segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Avante Itaquá!


Avante Itaquá!

*Por Rolgaciano Fernandes


A cidade de Itaquaquecetuba completa neste dia 08 de setembro 455 anos de história. Há muito que celebrar, no entanto, estamos muito aquém de uma cidade ideal. Vamos recordar... Afinal, para construção do futuro é preciso voltar ao passado.
A emancipação de Itaquaquecetuba se deu em 1953, contudo, sua história se remonta desde seus primórdios, quando ainda era habitada por índios guaianases e tupis, e, posteriormente, seu período como uma das 12 aldeias fundadas pelo padre jesuíta José de Anchieta, durante sua longa permanência no Brasil colonial, em meados do século XX. Cerca de 200 anos depois se tornou distrito da terra do Caqui, a vizinha Mogi das Cruzes.

A origem do município se baseia na fundação da capela católica de Nossa Senhora d'Ajuda , localizada no centro da cidade, que foi fundada pelo próprio padre em 8 de setembro de 1560, sendo nomeada após a santa por missionários católicos em 1624.

O desenvolvimento do município foi constituído próximo às margens da região do Alto Tietê, fundado aproximadamente entre 1560 e 1563 por jesuítas liderados por José de Anchieta.

Conhecida por um breve período de tempo por Vila da Nossa Senhora d'Ajuda, a princípio, sua primeira forma denominada foi de origem tupi, taquaquicé-tuba, sendo responsável, posteriormente, prover ao nome Itaquaquecetuba, que abordava o "tacuakyssé", uma espécie de taquara que servia para fazer instrumentos cortantes, tal a navalha, abundante em Itaquá, daí o significado, um local de “ajuntamento de taquaras-faca".

Uma das cidades mais antigas do Estado de São Paulo e batizada como “cidade presépio”, boa parte de seu desenvolvimento se deu a construção da primeira estação ferroviária de Itaquaquecetuba em 1926, antes da emancipação da cidade. O topônimo indígena Itaquaquecetuba, que significa "abundância de taquaras que cortam", deve-se à existência, na época da fundação da Aldeia, de imenso taquaral, margeando os Rios Tietê e Tipóia.

Itaquá, uma cidade de história e de lutas! Mas nem só de glórias vive uma cidade! Isso mesmo, temos muito a evoluir!
O município está entre os 10 melhores municípios brasileiros que tiveram avanços relevantes nos últimos 20 anos em desafios contra a desigualdade em 2014, possuindo também o 169º melhor PIB entre municípios. Por outro lado, ficou em 199º lugar como as cidades com maiores taxas de homicídios por grupo de 100 mil habitantes.

Não de hoje, a população itaquaquecetubense sonha com uma cidade ideal, com qualidade de vida, sobretudo, com saúde, educação e segurança. Mas, não para por aí! Nossa cidade merece e precisa de muito mais! Atenção, carinho e compromisso são uma bela pedida para que o município siga rumo ao progresso e elimine o estereótipo de cidade violenta como hoje tem estampado nos noticiários e nas estatísticas. Podemos fazer a diferença!

Feliz 455 anos Itaquaquecetuba! Torço para que seus próximos anos sejam comemorados em um cenário social mais igualitário, utopia para uns... Para mim breve realidade, com um futuro cheio de glórias e superação. Depende de nós! Avante Itaquá!

 Rolgaciano Fernandes é vereador pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), presidente do partido em Itaquaquecetuba e está em seu segundo mandato no Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário