sábado, 5 de setembro de 2015

Onde está a segurança?!


*Por Rolgaciano Fernandes
Onde está a segurança?!

A palavra segurança significa tornar seguro, assegurar, ou ainda, garantir alguma coisa. Desta forma, segurança indica tornar as coisas e pessoas livres do perigo e de incertezas. No entanto, o cotidiano nos retrata uma situação bem diferente.

Diariamente, nos deparamos com os noticiários, e entre outras mídias, capas de jornais, abordando os crimes cometidos em nosso país, estado, cidade e, porque não até em nosso bairro. Crimes dos mais bárbaros possíveis de se imaginar.

Entendemos por segurança pública, o afastamento, por meio de organizações próprias, de todo perigo ou de todo mal que possa afetar a ordem pública, em prejuízo da vida, da liberdade ou dos direitos de propriedade de cada cidadão. A segurança pública, assim, limita a liberdade individual, estabelecendo que a liberdade de cada cidadão, mesmo em fazer aquilo que a lei não lhe veda, não pode turbar a liberdade assegurada aos demais, ofendendo-a.

A real verdade é que os discursos não correspondem às atitudes. A inversão de valores e a imoralidade imperam em muitas famílias – já desestruturadas e que tem como seu único baluarte as religiões, e também na sociedade em geral. A falta de políticas públicas no sentido de trazer à criança e ao adolescente, subsídios para uma vida tranquila, sem a interferência das ruas e do crime, nos remete a uma reflexão um tanto quanto complexa.  

Andar nas ruas já não é tarefa fácil e tamanha é a indignação das pessoas frente à escalada criminalidade, onde se finge que prende, que condena e que se cumpre pena, infelizmente. Os indultos, dados, em datas celebrativas, são o verdadeiro pavor do povo. Mas, não precisamos aguardar tais datas para que “toquem o terror” nas pessoas. A população está com medo!

Inibir os fatores que geram o descontentamento e as divergências de classe, a fim de obter uma sociedade mais justa e condizente com a natureza humana deveria ser uma primícia, sobretudo, para a preservação dos bons costumes. Restaurar e promover a educação, a saúde e todos os direitos de um cidadão, fomentar a ajuda aos mais necessitados, assegurar o cumprimento da lei, salvaguardar a propriedade e dignificar a família também gera uma boa dose de ordem pública e social. Mas, e aí? Onde está a segurança?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário