o grupo de TV e digital, a jornalista Sandra Paulino, da TVT/Rede Brasil Atual. Na assessoria de Imprensa, Fernando Antunes, da Antunes Assessoria & Comunicação e para o grupo de publicidade, Fábio Inoue, da Ligamídia Soluções Digitais.

Como funcionará?
No ato do credenciamento, cada participante receberá um crachá e nele haverá uma identificação sobre o grupo no qual deseja participar. Serão 30 vagas para cada grupo. Basta dizer qual deseja se inscrever e pronto. Haverá dois momentos para discussão (manhã e tarde), sempre após o término dos painéis. As discussões ocorrerão em salas do Prédio 3. Cada um terá meia-hora para debater os desafios de sua área de interesse para a comunicação regional. Será necessário escolher um representante do grupo para anotar todas as opiniões e outro para apresentar um resumo no auditório do Centro Cultural. Os coordenadores irão estimular o debate, de modo que todos os que desejarem possam expor suas opiniões.
Estas opiniões irão compor um relatório final como resultado concreto do ECAT 2015 e distribuído posteriormente pelo blog para que todos tenham acesso.
Novas ideias, novos olhares, este é o ECAT.

 Fonte: https://ecat2015.wordpress.com/

quarta-feira, 11 de março de 2015

Prefeitura abre processo seletivo simplificado para saúde

Prefeitura abre processo seletivo simplificado para saúde



A prefeitura de Itaquaquecetuba abriu um processo seletivo simplificado para cargos na área de saúde, o cadastro deverá acontecer entre os próximos dias, 10, 11 e 12 de março das 9h às 15h e no dia 13 de março das 9h às 13h, não serão aceitas inscrições pela internet, fac-símile e via postal.
O processo seletivo simplificado será para 378 vagas, sendo que algumas serão para cadastro de reserva, aguardando a ordem de chamada. A inscrições serão realizadas exclusivamente na Rua João Vagnotti, no 221 (Centro) Itaquaquecetuba/SP.
Os cargos variam entre agente administrativo com 70 vagas, auxiliar de enfermagem com 42 e motorista 70, ao todo são 378 vagas disponíveis em edital, com salários entre R$ 842,24 até R$ 3.554,96, mais adicional de 50% para quem tem nível superior completo.
Para efetivar a inscrição é necessário retirar no local da inscrição a guia para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00, a guia que é individual, será fornecida exclusivamente no local onde será impressa com o número de inscrição que deverá ser paga na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Vereador João Fernandes da Silva, no 283, Vila Virgínia, setor de Tesouraria. Após pagar a Taxa, o candidato deverá retornar ao local da inscrição, onde será preenchida e impressa a Ficha de Inscrição.
O prefeito Dr. Mamoru Nakashima disse que o processo seletivo é uma necessidade do município devido aos novos equipamentos de saúde que serão entregues nas próximas semanas.
“Fizemos um levantamento e vamos precisar de funcionários para a saúde, pois, vamos inaugurar o Pronto Atendimento 24 horas no centro da cidade, o CSII e ainda temos mais 7 postos para  entregar para a população de Itaquá, é o maior investimento em saúde da história da cidade em uma administração”, comentou Mamoru.
As provas escritas serão realizadas no dia 22 de março de 2015 (domingo), com início às 10h  e terá a duração máxima de duas horas, portanto, com previsão de encerramento às 12h, em locais  a ser
divulgados no dia 21 de março de 2015, através de publicação no diário oficial e afixado na sede da Secretaria Municipal de Saúde também no site da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba.



Imprensa Prefeitura de Itaquá
Foto Osvaldo Birke