quarta-feira, 8 de julho de 2015

Vereadora Jeruza propõe Título de Cidadão poaense ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo

*Por Gisele Santos

Vereadora Jeruza propõe Título de Cidadão poaense ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo

Desembargador Doutor José Renato Nalini será condecorado em sessão solene a ser designada


A Câmara Municipal de Poá, por iniciativa da vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, irá conceder ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), o Desembargador Doutor José Renato Nalini, o Título de Cidadão poaense. A honraria será concedida ao magistrado pelos relevantes serviços prestados ao município.

A entrega da homenagem será concedida durante Sessão Solene, promovida pelo Legislativo poaense. O projeto de resolução foi aprovado em 08 de junho, por unanimidade.

Para a autora da homenagem, o presidente do TJ-SP, representa todos àqueles que personificam o sagrado valor da justiça, que tiveram menos chances na vida e necessitam de atenção diferenciada, sempre à luz sobre a isonomia no tratamento, além de ter a sensibilidade para a questão da violência de gênero no sentido de humanizar o atendimento e acolhimento das vítimas.

“O Desembargador tem realizado importante trabalho na paulista, e consequentemente, no Alto Tietê, sobretudo, em Poá. É motivo de muito orgulho para a nossa cidade realizar esta homenagem. O Brasil precisa de homens do seu perfil para transformar sua realidade”, disse Jeruza.

José Renato Nalini nasceu em Jundiaí-SP, no dia 24 de dezembro 1945, formou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Campinas, no ano de 1971.

Obteve o Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP) em 1992 e o Doutorado em Direito Constitucional pela USP em 2000.

Ingressou no Ministério Público Paulista em 1973 e, mediante novo concurso, ingressou na Magistratura do Estado de São Paulo em 1976. Exerceu as atribuições de Promotor de Justiça em Votuporanga, Itu, São Paulo e Ubatuba e judiciou em Barretos, Monte Azul Paulista, Itu, Jundiaí e São Paulo. Iniciou-se na docência em 1969, no Instituto de Educação Experimental Jundiaí e lecionou na PUC-Campinas, Faculdade de Educação Física de Jundiaí, Faculdade de Engenharia de Barretos, Faculdade de Direito da Associação Padre Anchieta de Ensino, Faculdade de Direito da USP, São Judas, UNIP, FAAP e UNINOVE, onde hoje atua na área da Pós-Graduação em sentido estrito.

Foi vice-presidente e presidente do extinto Tribunal De Alçada Criminal de São Paulo e Corregedor Geral da Justiça do Estado 2012/2013 e é o atual presidente Do Tribunal De Justiça De São Paulo biênio 2014/2015.

Escreveu mais de duas dezenas de livros, com foco na Ética, Filosofia e Formação de Magistrados. O livro Ética Geral e Profissional está na 11ª edição. Além disso, produz artigos que figuram em obras coletivas e revistas especializadas, jornais e demais publicações. Integra bancas de mestrado e doutorado, orienta pós-graduandos e profere palestras e conferências em inúmeros espaços.

Eleito imortal da Academia Paulista de Letras em 2003, foi presidente da associação em dois mandatos e também integra inúmeras outras Academias, assim como Conselhos Consultivos de órgãos como a SOS-Mata Atlântica e o Conselho Editorial da Revista da USP.

Integrou o Instituto de Estudos Avançados da USP, como representante da sociedade civil, reconduzido pela Reitoria para mais um mandato. Foi diretor adjunto da Escola Nacional da Magistratura, na gestão do Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira e atuou como membro da Comissão instituída pelo Ministro da Justiça para auxiliar a elaboração de projeto da Reforma do Judiciário, junto à secretaria específica.

Para a implementação das Escolas de Magistratura no Brasil, em companhia de outros magistrados, visitou estabelecimentos congêneres em todo o mundo, seja na Europa, na América Latina, Estados Unidos e Japão. Participa hoje do Conselho da Fundação INNOVARE, que premia e reconhece boas práticas no sentido da otimização da prestação jurisdicional.

Agradecimento
Recentemente, o magistrado foi condecorado com o Título de Cidadão Suzanense, na ocasião, ao ser informado sobre a resolução que lhe concederá a maior honraria da Câmara poaense, o Desembargador agradeceu a parlamentar, em rede social, pelo carinho despendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário